Iconografia Indigena
Mostrando 1-10 de 10 artigos, teses e dissertações.
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1. INDÍGENAS E ICONOGRAFIA DIDÁTICA: a imagem dos índios nos manuais de história do Programa Nacional do Livro Didático (2011). / INDIGENOUS AND TEACHING ICONOGRAPHY: the image of Indians in the history books of the National Textbook Program (2011).
Esta dissertação tem como objetivo geral identificar os modos de adequação das imagens de temática indígena dos livros didáticos de História avaliados e distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do ano de 2011, aos termos da Lei 11.645/08, por parte de seus autores e editoras. Para isso, procedemos à análise das alegorias sobr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/05/2012
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2. Autoria, autenticidade e apropriação: reflexões a partir da pintura aborígine australiana
Os povos indígenas correspondem a apenas 2,5% da população da Austrália, mas, surpreendentemente, a proporção de artistas é muito maior entre indígenas do que entre brancos. Este artigo propõe uma reflexão a respeito das explicações para esse fenômeno e discute a recente inserção da arte indígena da Austrália em museus, casas de leilões e g
Rev. bras. Ci. Soc.. Publicado em: 2012-06
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3. O perspectivismo ameríndio e a ideia de uma estética americana
O artigo discute a ideia de existência de uma estética pré-colonial própria do território americano, tendo por base a ampla distribuição geográfica de um mesmo fundo cosmológico, cuja expressão material seria as diversas classes de objetos arqueológicos envolvidos na ação ritual. O conceito que orienta esta discussão é o perspectivismo amerín
Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas. Publicado em: 2012-04
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4. A Amazônia indígena de George Catlin: imagens e relatos de viagem desconhecidos
Este artigo apresenta e discute, pela primeira vez com vistas à etnologia e à etno-história do Brasil, as narrativas de viagem e os trabalhos do pintor norte-americano George Catlin (1796-1872) na Amazônia, em 1852, e a contribuição de suas memórias e pinturas para o conhecimento de grupos indígenas da época. Catlin ficara famoso, nos Estados Unidos
Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas. Publicado em: 2010-12
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5. THE INDIGENOUS ICONOGRAHY THOUGH A DESIGN S POINT OF VIEW: THE KAYAP S BODY ORNAMENTATION - A CASE STUDY / UM OLHAR DO DESIGN SOBRE A ICONOGRAFIA INDÍGENA: A ORNAMENTAÇÃO CORPORAL KAYAPÓ - UM ESTUDO DE CASO
A cultura material indígena constitui um dos mais fortes ícones culturais de nosso país. Hoje a sua relevância torna-se mais evidente diante de um mundo globalizado e efêmero que, cada vez mais, busca em referências de tradições locais, âncoras simbólicas e originalidade estética. No campo do design, verificamos a recorrência de trabalhos baseado
Publicado em: 2006
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6. A comparative study of the image of the "indian" in Brazil and the United States / Penas de papel : um estudo comparativo da imagem indigena no Brasil e nos EUA
O projeto tem como proposta estudar a imagem e a construção da identidade de nativos norte-americanos e indígenas brasileiros na cultura popular e dominante. O povo indígena tem sido analisado sob diferentes olhares, tais como o olhar Antropológico, da mídia, da arte, bem como de projetos governamentais, todos eles documentando suas respectivas imagens
Publicado em: 2005
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7. Dialogisms in Daw Valley: the signs of an anthropofagic religious imaginary. / Dialogias no Vale do Amanhecer: os signos de um imaginário Religioso Antropofágico.
Este estudo é fruto de uma investigação sobre alguns dos vetores de modelização ocorridos no Vale do Amanhecer comunidade religiosa criada em 1968 pela ex-caminhoneira Neiva Chaves Zelaya, e localizada a seis quilômetros de Planaltina, cidade-satélite de Brasília. Defende-se aqui a idéia de que tanto a cidade de Brasília e toda a onda de misticismo
Publicado em: 2005
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8. Espetáculos da diferença: a Exposição Antropológica Brasileira de 1882
Resumo:A Exposição Antropológica Brasileira, celebrada em 1882 no Museu Nacional do Rio de Janeiro, é analizada aqui como um intento monumental e espetacular de revalorizar a iconografia indianista do Império que na época parecia ter-se tornado redundante. A evidência material da "realidade" indígena exigia uma reavaliação da utilidade do índio co
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2004-12
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9. Algumas raízes do anti-semitismo no Brasil ou um outro olhar sobre Paris
A construção da cultura passa por múltiplas influências culturais. A dinâmica cultural desmente pretensas posições etnocêntricas. Ao longo do tempo a história brasileira se viu vinculada a vários sistemas socioculturais e, nos dois últimos séculos, às influências ibérica, africana e indígena houve intensa incorporação da cultura francesa e
Tempo Social. Publicado em: 2001-05
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10. Cosmologia, crise e paradoxo: da imagem de homens e mulheres brancos na tradição Xamânica Kuna
Tomando como foco uma análise da iconografia ritual kuna, este artigo procura delinear uma teoria da memória social baseando-se tanto em imagens quanto em narrativas. A emergência do Espírito do Branco na iconografia xamânica kuna refere-se à longa série de conflitos violentos entre índios e brancos que marcam a história desse povo. Todavia, uma vez
Mana. Publicado em: 2000-04