Imagem Do Indio
Mostrando 1-12 de 29 artigos, teses e dissertações.
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1. Práticas letradas de representação do outro: Antônio Vieira e o “índio antes do indianismo”
Resumo Este artigo pretende refletir acerca da configuração da imagem do índio no sermonário de Antônio Vieira, relacionando questões eminentes do pensamento escolástico e dos interesses da ordem jesuítica. Mais precisamente, será enfocada a visão dos missionários sobre a alteridade do Novo Mundo, ressaltando, por sua vez, a ótica pragmática de
Alea. Publicado em: 2020-04
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2. De “selvagens” a heróis: a construção da voz e da imagem do “indio Charrúa” de 1830 até início do século XX
Resumo O artigo centra-se na análise do percurso do conceito de “índios Charruas” desde a criação do Estado Oriental até as primeiras décadas do século XX. Do ponto de vista conceitual da história os vários significados da palavra “Charrúa” através de fontes escritas e iconográficas são analisados. Da leitura do artigo, adverte o complex
Almanack. Publicado em: 2017-08
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3. A “educação na reconstrução da pátria” e a imagem do indígena
Resumo O artigo busca entender as similaridades entre os pensamentos presentes no projeto educacional proposto por José Veríssimo em 1890; nas propostas surgidas na seção de etnografia do 1o Congresso Brasileiro de Geografia, realizado no Rio de Janeiro em 1909; e na fundação do Serviço de Proteção ao Índio e Localização de Trabalhadores Nacionai
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2015-12
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4. Visões do Novo Mundo na pintura religiosa da Renascença
Este artigo aborda o estudo dos elementos familiares aos exploradores europeus que estabeleceram suas primeiras coordenadas a partir de analogias com o Paraíso e com Cocanha para assimilar e interpretar pictoricamente o Novo Mundo, uma realidade antes desconhecida, e integrá-la à cultura ocidental. Assim, o Cristianismo é muito importante, porque vai ofe
História. Publicado em: 2013-06
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5. Identidade Cultural e Auto-Representação Cinematográfica Indígena Xavante / Cultural Identity and Native Xavante Cinematography Self-Representation
A pesquisa faz uma análise a respeito da Produção Cinematográfica dos índios Xavante do estado de Mato Grosso. Buscando entender expressões e visões nas quais os próprios indígenas se auto representam em suas produções visuais. O mundo contemporâneo possibilita o acesso a novas tecnologias de forma prática e dinâmica. Desse modo as culturas que
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/03/2011
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6. Cultural Identity and Native Xavante Cinematography Self-Representation / Identidade Cultural e Auto-Representação Cinematográfica Indígena Xavante
A pesquisa faz uma análise a respeito da Produção Cinematográfica dos índios Xavante do estado de Mato Grosso. Buscando entender expressões e visões nas quais os próprios indígenas se auto representam em suas produções visuais. O mundo contemporâneo possibilita o acesso a novas tecnologias de forma prática e dinâmica. Desse modo as culturas que
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/03/2011
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7. O índio na fotografia brasileira: incursões sobre a imagem e o meio
Pretende-se explorar contradições e confluências entre o meio (fotográfico) e a imagem do índio brasileiro sob uma perspectiva histórica da fotografia brasileira. A imagem do índio nessa fotografia manifesta-se em três momentos distintos. Na fase inicial, no lugar do exótico, contraditório ao sentido moderno da fotografia durante o Segundo Império
História, Ciências, Saúde-Manguinhos. Publicado em: 2011-03
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8. Do tatu fúnebre ao lar-titú: implicações do indianismo no canto segundo do poema O Guesa, de Sousândrade / From the funeral armadillo to lar-titú: implications of indianism in the second canto of the poem The Guesa, by Sousândrade
No Canto Segundo do poema O Guesa (188?), uma das treze seções que compõe o longo poema épico de Sousândrade, destaca-se a reunião de índios com personagens não indígenas em um festim supostamente oferecido ao demônio Jurupari, na região do Alto Solimões, no Amazonas. Nessa pândega assinalada por uma dança depravada que ficou conhecida como Tat
Publicado em: 2011
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9. Orundellico-Jemmy Button: o(s) lugar(es) e a(s) identidade(s)
A oposição entre "dentro" e "fora", que por muito tempo norteou a imagem que temos do espaço, se defronta hoje com renovados desafios territoriais. Enquanto uma vertente da reflexão contemporânea sobre o espaço destaca a importância de perspectivas alternativas - "heterotopias", "entre-lugar", "espaço fronteiriço", "não-lugar", "espaço virtual" �
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2010-12
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10. Febronio, Blaise & Heitor: Pathos, violência e poder
O texto apresenta uma discussão sobre a relação intrínseca entre pathos, violência e poder, tendo como fio condutor a história de Febronio Índio do Brasil, louco-assassino que instigou o imaginário sobre a loucura e que, por sua repercussão internacional, ajudou a criar uma imagem do que seria a humanidade nos trópicos, uma fábula brasileira onde
Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental. Publicado em: 2010-06
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11. A estética do ser/estar no "entre lugares" imagens do negro, do mestiço, do mulato e do branco em primeiras trovas burlescas de getulino, de Luiz Gama. / A estética do ser/estar no 'entre lugares'. Imagens do negro, do mestiço, do mulato e do branco em Primeiras trovas burlescas de Getulino, de Luiz Gama
O romantismo literário brasileiro conseguiu fabricar um modelo de índio civilizado despido de suas características reais, mas quase nada falou sobre as populações africanas, houve um longo silêncio sobre as etnias negras que povoavam o Brasil" (ORTIZ, 2003: 19). Por isso, optamos por estudar analiticamente a obra Primeiras trovas burlescas de Getulino,
Publicado em: 2010
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12. Moema e morta / Moema is dead
Voltado inicialmente ao estudo da pintura Moema (1866), de Victor Meirelles, e da escultura homônima de Rodolpho Bernardelli (1895), este trabalho ampliou-se às compreensões da personagem desde o seu surgimento, no poema épico Caramuru (1781), até as primeiras décadas do século 20. Moema foi convertida num emblema da cultura brasileira. No processo de
Publicado em: 2010