Industria Cultural E Fonografica
Mostrando 1-12 de 22 artigos, teses e dissertações.
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1. Singin' Alone (1982) nas trilhas da música gravada brasileira
O artigo traz para o foco o álbum Singin' Alone, de Arnaldo Dias Baptista, lançado em 1982. Trata-se do álbum de estreia da gravadora independente Baratos Afins que está, desde então, em atividade na cidade de São Paulo e do segundo disco solo do artista, ex-integrante do grupo musical Mutantes. Singin'Alone surge de um intrincado conjunto de referenci
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2015-08
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2. Wilson Simonal em campo: reflexões sobre o álbum México 70
Análise do álbum México 70 de Wilson Simonal, lançado pela gravadora Odeon mexicana em 1970. Buscamos compreender como as dimensões internas do disco, especialmente no que tange às orientações estético-musicais, condensaram alguns conflitos simbólicos presentes no processo de internacionalização da cultura e da consolidação da indústria fonogr
Per musi. Publicado em: 2013-12
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3. Da geração de eletricidade aos divertimentos elétricos: a trajetória empresarial de Alberto Byington Jr. antes da produção de filmes
Este artigo aborda a trajetória de Alberto Byington Júnior e da empresa criada por seu pai antes do início de sua carreira como produtor cinematográfico na década de 1930. As atividades da Byington & Cia em geração de eletricidade, engenharia elétrica e importação de equipamentos elétricos precederam o investimento da empresa na indústria cultura
Estud. hist. (Rio J.). Publicado em: 2013-06
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4. RECEPÇÃO NA CULTURA DIGITAL: o caso da música desmaterializada / RECEPTION IN THE DIGITAL CULTURE: the case of dematerialized music
Este trabalho realiza um estudo de recepção da música desmaterializada, com base nos Estudos Culturais, nos ambientes da cultura digital e da modernidade tardia. Entende como música desmaterializada a música que migra dos suportes físicos (LP, CD, K7, DVD) para o ambiente virtual. Aplica um questionário a 76 ouvintes para compreender como lidam com ta
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/12/2012
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5. ARTE, TÉCNICA E MERCADO: ressonâncias da indústria fonográfica entre as descontinuidades da cibercultura / ART, TECHNICAL AND MARKET: resonances of the music industry between the discontinuities of cyberculture
Este trabalho discute as relações entre arte, técnica e mercado a partir de fenômenos sócio - culturais relativos à convergência entre os mercados musical e digital. Se, em um primeiro momento, a proliferação da pirataria musical no século XX tardio suscitou a ideia de que a dinâmica de metamorfoses das tecnologias digitais em rede decretariam a f
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2012
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6. O impacto da internet no modelo de negócio dos criadores e distribuidores de conteúdo da indústria fonográfica.
As indústrias sofrem transformações ao longo do tempo por vários fatores, dentre eles os políticos, os sociais, os econômicos, as inovações radicais, mudando a forma como as empresas que as compõem se estruturam e realizam negócios. Por consequência, as organizações mudam seus modelos de negócios para que possam aproveitar as oportunidades e di
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/05/2011
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7. MangueBit: diversidade na indústria fonográfica brasileira da década de 1990. / Manguebit: diversity in the Brazilian music industry of the 1990s.
Este trabalho analisa as várias táticas ou saídas empregadas pelos artífices do MangueBit na busca pela auto-promoção no mainstream musical brasileiro da década de 1990. As discussões aqui apresentadas abrangem as diversas características pertencentes à Indústria Fonográfica que atua no Brasil desde o início do século XX, tendo como principal f
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/01/2011
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8. Crabs with brains : analysing the manguebear s musical hibridity / Carangueijos com cérebro : uma análise dos hibridismos musicais realizados pelo movimento manguebeat
Este trabalho analisa o chamado Manguebeat, movimento originário da cidade de Recife (Brasil) no início dos anos 90 do século XX, que tem como principal característica a apropriação e a hibridização de diferentes materiais da cultura popular e também de materiais advindos da cultura de massa ou cultura pop. A pesquisa contextualiza o movimento dentr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2010
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9. Pirataria musical : entre o ilícito e o alternativo
O presente trabalho visa analisar a pirataria musical nos campos de produção, circulação e consumo. O foco principal é a pirataria física, pela qual a imensa maioria dos brasileiros adquire os títulos musicais que deseja, embora a mídia tenha centrado, nos últimos anos, sua atenção no intenso debate em torno da troca de conteúdos musicais por mei
Publicado em: 2010
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10. Experiência artística e internet : uma análise da música de rede e dos novos processos de produção
Essa pesquisa analisou a música produzida no ambiente digital e as novas implicações políticas (o seu potencial emancipador) daí advindas. Percorremos o caminho feito pelas tecnologias digitais desde os anos 60 até o momento em que penetram na música. Com base no ambiente digital e no mercado da música, analisamos a experiência artística das bandas
Publicado em: 2009
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11. Ney Matogrosso: Sentimento Contramão: Transgressão e Autonomia Artística
O presente trabalho aborda a trajetória artística do cantor Ney Matogrosso no período compreendido entre os anos de 1975 a 1983, dentro de uma perspectiva de entendimento da construção da autonomia artística do cantor em relação à censura moral do regime militar e ao cerceamento da indústria fonográfica e da mídia. Dessa maneira, observar-se-á a
Publicado em: 2009
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12. Negociações de um sedutor: trajetória e obra do compositor Goiá no meio artístico sertanejo (1954-1981)
O presente estudo tem como tema a análise das experiências vivenciadas por um artista iniciante que dedicou esforços para realizar o sonho de edificar uma carreira no gênero musical sertanejo durante as décadas de 1960 e 1970. Este período é marcado por profundas transformações tanto sociais urbanização, industrialização, migração campo/cidade
Publicado em: 2009