Informatica Ensino
Mostrando 1-12 de 694 artigos, teses e dissertações.
-
1. Physical and financial participation of teaching hospitals in private care in São Paulo - Brasil
RESUMO OBJETIVO Avaliar a participação física e financeira do atendimento aos beneficiários de planos privados de saúde nos Hospitais de Ensino (HE) do Estado de São Paulo (ESP), em relação ao atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde, no ano de 2018. MÉTODOS os dados da pesquisa foram obtidos do Sistema de Avaliação dos Hospitais de
Rev. Assoc. Med. Bras.. Publicado em: 2020-06
-
2. Educational hypermedia in nursing assistance at birth: building and validation of content and appearance
RESUMO Objetivo: construir uma hipermídia educativa sobre a assistência de enfermagem ao parto de risco habitual e realizar a validação de conteúdo e de aparência. Método: pesquisa metodológica, realizada seguindo as seguintes etapas: levantamento do conteúdo e planejamento dos módulos; produção das mídias e organização das unidades tutoriai
Rev. Bras. Enferm.. Publicado em: 21/10/2019
-
3. INSTRUCTIONAL DESIGN FOR NURSING CARE TO NEONATES WITH CONGENITAL HEART DEFECTS
RESUMO Objetivo: desenvolver e validar design instrucional para o cuidado clínico de Enfermagem aos neonatos com cardiopatias congênitas em maternidades, por meio de educação a distância. Método: pesquisa metodológica, aplicada, constituindo-se de cursoon-line, para enfermeiros de unidades neonatais. No desenvolvimento do design instrucional efetivo
Texto contexto - enferm.. Publicado em: 10/06/2019
-
4. A Constituição de Ambientes Colaborativos de Aprendizagem em Ações de Formação Continuada: abordagem experimental com GeoGebra
Resumo O objetivo deste artigo é discorrer sobre duas ações de formação continuada e como elas se constituíram em ambientes colaborativos de aprendizagem. Tais ações focalizaram a realização de atividades experimentais como software GeoGebra, nas quais participaram pesquisadores e professores de Matemática da Educação Básica. Ademais, alguns da
Bolema. Publicado em: 2018-08
-
5. Uso de gamificação para o ensino de informática em enfermagem
RESUMO Objetivos: Investigar se a oferta de curso com elementos de gamificação contribui para a formação de competências em Informática em Enfermagem; e avaliá-lo a partir de critérios de ensino e aprendizagem e de estrutura do conteúdo. Método: Pesquisa exploratória, aplicada e de inovação tecnológica, de abordagem qualitativa e quantitativa
Rev. Bras. Enferm.. Publicado em: 2018-05
-
6. EXPERIÊNCIAS COM A WEB 2.0 NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA PROPOSTA PARA FOMENTAR PRÁTICAS EDUCACIONAIS BASEADAS NA PERSPECTIVA DE AMBIENTES PESSOAIS DE APRENDIZAGEM
Resumo: Estudos envolvendo o uso de tecnologias digitais em ambientes educacionais, com base no conceito de Ambientes Pessoais de Aprendizagem (PLE), mostram as possibilidades de aprimorar processos educacionais por meio de uma abordagem pedagógica que reconhece o benefício dessas tecnologias. Entendemos que um PLE é organizado a partir de ferramentas, me
Educ. rev.. Publicado em: 18/01/2018
-
7. Descrição das características do Sistema de Informações sobre Mortalidade nos municípios do estado de São Paulo, 2015
Resumo OBJETIVO: descrever características do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) nos municípios do estado de São Paulo em 2015. MÉTODOS: estudo descritivo com dados coletados mediante formulário eletrônico, contendo questões sobre perfil do gestor técnico, estrutura de recursos humanos e de informática. RESULTADOS: participaram 5
Epidemiol. Serv. Saúde. Publicado em: 2017-12
-
8. Investigação narrativa com professores sobre mundos possíveis para a educação: a recriação de outros sentidos
Resumo: Este artigo é parte de um trabalho mais amplo de investigação narrativa com professores em uma escola rural de educação básica no México que tem por objetivo coproduzir, entre docentes e pesquisadores, um livro sobre a história de formação dessa escola rural. É evocada a memória coletiva mediante os relatos sobre o fazer educativo cotidia
Rev. Bras. Estud. Pedagog.. Publicado em: 2017-12
-
9. Avaliação da geração de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEEs) em uma universidade particular
RESUMO Resíduo de equipamento eletroeletrônico (REEE) é um termo utilizado para abranger diversos equipamentos elétricos e eletrônicos que não possuem mais valor para seus proprietários. Este trabalho propôs avaliar a geração de REEEs em uma instituição de ensino superior particular localizada no estado do Rio Grande do Sul. Para este trabalho fo
Eng. Sanit. Ambient.. Publicado em: 2017-08
-
10. Formação do Conceito de Volume nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: um experimento didático formativo baseado na perspectiva da Teoria do Ensino Desenvolvimental
Resumo Reflete-se sobre uma pesquisa a partir da elaboração e aplicação de um experimento didático formativo fundamentado na Teoria do Ensino Desenvolvimental de Davydov (1978; 2009), composto por uma história em quadrinhos (HQ) criada no software Hagáquê e três atividades construídas e relacionadas com a questão que orientou esse estudo: O ensino
Bolema. Publicado em: 2017-08
-
11. Aprendizagem e Jogos: diálogo com alunos do ensino médio-técnico
Resumo: Este artigo apresenta uma experiência de ensino-aprendizagem por meio de jogos digitais realizada com alunos do ensino médio-técnico de informática. A ideia é aproveitar as habilidades que os alunos possuem com jogos e mostrar como o desenvolvimento de jogos digitais pode auxiliar no ensino de algoritmos e programação de forma lúdica, discipl
Educ. Real.. Publicado em: 2016-03
-
12. Competências em informática essenciais à tomada de decisão no gerenciamento em enfermagem
Resumo OBJETIVO Identificar as habilidades de informática essenciais à tomada de decisão no gerenciamento em enfermagem. MÉTODO Estudo survey com enfermeiros especialistas em informática em saúde e gerenciamento. Foi construído questionário eletrônico baseado nas competências Informacional (cinco categorias; 40 habilidades) e Gestão da Informaç
Rev. esc. enferm. USP. Publicado em: 2016-02