Instrumentos De Sopro
Mostrando 1-12 de 15 artigos, teses e dissertações.
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1. Como diferenciar clinicamente abfração e abrasão?
Abrasão é o desgaste patológico do dente, através de forças mecânicas não relacionadas com a oclusão e mastigação
, como por exemplo, a utilização de escovas com cerdas duras; o uso de dentifrícios abrasivos
; o uso incorreto de palitos e instrumentos de sopro; e raspagem e curetagem periodontal
. Clinicamente, a lesão se a
Núcleo de Telessaúde Espírito Santo. Publicado em: 12/06/2023
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2. Prevalência de dor orofacial em músicos de instrumento de sopro
RESUMO JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Estudo observacional transversal foi conduzido devido às incertezas que ainda existem sobre o papel de tocar instrumentos musicais de sopro nas queixas musculoesqueléticas. Portanto, o objetivo foi avaliar a prevalência de disfunção temporomandibular e fatores associados em músicos de instrumento de sopro. MÉTODOS:
BrJP. Publicado em: 2020-01
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3. Distonia focal e a atividade do instrumentista de sopro / Focal dystonia and activity instrumentalist of wind
O presente trabalho discute a distonia focal do músico e sua relação com a performance em instrumentos de sopro. O trabalho apresenta a partir da revisão de literatura sobre o tema o conceito de distonia, bem como o de distonia focal do músico suas principais causas e sintomas relacionados com a prática instrumental e elenca possíveis caminhos de prev
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2012
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4. Distonia focal e a atividade do instrumentista de sopro / Focal dystonia and activity instrumentalist of wind
O presente trabalho discute a distonia focal do músico e sua relação com a performance em instrumentos de sopro. O trabalho apresenta a partir da revisão de literatura sobre o tema o conceito de distonia, bem como o de distonia focal do músico suas principais causas e sintomas relacionados com a prática instrumental e elenca possíveis caminhos de prev
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2012
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5. Divertículo faríngeo-lateral: estudo videofluoroscópico da laringofaringe em instrumentistas de sopro
CONTEXTO: São apresentados os resultados de um estudo em profissionais sadios, instrumentistas de sopro. OBJETIVO: Identificar possíveis formações diverticulares produzidas nas paredes da laringofaringe pela alta pressão que a distende durante o uso desses instrumentos. MÉTODOS: Utilizando o método videofluoroscópico examinou-se a faringe de 22 músi
Arq. Gastroenterol.. Publicado em: 2012-06
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6. Síntese por modelagem física da clarineta : modelo por guia de ondas com escoamento / Synthesis by physical modeling of the clarinet : model using waveguides with flow
Este trabalho aplica a técnica do guia de ondas digital ("Digital Waveguide") na síntese de instrumentos de sopro da família das madeiras, em particular, da clarineta. Esta técnica foi desenvolvida na década de 1980 e, desde então, tem sido utilizada em síntese de instrumentosmusicais por modelagem física. A técnica consiste, grosso modo, no process
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/08/2011
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7. Educação na linguagem da anima: diálogos ontológicos com a música / Education in the language of the Anima: ontological dialogues with music
Há, entre educação e música, uma relação profunda que ultrapassa o ensino da arte. Partindo de uma perspectiva fenomenológica da interpretação e da escuta, encontramos na música estruturas míticas que permitem sustentá-la como chave metafórica para uma compreensão da atividade educacional, mediante a centralidade do ENCONTRO para ambas. A músi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/04/2011
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8. O cantor Hermeto Pascoal: os instrumentos da voz
Artigo sobre a utilização da voz na música do compositor Hermeto Pascoal, seja cantando, falando, gritando, sussurrando, rezando, tossindo, gargalhando, assobiando, produzindo sons guturais, sozinha ou simultaneamente com instrumentos de sopro, de teclas, com objetos sonoros não convencionais ou, ainda, de outras formas. Ao contemplar a produção vocal
Per Musi. Publicado em: 2010-12
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9. Ocorrência de sinais e sintomas de disfunção temporomandibular em músicos
OBJETIVO: Verificar a prevalência de sinais e sintomas de disfunção temporomandibular em grupos de músicos profissionais, intérpretes de instrumentos de sopro e de cordas. MÉTODOS: Participaram 92 músicos, com idades entre 18 e 58 anos. Foram entrevistados 70 músicos intérpretes de instrumentos de sopro (76,08%) e 22 músicos intérpretes de instrum
Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Publicado em: 2009
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10. Odette Ernest Dias: discursos sobre uma perspectiva pedagógica da flauta.
The aim of the present thesis was to investigate and outline the flute pedagogy developed by Odette Ernest Dias between 1974 and 1994, when she taught at the Universidade de Brasília. An important figure in the artistic-pedagogical history of Brazilian flute performance, Odette had a marked influence on the behavior of her students, who were characterized b
Publicado em: 2009
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11. Elementos da escrita de Nailor Azevedo Proveta para instrumentos de sopro em seus arranjos para Big Band / Elements of Nailor Azevedo Proveta s composition for wind instruments in his arrangements for Big Band
A presente dissertação, "Elementos da Escrita de Nailor Azevedo Proveta para Instrumentos de Sopro em seus Arranjos para Big Band", diz respeito à análise das características idiomáticas utilizadas por Nailor Azevedo Proveta identificando as técnicas e descrevendo os processos empregados no mesmo. A pesquisa parte de uma contextualização biográfica
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/10/2008
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12. Iniciação ao trompete, trompa, trombone, bombardino e tuba: processos de ensino e aprendizagem dos fundamentos técnicos na aplicação do método Da Capo.
No Brasil as bandas de música são importantes formadoras de instrumentistas de sopro e percussão. É preciso conhecer melhor seus processos de ensino-aprendizagem e, assim, ampliar questões relativas às suas práticas pedagógicas. Este trabalho tem como tema os fundamentos de se tocar instrumentos de metais, mais especificamente trompete, trompa, tromb
Publicado em: 2008