Irmandade Religiosa
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1. Irmãos do Rosário e sectários da religião maometana: sociabilidades entre africanos no Recife oitocentista
RESUMO Este artigo analisa as conexões religiosas entre africanos libertos que transitavam entre a Irmandade do Rosário dos Pretos de Santo Antônio e o culto islâmico no Recife do século XIX. Para os africanos que viveram as experiências de escravidão e de liberdade no Brasil, o pertencimento a mais de uma comunidade religiosa era relevante para asseg
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2018-01
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2. As heranças do Rosário: associativismo operário e o silêncio da identidade étnico-racial no pós-abolição, Laguna (SC)
Este artigo traz uma reflexão sobre a Sociedade Recreativa União Operária (1903), uma associação fundada por afrodescendentes vinculados à Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Consideramos a relação entre as associações, religiosa e leiga, o principal indicativo da ascendência africana dos sócios da Operária, uma vez que essa agrem
Rev. Bras. Hist.. Publicado em: 2015-06
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3. O ressoar dos tambores do Congado: entre a tradição e a contemporaneidade: cotidiano, memórias, disputas (1955 2011)
Este estudo tem o intuito de compreender a manifestação cultural e religiosa do Congado em Uberlândia a partir de uma perspectiva que perpassa por diferentes formas de reelaborações socioculturais. Pretendo perceber os sentidos que envolvem determinados conflitos ocorridos no passado, entre a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito com
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/06/2012
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4. O Divino e o Encantado: um estudo etnográfico sobre a festa açoriana do Espírito Santo no subúrbio do Rio de Janeiro / The Divine and the Encantado: an ethnografic study on the feast of the Holy Spirit in the suburb of Rio de Janeiro
Este trabalho de pesquisa apresenta a festa do divino espírito santo açoriana, realizada em uma Devoção Particular (Irmandade) localizada no bairro do Encantado, zona norte da cidade do Rio de Janeiro. A Festa do Divino é uma festa popular, católica e originária da Península Ibérica que vem sendo realizada, há alguns séculos, em várias partes do
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/10/2010
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5. Entre gingas e cantigas : etnografia da performance do ensaio de promessa de quicumbi entre os morenos de Tavares, Rio Grande do Sul
Esta dissertação baseia-se na pesquisa etnográfica desenvolvida desde 2008 nas comunidades quilombolas de Capororocas e Olhos d´ Água, no município de Tavares, Rio Grande do Sul, entre os membros da Irmandade do Rosário de Tavares. O ritual do Ensaio de Promessa Quicumbi, performatizado por homens em dias de pagamento de promessas, em louvor a Nossa S
Publicado em: 2010
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6. Ex-votos, promessas e milagres: um estudo sobre a Igreja Nossa Senhora da Penna
O presente trabalho discute a questão dos ex-votos, promessas e milagres, e as características desta prática religiosa tendo como foco a Igreja de Nossa Senhora da Penna, uma das mais antigas do Brasil. Esta igreja reúne exemplares das diferentes categorias de ex-votos que são analisadas na presente dissertação. A história da igreja e seus arredores;
Publicado em: 26/03/2009
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7. "Filhas de Eva como Anjos Sobre a Terra": A Pia UniÃo das Filhas de Maria em Limoeiro-CE (1915 - 1945). / "Daughters of Mary like Angels above the Earth": The Pious Union of the Daughters of Mary in Limoeiro-CE (1915-1945)
A presente pesquisa analisa a Pia UniÃo das Filhas de Maria, irmandade leigo-religiosa de mulheres solteiras catÃlicas em Limoeiro, Cearà (1915 â 1945). Visando formar modelos femininos de conduta moral, essa irmandade era lugar de disciplina, norma e distinÃÃo social. O estudo examina as prÃticas de leitura das associadas Pia UniÃo, articulando dime
Publicado em: 2008
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8. Irmandades religiosas, devoção e ultramontanismo em Porto Alegre no bispado de Dom Sebastião Dias Laranjeiras (1861-1888)
As manifestações de devoção de três irmandades religiosas porto-alegrenses, a de São Miguel e Almas, de Nossa Senhora da Conceição e de Nossa Senhora do Rosário, que congregavam, respectivamente, irmãos brancos, pardos e negros, durante o Bispado de Dom Sebastião Dias Laranjeira (1861-1888), são o tema desta Dissertação. O rigor ultramontano pr
Publicado em: 2006
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9. A constituição do programa iconografico das irmandades de clerigos seculares no Brasil e em Portugal no seculo XVIII : estudos de caso
A presente tese analisa o papel das irmandades de clérigos seculares, na América portuguesa e em Portugal, como encomendadoras de obras artísticas ao longo do século XVIII. Procura-se demonstrar de que maneira organiza-se seu programa iconográfico até 1731 e como esse conjunto de imagens devocionais e pintura decorativa atende às necessidades polític
Publicado em: 2006
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10. The power of woman in shirt in the Ilê Asé Iyá Nassô Oká / O PODER DAS MULHERES DE SAIA NO ILÊ ASÉ IYÁ NASSÔ OKÁ
Segundo a tradição oral dos terreiros de Ketu em Salvador, o primeiro candomblé baiano foi fundado por três mulheres libertas filiadas à Irmandade do Bom Jesus dos Martírios, cujos nomes rituais eram Iyá Adetá, Iyá Akalá e Iyá Nassô, em um terreno situado nos fundos da Igreja de Nossa Senhora da Piedade da Barroquinha, em Salvador/Bahia, na antig
Publicado em: 2003
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11. A presença do negro na cidade: memória e território da Casa Verde em São Paulo
Este trabalho trata da presença do negro na cidade de São Paulo, em particular, no bairro da Casa Verde, no que diz respeito a trabalhar e viver, incluindo suas manifestações sócio-culturais. O negro em São Paulo foi duplamente espoliado: de um lado, o trabalho de subproletariado e de outro, nas habitações precárias com cortiços e porões e, poster
Publicado em: 2002
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12. A festa de São Benedito em Guaratinguetá: contribuição do negro para um catolicismo popular e resgate da cultura afro-brasileira
Apresentamos a Festa de São Benedito em Guaratinguetá como uma contribuição do negro para um catolicismo popular e como resistência. No primeiro capítulo, para podermos entender a festa, fazemos uma viagem pela história da cidade. Guaratinguetá começa a existir como espaço de branco a partir de 1630 quando se ergue a primeira capela dedicada a Sant
Publicado em: 1998