Jogo Cena
Mostrando 1-12 de 71 artigos, teses e dissertações.
-
1. Cenografia, agenciamento e mundo ético na entrevista em Jogo de cena: uma abordagem discursiva
RESUMO Entre a vasta produção de Eduardo Coutinho, destaca-se o documentário Jogo de cena (2007), celebrado como “objeto solar” da filmografia do cineasta, no qual a entrevista ocupa um lugar central. O objetivo deste artigo é refletir discursivamente sobre ela a partir de cenas de fala postas a circular em relação às escolhas estéticas e à mate
Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso. Publicado em: 2022
-
2. Prólogo terminável e interminável (sobre as primeiras peças de Peter Handke)
Resumo Abordando o conjunto das chamadas “peças de fala” (Sprechstücke), as primeiras quatro obras escritas para o teatro ainda nos anos 60 por Peter Handke, Prêmio Nobel de Literatura de 2019, o ensaio busca localizar nelas mais do que o jogo autorreferencial alienado censurado por muitos num suposto pós-modernismo. Relacionando o projeto do autor c
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2021-08
-
3. Hibridização e gêneros do discurso em Recife frio, de Kleber Mendonça Filho
RESUMO Neste trabalho, proponho uma leitura de aspectos discursivos do curta-metragem de ficção Recife frio (2009), de Kleber Mendonça Filho, com o objetivo de refletir sobre como a hibridização de gêneros na obra, decorrente da presença de gêneros intercalados no filme, cria sentidos e provoca determinada postura na interlocução com os espectadore
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 2020-06
-
4. “DEUS TE LIVRE, LEITOR, DE UMA IDEIA FIXA”: METALEPSE EM MACHADO DE ASSIS
Resumo Este trabalho propõe uma reflexão sobre o uso de um conceito recente para um recurso metaficcional já antigo: de Cervantes a Machado de Assis, inúmeros escritores recorreram à metalepse, que ora faz uma personagem reclamar da narrativa, no caso de Sancho Pança, ora interpela o leitor, como faz Brás Cubas. Interessa-me analisar como essa transgr
Machado Assis Linha. Publicado em: 2020-04
-
5. APPROACHES BETWEEN THE RODA DE CAPOEIRA AND THE DITHYRAMBIC CHORUS IN THE DIONYSIAN RITUALS OF ANCIENT GREECE
RESUMO Um dos fenômenos brasileiros que reserva mais possibilidades de interpretação é, sem dúvida, a arte performática da capoeira. Isso por ela adquirir um caráter polissêmico que possui características da dança, da luta, do jogo, do ritual e do espetáculo. Nossa pesquisa, fundamentada no método estético filosófico, buscou identificar sentido
J. Phys. Educ.. Publicado em: 01/04/2019
-
6. Capítulo 4 - A câmera e a intermediação da cena
Parte do livro:O ator e a câmera: investigações sobre o encontro no jogo do filme
Autor(es): Conde, Rafael
Editora UFMG. Publicado em: 2019
-
7. Podem os personagens secundários falar? posição feminina no documentário autobiográfico face à memória da ditadura militar no Brasil
RESUMO Diante do campo da autobiografia e de seu cruzamento com o cinema, no contexto da experiência legada pela ditadura civil-militar brasileira, este artigo pretende investigar certos modos políticos de enunciação e subjetivação, aqui postos em cena pelos documentários autobiográficos “Os dias com ele” (Brasil, 2012), de Maria Clara Escobar, e
Alea. Publicado em: 2018-08
-
8. Cena de Exceção: o teatro neotecnológico em Belo Horizonte (Brasil) e Buenos Aires (Argentina)
Resumo1: O artigo analisa os espetáculos Play Me, de Rodrigo Campos, estreado em Belo Horizonte, Distancia, de Matías Umpierrez, e Las Ideas, de Federico León, estreados em Buenos Aires. Eles têm em comum o uso de elementos das mídias digitais que atuam, em alguns momentos, em substituição à presença do corpo do ator. Identificamos que as micropoét
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 22/02/2018
-
9. Performando a Teatralidade no Jogo de Enquadramentos: repensando a tessitura do dramático
Resumo: Através da análise de proposições contemporâneas e postulando o jogo de enquadramentos como princípio da construção da poética da cena, este artigo contextualiza as noções de teatralidade e performatividade como funções que coexistem. Deslocadas do campo da crítica teatral para o da atuação, teatralidade e performatividade aparecem co
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2017-04
-
10. A Utilização de Objetos Técnicos nas Criações Teatrais Contemporâneas
Resumo: Este artigo trata da utilização pelo ator do objeto técnico, através da seguinte problemática: sua utilização em cena abre caminho para novas práticas de jogo? Primeiramente, o objeto técnico é definido de um ponto de vista geral. Em seguida, sua situação é caracterizada em relação ao contexto teatral: como ele se diferencia dos outros
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2016-08
-
11. 4D Art: corpos reais e virtuais, uma realidade aumentada
Resumo: A companhia canadense 4D Art fascina o olhar do público e interroga seus sentidos de realidade e presença pela interação cênica dos movimentos de corpos reais e virtuais. Para compreender os processos de criação da cena multimídia de 4D Art, apresenta-se uma entrevista exclusiva realizada com os diretores artísticos Michel Lemieux e Victor P
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2016-08
-
12. Entre Empatia e Dissecação: o cinema ao vivo de Katie Mitchell
Resumo: O artigo examina dois espetáculos da diretora britânica Katie Mitchell no teatro Schaubühne, de Berlim - Fraulein Julie (2010), em colaboração com o videoartista Leo Warner, e Die Gelbe Tapete (2013) - que, como um díptico, exploram a vida íntima de duas mulheres que sofrem por meio de um complexo dispositivo de cineteatro. A simultaneidade de
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2016-08