Jogos Colaborativos
Mostrando 1-11 de 11 artigos, teses e dissertações.
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1. Ensino da matemática a alunos com deficiência intelectual na educação de jovens e adultos
A inclusão de jovens e adultos com deficiência intelectual na EJA representa tanto um avanço quanto um desafio frente ao processo ensino-aprendizagem; e, quando tratamos da adaptação curricular para o ensino de Matemática a este alunado, estamos diante da construção de novas possibilidades educacionais. Este estudo teve como objetivo conhecer as prá
Rev. bras. educ. espec.. Publicado em: 2014-12
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2. Indicadores de qualidade da informação em sistemas baseados em Folksonomia: uma abordagem semiótica
O estudo teve por objetivo geral realizar a identificação, a sistematização e a análise das concepções que norteiam a composição dos indicadores de qualidade da informação em ambientes digitais colaborativos a fim de compreender o lugar atribuído à linguagem na validação dos conteúdos informacionais. A hipótese inicial é de que ante o aspec
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/06/2011
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3. Coordenação das atividades produtivas na indústria brasileira de jogos eletrônicos: hierarquia, mercado ou aliança?
Este estudo busca compreender como as empresas que desenvolvem jogos eletrônicos coordenam suas atividades de produção na indústria brasileira de jogos eletrônicos. Têm-se como base teórica os custos de transação e as relações interorganizacionais para a análise das estratégias de produção interna (hierarquia), contratação no mercado (mercad
Production. Publicado em: 24/09/2010
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4. Um modelo de explicação baseado em casos para jogos colaborativos. / A model of case-based explanation for collaborative games.
Com o advento da tecnologia, os jogos eletrônicos com fins educacionais se tornaram mais uma opção de recurso a serem utilizados pelos educadores no processo de ensino, sendo um excelente recurso para a criação, desenvolvimento e prática do conhecimento, facilitando o processo de aprendizagem e ainda sendo prazerosos, interessantes e desafiantes. Com o
Publicado em: 2010
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5. O uso da web em produção multimídia na área de artes visuais
O presente trabalho aborda o uso da web em uma proposta pedagógica colaborativa a partir de uma produção multimídia na área de artes visuais. Tal proposta constitui-se da produção de videoclips, realizados por alunos da 6ª série do ensino fundamental de um colégio da rede privada. Buscou-se investigar como produzir construções imagéticas digitai
Publicado em: 2010
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6. Raciocínio científico por meio dos jogos educacionais colaborativos. / Scientific reasoning through educational collaborative games.
Jogos em rede estão em destaque graças ao alto nível de interação entre pares, situação promotora do alto índice de jovens que passam horas em frente ao computador. O que norteia este trabalho é usar esta motivação para aprendizagem de forma científica, contemplando também a visão sócio-construcionista (VYGOTSKY, 1996) de educação. Esta estu
Publicado em: 2009
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7. ReActive â Engine reativo de fÃsica
Engines de simulaÃÃo fÃsica vÃm ganhando projeÃÃo, e em breve poderÃo ser incorporados diversos tipos de aplicaÃÃes alÃm de jogos, na busca de comportamentos mais realistas. dissertaÃÃo descreve o ReActive, um engine desenvolvido para uso em aplicaÃÃes de simulaÃÃo fÃsica. Englobando elementos inovadores, como o conceito de reatividade ao in
Publicado em: 2009
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8. Rede overlay de suporte a ambientes virtuais colaborativos em redes veiculares
Os ambientes virtuais colaborativos (AVCs) são ambientes sintéticos 3D compartilhados por múltiplos usuários localizados remotamente, com um objetivo comum, que acessam o ambiente por meio de avatares, representações gráficas do usuário. Os AVCs vêm ganhando campo em dispositivos móveis, como dispositivos de mão, celular, entre outros, através de
Publicado em: 2009
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9. Aprendizado por Reforço com Valores deInfluência em Sistemas Multi-Agente
Propomos um novo paradigma de aprendizado coletivo em sistemas multi-agentes (SMA) como uma solução para o problema em que vários agentes devem aprender como realizar tarefas agindo sobre um mesmo ambiente, simultaneamente, baseando-se em retornos fornecidos por cada um dos outros agentes. Introduzimos o paradigma proposto na forma do algoritmo de aprendi
Publicado em: 2009
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10. Processos colaborativos, contaminações e jogos de alteridade em arte pública: experiências na criação de uma rádio comunitária
O presente da arte pública está embebido por uma proliferação de projetos que apontam para práticas colaborativas onde os papéis de artista, público e obra são modificados. Nestes projetos são iniciados, ou intensificados, processos abertos de diálogo, concentrando esforços na dilatação do tempo e espaço de experiências o que viabiliza espaço
Publicado em: 2008
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11. Uma estrutura de suporte para adaptação em jogos 3D multiusuário
With the growing dissemination and reliability of wireless networks and the emergence of devices with more and more processing and communication power, applications up to now restricted to PCs are being envisaged to run on devices as heterogeneous as wrist clocks with GPS locators, refrigerators with internet access, up to mobile phones, PDAs, settop- boxes
Publicado em: 2003