Julio Bressane
Mostrando 1-7 de 7 artigos, teses e dissertações.
-
1. Luz, sombra, penumbra e a criação de sentidos em A erva do rato
Resumo O artigo propõe uma reflexão acerca da importância do trabalho de direção de fotografia de Walter Carvalho na construção da luz, da sombra e da penumbra, como recursos que trazem camadas de sentido para a narrativa de A erva do rato, de Júlio Bressane. O filme é uma livre adaptação cinematográfica dos contos “Um esqueleto” e “A causa
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2020-12
-
2. Lágrima-Pantera, a míssil: cinema Subterrânia.
Resumo Propõe-se discutir o contexto específico da realização e analisar sequências do filme Lágrima-Pantera, a míssil, de Júlio Bressane, buscando-se compreender a importância da parceria e do trabalho pregresso de Hélio Oiticica em sua ideação e realização. Observa-se que esse intercâmbio é atravessado por um interesse comum pelo cinema ama
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-08
-
3. A (re)construção do passado: música, cinema, história / A (re)construção do passado: música, cinema, história
Este trabalho analisa os usos do material de arquivo, as construções discursivas e a visão historiográfica deles decorrentes em dois filmes dedicados a personagens da música popular brasileira, em particular do samba: o curta-metragem A voz e o vazio: A vez de Vassourinha (1998), de Carlos Adriano, e o longa-metragem Cartola, música para os olhos (2006
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/10/2011
-
4. Contradições da canção: música popular brasileira em "O Mandarim", de Julio Bressane / Contradictions of the song: Brazilian popular music in Julio Bressanes "O mandarim"
Os longas-metragens "Tabu" (1982) e "O mandarim" (1995), de Julio Bressane, reinterpretam a história da canção popular brasileira de Mario Reis até a Tropicália, usando referências do modernismo e do próprio tropicalismo e questionando as influências populares, eruditas e estrangeiras da música brasileira.
Publicado em: 2009
-
5. A técnica do filme São Jerônimo, de Júlio Bressane, segundo um desenho do tempo
This paper aims to study the compositional technique of cinema, researching the technique of creation of the movie São Jerônimo, by Júlio Bressane, based in the design of the time. São Jerônimo was constructed from a series of documents, readings, paintings, thesis that traverse between fascination for iconography linked to the saint and the immanence o
Publicado em: 2007
-
6. Filmando literatura brasileira: adaptações de Memórias póstumas de Brás Cubas por Julio Bressane e André Klotzel
This paper analyses the cinematographic adaptations of Machado de Assis novel Memórias Póstumas de Brás Cubas, directed respectivelly by Julio Bressane (Brás Cubas, 1985) and André Klotzel (Memórias Póstumas, 2001), as well as how the particularities of the original texts narrative genre was solved in each adaptation. An emphasis is given to the relat
Publicado em: 2006
-
7. Devir deserto no São Jerônimo de Júlio Bressane
Visamos mapear um conjunto de relações culturais e literárias que Júlio Bressane extrai ao sobrepor deserto (medieval) e sertão nordestino, no filme São Jerônimo. A imagem atua para recriar o signo dessa grande figura de intelectual e tradutor, realizando uma combinatória entre elementos de sistemas de signos e textos culturais diferentes. O cineasta
Publicado em: 2005