La Peinture
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1. Artistas, imagens e cidade: bricolagens poéticas e históricas de Uberlândia
Depuis toujours, plusieurs artistes darts visuels dUberlândia, produisent des images qui représentent bien quelques espaces urbains de cette ville, ce qui donne la possibilité davoir un regard imagé des lieux parfois déjà disparus du quotidien contemporain de la ville. On propose, dans ce travail, une lecture de quatre images conçues par des artistes
Publicado em: 2011
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2. A experiência do limite : a tradução de La Vérité en peinture / The experience of limits : the translation of La Verité en peinture
Minha tese pretende considerar a experiência da tradução de La Vérité en peinture (Jacques Derrida, 1978), em seus vários aspectos, e reconhecer, na singularidade desse ato tradutório, algumas das questões e pressupostos que percorrerem o pensamento ocidental: a oposição fora/dentro; a possibilidade/impossibilidade do encontro com o outro; o mito d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/08/2010
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3. Pintura na Travessia: A Paisagem Litorânea na Obra de Raymundo Cela(1930-1950) / Peinture de la traversée: Le bord de mer paysage NA obra de RAYMUNDO CELA (1930-1950)
Por meio da trajetória do artista plástico cearense Raymundo Brandão Cela (1890-1954), bem como de suas Travessias no Ceará, no Rio de Janeiro e na França, a pesquisa aqui desenvolvida tem como objetivo compreender a sua produção artística realizada entre 1930 e 1950, buscando situar a cultura visual que conformou o seu olhar, o seu desenho e a sua p
Publicado em: 2010
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4. LA FEMME LECTRICE: LE COMPROMIS ENTRE LIRE ET VOIR / A MULHER LEITORA: O COMPROMISSO ENTRE LER E VER
A mulher leitora: o compromisso entre ler e ver traz como referência inicial o exercício de leitura de doze obras representativas da pintura de doze artistas, inscritas na galeria das artes entre 1640 e 1944. Os exercícios de leitura vêm como resposta à pergunta O que se lê em um quadro? e, num sentido mais amplo, busca apreender a produção pictóric
Publicado em: 2009
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5. OS IMPASSES DA INTERPRETAÇÃO: O PAPEL DO SILÊNCIO NA RECEPÇÃO DA OBRA POÉTICA DE MALLARMÉ E DA PINTURA DE CÉZANNE / LES IMPASSES DE L`INTERPRÉTATION: LE RÔLE DU SILENCE DANS LA RÉCEPTION DE L`OEUVRE POÉTIQUE DE MALLARMÉ ET DE LA PEINTURE DE CÉZANNE
A noção de silêncio na linguagem da arte está geralmente associada a uma certa crise dessa linguagem. De fato, tal é o que ocorre na obra poética de Stéphane Mallarmé e na pintura de Paul Cézanne que, desde há mais de um século, colocam perante seus leitores e seus espectadores o problema de sua insistente dificuldade. Essa tese propõe deslocar o
Publicado em: 2008
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6. A ordem secreta das coisas: René Magritte e o jogo do visível
Loeuvre de René Magritte, loin des projecteurs du Surréalisme, est une oeuvre silencieuse. Une peinture tournée vers la pensée, vers lanalyse des images, du langage et de la représentation. Magritte a dédié la plupart de sa vie à cette recherche infatigable et, tout le temps, à deux questions: quelle est la place de limage? Quelle est la place du mo
Publicado em: 2006
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7. VergÃlio Ferreira: Para sempre, Romance-sÃntese e Ãltima fronteira de um territÃrio ficcional
Analyse de lâensemble de lâoeuvre romanesque de VergÃlio Ferreira, depuis MudanÃa (1949) jusquâà Cartas a Sandra (1996), quinze romans publiÃs par lâÃcrivain.. Le noyau central de cette Ãtude se place sur Para sempre â qui occupe toute la deuxiÃme partie de notre texte. On y expose son caractÃre de synthÃse romanesque ,vers laquelle convergent
Publicado em: 2006
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8. Pintura, historia e herois no seculo XIX : Pedro Americo e "Tiradentes Esquartejado"
A tela Tiradentes esquartejado, de Pedro Americo, produzida em 1893, pertencente ao acervo do Museu Mariano Procópio de Juiz de Fora (Minas Gerais -Brasil), representa, em grande formato, o corpo esquartejado do protomártir da República brasileira, executado em 1792 por crime de lesa-majestade, acusado de liderar um movimento pela Independência do Brasil
Publicado em: 2005
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9. O jogo das metÃforas pictÃrico-literÃrias na representaÃÃo do ser integral: o expressionismo segundo Edvard Munch e LÃcio Cardoso
A integraÃÃo entre literatura e pintura à tema discutido desde a AntigÃidade. A ausÃncia de unanimidade sobre a pertinÃncia da relaÃÃo denota por si, a riqueza inerente ao assunto. Nesta pesquisa intersemiÃtica aproximamos o pintor norueguÃs Edvard Munch e o escritor brasileiro LÃcio Cardoso. A partir da anÃlise do romance âCrÃnica da Casa Assa
Publicado em: 2004
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10. Os grafismos rupestres do Abrigo do Posseidon : desordem e crono-estilistica na arte rupestre do Alto-Medio São Francisco (MG)
Em prévia classificação da arte rupestre de Minas Gerais, a maioria dos conjuntos gráficos do norte de Minas foi incluída na Tradição São Francisco, sendo identificados três momentos sucessivos no Vale do Rio Peruaçu: os estilos Januária, Caboclo e Rezar. Uma variação regional foi reconhecida no Vale do Cochá - a fácies Montalvânia. A continu
Publicado em: 2002
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11. Do Manifesto Surrealista à sua performance e sanção: questões de um contrato comunicacional
Esta pesquisa tem por objetivo compreender o contrato comunicacional estabelecido pelas obras surrealistas, através de uma semiotização desse movimento artístico, por um exame dos efeitos de sentido de incoerência, como relevância da chamada poética da ambigüidade. Com o objetivo de aumentar a inteligibilidade dos discursos surrealistas, analisam-se
Publicado em: 2002
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12. Imagens da educação no corpo : estudo a partir da ginastica francesa no seculo XIX
Este estudo centrou-se na análise de uma forma específica de educação do corpo na Europa do século XIX - a Ginástica. Para focalizá-la, tomouse como referência a ginástica francesa e, particularmente, a obra de dois fundadores: Francisco Amoros e Georges Demeny.O discurso explicativo deste estudo foi construí do pela análise e interpretação de d
Publicado em: 1996