Linguagem De Grupo Teatral
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1. De ponto de drogas à Ponto de Cultura: juventude, teatro e promoção da saúde - o grupo Pombas Urbanas em Cidade Tiradentes / From drug spot to Culture Spot: youth, theater and health promotion Pombas Urbanas group in Cidade Tiradentes
A presente dissertação é fruto do interesse da pesquisadora pela linguagem teatral e suas conexões com o campo da saúde. Neste recorte, objetivamos conhecer de que maneira as atividades de teatro têm sido compreendidas e operacionalizadas no trabalho realizado nos últimos anos pelo Instituto Pombas Urbanas no Centro Cultural Arte em Construção, dist
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/08/2012
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2. The theater of Peter Brook in the film Marat / Sade: a study of aspects of theatrical vision of Brook in his film Marat / Sade / O teatro de Peter Brook no cinema de Marat/Sade: um estudo de aspectos da visÃo teatral de Brook em sua obra cinematogrÃfica Marat/Sade
O presente trabalho tem como objetivo analisar aspectos da busca de Peter Brook no campo teatral. O espetÃculo estudado para a compreensÃo do tema à A perseguiÃÃo e o assassinato de Jean-Paul Marat, representados pelo Grupo Teatral do HospÃcio de Charenton, sob a direÃÃo do Senhor de Sade, cujo roteiro se inspira no texto dramatÃrgico de autoria de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/05/2012
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3. The text that comes from the body: literacy-orality relations in the making of theatrical text / O texto que nasce do corpo: relaÃÃes entre escrita e oralidade na construÃÃo do texto teatral
O presente trabalho discute a relacao entre escrita e oralidade na criacao de dramaturgia. Analisa as caracteristicas especificas de cada modo de utilizar a linguagem verbal, questionando os paradigmas estabelecidos nas formas de entender o texto teatral. Para isso, questiona o tratamento dado as criacoes orais dos atores em situacoes nas quais nao contam co
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/03/2012
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4. Grupo Espanca!: arranjos poéticos para uma cena contemporânea
Esta pesquisa procurou discutir por meio do grupo mineiro Espanca! e dos seus espetáculos Por Elise, Amores Surdos e Congresso Internacional do Medo a abordagem contemporânea que os elementos da palavra, do espaço e do tempo se arranjam de forma a trazer a tensão de ruptura e apropriação dos conceitos do teatro moderno. Com a pesquisa focada no trabalh
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/02/2012
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5. Da encenação à publicação : o processo criativo de Bumba, meu quiexada do grupo União olho vivo
No decorrer deste trabalho, discutimos, a partir da relação história/teatro, o processo criativo, o enredo, as músicas, os personagens e as temáticas do texto teatral Bumba, meu queixada (1979) do grupo Teatro União e Olho Vivo. Além do texto, refletimos sobre a materialidade do livro homônimo à peça, publicado em 1980. Evidenciamos nessa publicaç
Publicado em: 2010
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6. Arte e cultura popular na América Latina: o teatro político do MST (Brasil) e o teatro comunitário do Nuestra Gente (Colômbia) / Art and popular culture in Latin American: the political theater of the MST (Brazil) and the community theater Nuestra Gente (Colômbia)
Esta pesquisa investiga duas experiências contemporâneas de teatro popular na América Latina: o teatro político desenvolvido pelo grupo Filhos da Mãe... Terra, formado por jovens militantes do MST, moradores do assentamento Carlos Lamarca, em Sarapuí, interior de São Paulo; e o Espantapájaros, coletivo teatral comunitário integrado por jovens que pe
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/06/2009
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7. Grupo Galpão: A arquitetura teatral e o lugar na construção do espaço cênico
Este trabalho pretende investigar a arquitetura teatral e o espaço cênico como elementos fundamentais no estabelecimento da linguagem teatral do Grupo Galpão, de Belo Horizonte, e de seu diálogo com o público. A partir dos conceitos de espaço e de lugar e das noções de arquitetura como espaço vivido pelo homem e de teatro como encontro, investigarem
Publicado em: 2009
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8. Deslocamento e invasão: estratégias para a construção de situações de intervenção urbana
A presente pesquisa tem como focos principais analisar e descrever procedimentos estratégicos de invasão, ocupação e deslocamento, utilizados em intervenções urbanas realizadas por grupos políticos e, ou, artísticos, tais como: Black Block, Reclaim The Streets, H.I.J.O.S., Grupo Empreza e ERRO Grupo. Considerando as teorias de Richard Schechner e dos
Publicado em: 2009
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9. Experiencia social e expressão comica : os Parlapatões, Patifes e Paspalhões / Social experience and comic expression : os Parlapatões, Patifes e Paspalhões
O desafio da análise sociológica da arte está em esmiuçar as relações entre forma, conteúdo e contexto, indo além das concepções que tratam a arte de forma desconectada do mundo social, concebendo o fenômeno estético como mero reflexo social, produto de um gênio criador ou a partir de um modelo ritual de inversão. O presente trabalh
Publicado em: 2008
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10. In Scene: the theater in the Popular Center of Culture of National Union of the Students (CPC of the UNE) 1961â1964 / Em Cena: o teatro no Centro Popular de Cultura da UniÃo Nacional dos Estudantes (CPC da UNE) 1961-1964
Este estudo propÃs analisar o Centro Popular de Cultura da UniÃo Nacional dos Estudantes (CPC da UNE), no perÃodo de sua atuaÃÃo, entre os anos de 1961 e 1964, atravÃs do teatro. A obra teatral à compreendida como uma forma de expressÃo das prÃticas culturais dos sujeitos sociais de uma determinada Ãpoca, por isso ela se apresenta nesta pesquisa co
Publicado em: 2008
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11. Arte e Mídia - a ação do grupo Ói Nóis Aqui Traveiz como espaço de resistência e suas recepções na mídia
O foco desta tese é o estudo da relação dos discursos da mídia com a ação do grupo teatral Ói nóis Aqui Traveiz, de Porto Alegre. Em nossa abordagem a mídia será considerada aqui por suas estratégias de biopoder poder sobre a vida , em contraposição à ação de alteridade, de desterritorialização em que o sentido torna-se produção para alé
Publicado em: 2007
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12. Uma análise crítica da montagem um homem é um homem de Bertolt Brecht, pelo grupo galpão
A presente pesquisa é uma proposta de estudar o desenvolvimento do trabalho artístico teatral do Grupo Galpão, de Minas Gerais, pela análise da obra estreada em outubro de 2005, o espetáculo Um homem é um homem, de Bertolt Brecht. Existem, nesse caso, dois temas para os quais a pesquisa aponta: o trabalho do Grupo Galpão, sua produção artística e c
Publicado em: 2007