Lumen Gentium
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1. Laicidade na relação igreja-estado e o acordo Brasil Santa Sé
In the relationship between Church and State, laicity is the tensioning element that maintains the autonomy between religious and public life. While it should not be confused with laicism, laicity is one of the characteristic aspects of secularization with laicism taking on an air of anti-clericalism. Through the conciliar documents Lumen Gentium and Gaudium
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/07/2012
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2. A teologia do laicato na constituição dogmática Lumen gentium e nas conferências gerais do Episcopado da América Latina
This dissertation analyses the theological conception of Christian laymen of the Catholic Church language and doctrine. Part of ecclesiology as the theological place of constant existence of laity in the ecclesial tradition, analyzing the historical and theological factors, in which nuances are evidenced in form and degree of involvement of lay members in Ch
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/03/2012
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3. Estudo do conceito Povo de Deus na Lumen Gentium
The Dogmatic Constitution Lumen Gentium on the Church, elaborated in the Ecumenical Council Vatican II, recovers the concept "People of God" to qualify the group of the baptisms believers, be them, clergyman, religious, nuns or lay. It was promulgated by Pope Paulo VI on November 21, 1964, entering for the history of the Church. as a "divisor of waters" in t
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/02/2012
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4. THE CHURCH OF THE SPIRIT OF GOD IS BORN IN THE HEART OF THE PEOPLE: THE RELEVANCE AND CHALLENGE OF THE SENSUS FIDEI IN THE DOGMATIC CONSTITUTION LUMEN GENTIUM OF VATICAN II / A IGREJA DO ESPÍRITO DE DEUS QUE NASCE NO CORAÇÃO DO POVO: A RELEVÂNCIA E O DESAFIO DO SENSUS FIDEI NA CONSTITUIÇÃO DOGMÁTICA LUMEN GENTIUM DO VATICANO II
O presente trabalho disserta sobre duas dimensões da realidade-Igreja: divina e humana, definida pelo Concílio Ecumênico Vaticano II (1962-1965) como Povo de Deus. A Igreja é divina porque tem em Deus sua origem e, humana porque a vontade de Deus é manifestada no coração e na consciência do povo. Concentramos nossa reflexão, especialmente, sobre a r
Publicado em: 2010
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5. Igreja :comunhão ou povo de Deus? estudo comparativo entre as eclesiologias de Antonio Acerbi e de José Camblin na perspectiva da sacramentalidade da Igreja
O presente trabalho disserta sobre duas visões eclesiológicas que se tornaram modelos paradigmáticos para descrever a Igreja: Comunhão e Povo de Deus. No período Pós-Concílio Vaticano II (1962-1965) eles se tornaram pano de fundo para os novos cenários da Igreja. A recepção do Concílio teve variadas interpretações das abordagens sobre a Igreja.
Publicado em: 2007