Marionetes
Mostrando 1-11 de 11 artigos, teses e dissertações.
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1. Edward Gordon Craig e o Teatro para Bobos: retrato de um encenador como autor cômico
RESUMO Durante a Primeira Guerra Mundial, o encenador Edward Gordon Craig escreveu um ciclo de comédias para marionetes, Teatro para Bobos, que permanecerá inacabado. Esse aspecto de sua obra foi, por muito tempo, negligenciado pela maioria dos críticos devido a sua contradição com as declarações do autor contra os autores dramáticos e o teatro liter
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2014-12
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2. Religiosidade e suas manifestações no espaço urbano de Salvador
O Brasil foi descoberto e ocupado sob a égide do cristianismo, reforçado pelo movimento da Contrarreforma Católica. Promovida pela Igreja Católica Apostólica Romana, opunha-se à Reforma Protestante, reafirmava o uso das imagens e ditava uma série de normas a serem seguidas pelos fiéis, expressas nas Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia,
An. mus. paul.. Publicado em: 2014-12
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3. Antônio José da Silva, o judeu: um leitor de Eurípides
O presente trabalho possui como corpus a obra Encantos de Medeia de Antônio José da Silva, o Judeu, escrita em 1739, no século XVIII em Portugal, época em que a perseguição religiosa, através dos Tribunais da Inquisição, não poupou judeus, intelectuais ou artistas que se opunham aos dogmas eclesiais. A obra em questão é um resgate paródico e car
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/04/2012
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4. O DOM QUIXOTE DE ANTÔNIO JOSÉ DA SILVA, AS MARIONETES DO BAIRRO ALTO E AS PRISÕES DA INQUISIÇÃO
Resumo: Este estudo da peça Vida do grande Dom Quixote de la Mancha e do gordo Sancho Pança, de Antônio José da Silva liga três histórias: a história das adaptações teatrais da Segunda Parte de Dom Quixote, a história de uma prática teatral poucas vezes reconhecida, a do teatro de marionetes, situado entre o divertimento popular e a ópera, e a hi
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2012-06
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5. THE GODS¿ PUPPETS: THE FOUNDATION OF MORAL RESPONSIBILITY IN PLATO¿S THOUGHT / AS MARIONETES DIVINAS: O FUNDAMENTO DA RESPONSABILIDADE MORAL NO PENSAMENTO DE PLATÃO
Numa perspectiva objetiva, o fundamento da responsabilidade moral é objeto do Livro IX das Leis, onde Platão desenvolve sua teoria da punição, baseada na tese de que ninguém comete o mal voluntariamente, que ele concilia com a necessidade prática de graduar as penas, a partir da distinção tradicional entre delitos voluntários e involuntários. Ident
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/03/2011
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6. Mediale formen des Faust : von der mündlich tradierten legende zum film
Esta dissertação tem como objetivo investigar as relações entre os media - a imprensa, a fotografia, o filme, a Internet - e a literatura, focalizando especificamente as diversas formas que a matéria Fausto assumiu durante nos últimos 500 anos e suas inter-relações com as outras áreas sociais. Parte-se da convicção que estes medias exercem um pape
Publicado em: 2009
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7. A interpretação não-naturalista nos espetáculos Agreste e o Pupilo quer ser tutor
A presente pesquisa tem como objeto a análise da interpretação teatral em encenações antinaturalistas. Também estuda a existência de alguns dos princípios presentes no teatro de máscara, no teatro de marionetes e no teatro nô, tais como: a economia de meios, o foco, a partitura de gestos e ações, a neutralidade, a imobilidade e a relação do ato
Publicado em: 2009
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8. Man as god s puppet: a reading of platonic Laws / O homem como marionete dos deuses : uma leitura das Leis de Platão
This research shows that Plato, in the Laws dialogue, enables the operation of political art through the care for the soul in its nature and disposition (I, 650b). A reflection on the disposition of the soul occurs by means of the puppet myth, in which Plato describes the war inside man, showing how to deal with the tension between vice and virtue caused by
Publicado em: 2006
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9. O Paradoxo do ator-marionete : diálogos com a prática contemporânea
Este texto busca refletir sobre as implicações do conceito de ator-marionete, partindo do pressuposto que este constitui um paradoxo, pois a função ator remete a uma autonomia, enquanto que a marionete subentende a manipulação por outro que esteja fora de seu corpo. A estrutura do texto está dividida em três capítulos que fazem diálogos com prátic
Publicado em: 2005
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10. Escola publica de 1o. grau : tendencias didaticas no ensino de ciencias e matematica
Refletindo sobre o lugar que a linguagem ocupa na práxis social dos homens, nosso trabalho visa resgatar as dimensões ocultas do fenômeno enquanto prática social. Não separando o instrumento linguagem de sua utilização que o forma e o transforma, observamos que esta dimensão aponta para as múltiplas relações históricas, políticas, econômicas e
Publicado em: 1992
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11. O poder oculto da palavra
Refletindo sobre o lugar que a linguagem ocupa na práxis social dos homens, nosso trabalho visa resgatar as dimensões ocultas do fenômeno enquanto prática social. Não separando o instrumento linguagem de sua utilização que o forma e o transforma, observamos que esta dimensão aponta para as múltiplas relações históricas, políticas, econômicas e
Publicado em: 1992