Masica Brasileira
Mostrando 1-12 de 15 artigos, teses e dissertações.
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1. Pensando o ensino de teoria musical e solfejo: a percepÃÃo sonora e suas implicaÃÃes polÃticas e pedagÃgicas / Perception of music as theme and as an academic discipline
Minha dissertaÃÃo procura elaborar, avaliar e relacionar pesquisas no campo da percepÃÃo musical enquanto tema e enquanto disciplina acadÃmica na perspectiva de atentar para uma metodologia de ensino que seja atualizada e prÃxima do nosso contexto brasileiro. Relata os processos pessoais que me despertaram a transformar minhas experiÃncias perceptivo-
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/04/2011
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2. As imagens discursivas do brasileiro nas canÃÃes de Gonzaguinha / The discursive images of the Brazilian in songs of Gonzaguinha
Nosso trabalho objetiva analisar as imagens discursivas do brasileiro presentes em doze canÃÃes de Gonzaguinha. Ao desenvolvermos este estudo, pretendemos verificar que imagens sÃo essas, como se constituem, que efeitos de sentido provocam e, com isso, mostrar como determinadas imagens podem se consolidar e se perpetuar atravÃs de uma prÃtica discursiva
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/04/2011
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3. FormaÃÃo Musical de Professores em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. / Musical Education of Teachers in Virtual Learning Environments
A realidade escolar brasileira demonstra uma carÃncia de professores com formaÃÃo adequada para o trabalho com MÃsica em sala de aula. A lei 11.769/2008 ampliou essa demanda, tornando necessÃrio estabelecer condiÃÃes para a formaÃÃo musical docente, garantindo o alcance dos objetivos da legislaÃÃo. Nesse sentido, buscamos atravÃs deste estudo ide
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/12/2010
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4. MemÃrias da Cantoria: Palavra, Performance e PÃblico / Memories of the Cantoria: Word, Performance and Public
Neste trabalho analiso quais significados a cantoria assume para cantadores e ouvintes, que sob a pressÃo de diferentes formas de comunicaÃÃo e de diversÃo dos âtempos modernosâ, direcionam suas experiÃncias e subjetividades para criaÃÃo e apreensÃo de uma arte que se realiza principalmente por meio da palavra cantada e improvisada ao som da viola.
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/06/2009
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5. O Brasil de Chico Buarque: naÃÃo, memÃria e povo / The Brazil Chico Buarque: nation, people and memory
Neste trabalho investigo a percepÃÃo de Chico Buarque sobre o Brasil como naÃÃo, tomo como anÃlise o conjunto da obra musical deste artista sem ater-me estritamente a periodizaÃÃes ou a temÃticas especÃficas. Procuro demonstrar como este autor participa na elaboraÃÃo de uma memÃria coletiva a partir de uma determinada concepÃÃo de paÃs. Como u
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/02/2007
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6. No Tom da CanÃÃo Cearense: do RÃdio e TV, dos Lares e dos Bares na era dos Festivais (1963-1979) / In the Tone of the Pertaining to the state of Cearà Song: of Radio and TV, of the Homes and the Bars in the age of the Festivals (1963-1979)
Este trabalho busca, atravÃs das entrevistas e fontes escritas, narrar a HistÃria de um movimento cultural e musical que se originou em Fortaleza, nos anos 60, envolvendo o rÃdio, o teatro, as artes plÃsticas e a polÃtica, especialmente a relaÃÃo, mÃsico e mÃsica, suas experiÃncias de vida e condiÃÃo social. A confluÃncia de movimentos culturais
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/01/2007
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7. MÃsica, juventude, comportamento: nos embalos do Rockânâ Roll e da Jovem Guarda (UberlÃndia , 1955-1968)
A temÃtica de discussÃo neste trabalho à a relaÃÃo entre mÃsica e juventude, iniciada com o surgimento do RockânâRoll nos Estados Unidos, na dÃcada de 1950, e que se expandiu mundo afora, recebendo no Brasil a denominaÃÃo de Jovem Guarda, nos anos 60. O primeiro capÃtulo enfoca as origens do RockânâRoll, com o intuito de trazer à tona os eleme
Publicado em: 2007
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8. Flor-do-cerrado: o clube do Choro de BrasÃlia
Este trabalho à um estudo de caso sobre o Clube do Choro de BrasÃlia. Seu objetivo à retratar o desenvolvimento do choro no Distrito Federal e nesse processo, analisar a relevÃncia do trabalho desenvolvido por essa instituiÃÃo, intimamente relacionada com a histÃria do choro brasiliense e possivelmente a mais atuante do gÃnero no Brasil. Com base em
Publicado em: 2006
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9. O Tropicalismo E A Cultura Pop â Um Encontro Interdiscursivo Em Adriana Calcanhotto / The Tropicalismo AND the Pop Culture - Interdiscursivo Meeting In Adriana Calcanhotto
Esta pesquisa se propÃs a investigar de que maneira se dà o cruzamento discursivo entre o movimento estÃtico-ideolÃgico tropicalista e a CanÃÃo Pop, na produÃÃo literomusical de Adriana Calcanhotto. A teoria de base que norteou o trabalho foi a AnÃlise do Discurso de linha francesa, cujos principais subsÃdios teÃricos foram fornecidos por Dominiqu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/07/2005
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10. Caipirinha: o coquetel como signo do patrimÃnio
A dissertaÃÃo objetiva apresentar a Caipirinha como um signo absoluto do patrimÃnio cultural na hospitalidade brasileira. Nesse enfoque à observado o fato da hospitalidade se desenvolver atravÃs dos laÃos sociais promovidos pelo consumo da bebida, e os rituais que envolvem o referido ato social. Para tanto, discorremos inicialmente sobre a histÃria da
Publicado em: 2005
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11. MÃsica popular brasileira: espaÃo de leitura da poesia concreta
Empreendemos, neste texto, um estudo convergente entre a Literatura e a MÃsica Popular Brasileira num carÃter intersemiÃtico e PedagÃgico. Partindo de poetas e filÃsofos gregos, mÃsicos e teÃricos da CrÃtica LiterÃria, pedagogos e pesquisadores contemporÃneos, chegando a desembocar na MPB, como uma etapa das manifestaÃÃes do Modernismo Brasileiro
Publicado em: 2004
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12. Todos os dias de paupÃria: torquato neto e uma contra-histÃria da tropicÃlia
Este trabalho narra as condiÃÃes de existÃncia no Brasil dos anos sessenta tomando como pretexto a vida e a obra de algumas pessoas cujos nomes estiveram vinculados ao que, no final daquela dÃcada, se convencionou chamar de Movimento Tropicalista. A principal intenÃÃo do trabalho foi apresentar os textos e o ambiente tropicalistas como buscas de novas
Publicado em: 2004