Mathematical Games
Mostrando 1-12 de 18 artigos, teses e dissertações.
-
1. Apropriação Linguística e Significado em Atividades de Modelagem Matemática
Resumo Neste artigo dirigimos nossa atenção para os diferentes jogos de linguagem associados ao desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática e os significados constituídos pelos alunos no interior destes jogos de linguagem em relação a equações diferenciais ordinárias de primeira ordem. A pesquisa está fundamentada na Modelagem Matemática
Bolema. Publicado em: 02/12/2019
-
2. O Problema na Modelagem Matemática: determinação e transformação
Resumo Este artigo tem por objetivo discutir o conceito de problema em Modelagem Matemática no contexto abrangido pela Educação Matemática. Trata-se de resultado de uma pesquisa, norteada pela metodologia qualitativa, em que realizamos um curso envolvendo a construção de jogos eletrônicos. A pergunta diretriz assumida é: como se mostra o problema no
Bolema. Publicado em: 01/08/2019
-
3. Desarrollo de la Actividad Científica en Clases a través del Estudio de Juegos Combinatorios, el Ejemplo del Juego del Chocolate
Abstract Discrete mathematics is the source of several mathematical games. Its presence in Mathematical Olympiads, popularization of science magazines, and science festivals shows that this area of mathematics may be the support for a first encounter with accessible mathematics for a great number of people. The model “Situations de recherche pour la classe
Bolema. Publicado em: 2016-08
-
4. A Utilização de jogos concretos na aprendizagem de indução finita no ensino superior.
Nesta pesquisa analisamos a contribuição do uso de jogos matemáticos na aprendizagem do primeiro princípio de indução finita em alunos de graduação em matemática. Para esse estudo, partimos das dificuldades encontradas no aprendizado de alguns conteúdos matemáticos em nível superior, inclusive indução finita. Por isso, consideramos pertinente a
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/12/2011
-
5. Jogos de verdade na constituição do bom professor de matemática
Jogos de verdade na constituição do bom professor de matemática é uma dissertação de mestrado que tem como objetivo de estudo discutir a relação estabelecida entre sujeitos licenciandos/estagiários de matemática e as verdades pedagógicas que os constituem como sujeitos morais. Como material investigativo, são tomados os ditos e os escritos de alu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
-
6. A lógica da descoberta nos jogos digitais
The present study into the perspective of development the reasoning logicalmathematical by means of the ontological structures in the digital games happens on a specific modality of digital games that present many structures narratives, and its structural development in the form of logical puzzles, practical, related with the idea Greek of mathéma. The meth
Publicado em: 2010
-
7. Análise do desempenho de alunos do ensino fundamental em jogos matemáticos: reflexões sobre o uso da calculadora nas aulas de matemática
This research aims to investigate what teaching strategies, considering the use of a calculator in the classroom can become more efficient perception of mistakes in handling additive and multiplicative between students in a 7th grade of elementary school, in the afternoon shift of a State School in Osasco city S.P. (Brazil). This study consisted of a qualita
Publicado em: 2009
-
8. Uma arquitetura de Gateway com QoS para gerenciamento de tráfego de rede considerando restrições temporais das aplicações
Applications with time restrictions are becoming common in our daily lives. These applications range from games to applications for controlling air traffic. Applications with time restrictions that use the Internet / Intranet as a mean of communication (e.g. streaming audio and video, VoIP and messaging PRC-RT), require that their packets be delivered before
Publicado em: 2009
-
9. Construção dos critérios de divisibilidade com alunos de 5 série do ensino fundamental por meio de situações de aprendizagem
An analysis was carried out for this research to get to know how 5th graders mobilize their knowledge about the subject: divisibility and natural numbers, in which the aim is to build a new concept, the Divisibility Criteria for the numbers two, three and five. It is expected that this knowledge serves them as a way to comprehend the division bearing in mind
Publicado em: 2009
-
10. Building a management educational simulation for entrepreneurs: simulating new B2B high tech ventures / Criação de um simulador educacional para empreendedores: simulando novos negócios B2B de base tecnológica
Entrepreneurship is recognized as the economic engine of a society (SCHUMPETER, 1985). This study focus on the development of a multifunctional management simulation for entrepreneurs, improving current models identified in literature, targeting conceptual validation as key element of the proposed model. Multifunctional means including decisions of diverse a
Publicado em: 2009
-
11. Uma reflexão sobre a ambigüidade do conceito de jogo na educação matemática. / A reflection on the ambiguity of the concept of games in Mathematics education.
The activities involving games in the classroom, in addition to providing the pleasure, the challenge and curiosity, can provide the engagement of the student in the teaching-learning process and the construction of mathematical concepts. That may seem trivial, but it is not as simple case. For the teacher, the debate on the inclusion of games in their pract
Publicado em: 2008
-
12. LudosTop: Strategy of Games and Virtual Reality with views to the Development of the Logical-mathematical Thought / LudosTop: estratégia de jogos e realidade virtual com vistas ao desenvolvimento do pensamento lógico-matemático
O objetivo deste trabalho é investigar o uso de técnicas computacionais que, associadas à Realidade Virtual, possibilitem a criação de um software educacional. A idéia é que este software esteja apoiado em técnicas lúdicas e cognitivas, e que possa auxiliar a atividade do educador. Tal ambiente de aprendizagem volta-se a conteúdos matemáticos e t�
Publicado em: 2008