Memoria Mitica
Mostrando 1-12 de 18 artigos, teses e dissertações.
-
1. Urban interventions, memories and conflicts: black heritage and the revitalization of Rio de Janeiro's Port Zone
Este artigo aborda a formação de uma arena de reconhecimento político e moral movimentada durante a "revitalização" da Zona Portuária do Rio de Janeiro: o uso do tombamento da Pedra do Sal como "monumento histórico e religioso afro-brasileiro" por moradores que, reivindicando ser esse patrimônio o marco simbólico de uma "comunidade de remanescentes
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 2013-06
-
2. Experiences of a backland lyricism: the report of female identities, in Women of Tijucopapo, by Marilene Felinto / Experiências de um lirismo agreste: o relato de identidades femininas, em As mulheres de Tijucopapo, de Marilene Felinto
A presente dissertação visa à leitura do romance As mulheres de Tijucopapo (2004), de Marilene Felinto, com ênfase na leitura das relações entre as alteridades polifônicas e a protagonista Rísia em três etapas do relato a infantil, a adulta e a mítica , em seu emaranhado discursivo. Conduzindo as análises, elegemos como principais hipóteses de co
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/10/2012
-
3. As Metamorfoses de Helena nas Tragédias de Eurípides (Século V a.C.) / The Metamorphoses of Helen (Fifht Century BC)
Esta Dissertação tem como objetivo compreender as representações da personagem mítica Helena elaboradas pelo tragediógrafo Eurípides. Selecionamos como fontes principais para análise as tragédias, As Troianas (415), Orestes (408) e Helena (412) e como aportes necessários à elaboração de nosso argumento recorremos às demais tragédias do poeta,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/04/2012
-
4. As Metamorfoses de Helena nas Tragédias de Eurípides (Século V a.C.) / The Metamorphoses of Helen (Fifht Century BC)
Esta Dissertação tem como objetivo compreender as representações da personagem mítica Helena elaboradas pelo tragediógrafo Eurípides. Selecionamos como fontes principais para análise as tragédias, As Troianas (415), Orestes (408) e Helena (412) e como aportes necessários à elaboração de nosso argumento recorremos às demais tragédias do poeta,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/04/2012
-
5. Mito e autoria nas práticas letradas / Myth and Authorship in Literacy Practices
O objetivo deste trabalho foi interpretar posições de autoria, articuladas com a relação entre memória discursiva, mito e circulação das práticas letradas. Para isso, tomamos o efeito de separação entre Mito e verdade, para, de modo contrário, considerar como prática letrada a maneira pela qual as questões trazidas pelos Mitos se apresentam entr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/02/2010
-
6. El Sur: a fundação de um espaço mítico em Jorge Luis Borges
Este estudo investiga como ocorre a construção do sul mítico no conto El Sur, de Jorge Luis Borges. Para tanto, é analisado de que maneira a representação do sul torna-se um espaço simbólico e, assim, consegue caracterizar uma regionalidade mítica. Examina-se também como a memória e o imaginário fundam espaços. Caracterizando um espaço de regio
Publicado em: 2010
-
7. The heroic TRAJECTORY The Current, ALINA PAIM: a mythic-psychological reading. / A TRAJETÓRIA HEROICA EM A CORRENTEZA, DE ALINA PAIM: uma leitura mítico-psicológica.
Este estudo interpreta a trajetória mítico-psicológica da heroína no romance A correnteza, escrito por Alina Paim. Para tanto, estaremos embasados nas trajetórias mítica do herói e da heroína propostos, respectivamente, por Joseph Campbell e Annis Pratt, bem como nas implicações psicológicas do herói enquanto arquétipo do inconsciente coletivo a
Publicado em: 2010
-
8. Memória e tradição nos dramas de São Tomé e Príncipe e Angola : os teatros de Fernando de Macedo e José Mena Abrantes
O presente trabalho analisa, sob o ponto de vista mítico, seis textos representativos da dramaturgia africana de língua portuguesa da atualidade: O rei do obó (1999), Capitango (1998) e Cloçon Son (1997), do dramaturgo Fernando de Macedo, de São Tomé e Príncipe, e Nandyala ou a tirania dos monstros (1985), Na Nzuá e Amirá ou de como o prodigioso fil
Publicado em: 2010
-
9. A Maternidade Simbólica na Religião Afro-Brasileira: aspectos socioculturais da mãe-de-santo na umbanda em Fortaleza / La Maternidad Simbólica en la Religión Afrobrasileña: Aspectos socioculturales de la Mãe-de-santo en la Umbanda en Fortaleza Ceará
Esta tesis trata de la maternidad simbólica ejercida por las mães-de-santo en la Umbanda en Fortaleza y Región Metropolitana. Tuvo como objetivos construir la memoria histórica del Espiritismo de Umbanda en Ceará por medio de la narrativa de sus adeptos para eso considera el contexto y las transformaciones por las que esa religión pasó y el entrecruce
Publicado em: 2009
-
10. Uma costura de tempo: memória e utopia na poesia de Manuel Bandeira
O propósito dessa dissertação é analisar como se configuram, na poesia de Manuel Bandeira, temas como a memória e a utopia. Para tanto, foram selecionados os poemas Vou-me embora pra Pasárgada e Teresa, textos que se mostram abertos à análise desses temas. Em nossa análise, começamos por pensar o que é o poético e o que o caracteriza. Vimos que e
Publicado em: 2008
-
11. Cangaço s king, hinterland s chief, hinterland s daring bandit, the bad bandoleer : processes benchmarks in the construction of social memory on Lampião / O rei do cangaço, o governador do sertão; o bandido ousado do sertão, o cangaceiro malvado : processos referenciais na construção da memoria discursiva sobre Lampião
O presente trabalho aborda a questão da referenciação na construção e reconstrução da memória discursiva (e social) sobre Lampião, personagem da história do nordeste brasileiro. A escolha do tema foi baseada na riqueza de fatos contados e recontados sobre o cangaceiro. Esta investigação diz respeito ao uso de processos referenciais no interior de
Publicado em: 2008
-
12. O caminhar das sombras imemoriais - encenação do universo rosiano a partir da exegese do canto Nenhum, Nenhuma, de Guimarães Rosa / O caminhar das sombras imemoriais - encenação do universo rosiano a partir da exegese do canto Nenhum, Nenhuma, de Guimarães Rosa
Intersemiotic translation of the short story Nenhum, Nehuma by Guimarães Rosa, into scenic language, in a transliteration exercise from prose to performance. Arranged in a systematized manner, this meeting process between Guimarães Rosas and scenic language shows the transformation of the short story into a staged performance by using semiotic systems of a
Publicado em: 2008