Metaficcao Historiografica
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1. A REPRESENTAÇÃO DO SUJEITO DIASPÓRICO EM O LIVRO DOS NEGROS, DE LAWRENCE HILL
Resumo As neonarrativas de escravidão surgiram no cenário literário norte-americano com a publicação de Jubilee, de Margaret Walker (1966), porém só tiveram efetivo reconhecimento nos anos oitenta, com o lançamento de Beloved, de Toni Morrison (1987). Concebidas como “romances contemporâneos que assumem a forma, as convenções e a voz narrativa e
Ilha Desterro. Publicado em: 2021-04
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2. A literatura infantil e o autoritarismo no século XX: um estudo comparativo entre Ruth Rocha e José Cardoso Pires / Children literature and authoritarianism in the twentieth century: a comparative study between Ruth Rocha and José Cardoso Pires
This work consists to dialogue the works of writer Ruth Rocha, Brazilian writer, and Jose Cardoso Pires, a Portuguese writer. From Ruth Rocha are used: O reizinho mandão, O sapo-vira-rei-vira-sapo ou o retorno do reizinho mandão, O rei que não sabia de nada, O que os olhos não veem; and from Cardoso Pires is used: Dinossauro excelentíssimo. We intend to
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/10/2012
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3. História, ficção e memória nos espaços fantásticos de A Jangada de Pedra: uma (a)ventura ibérica
No presente estudo, que tem como foco de abordagem A Jangada de Pedra, de José Saramago, pretende-se demonstrar de que forma o Fantástico contribui para o autor relacionar a História de Portugal e Espanha à ficção narrada no romance. Ao transformar a península em uma enorme barca de pedra, que flutua à deriva pelo oceano, o escritor volta a atenção
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/02/2012
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4. A lupa caleidoscópica: o híbrido policial-histórico em Agosto, de Rubem Fonseca, e Santa Evita, de Tomáz Eloy Martínez / The kaleidoscopic loup: the detective-historical hybrid in Agosto, by Rubem Fonseca, and Santa Evita, by Tomás Eloy Martinez
Este trabalho discute os efeitos da hibridização entre o romance histórico e o romance policial, sob a perspectiva da contemporaneidade latino-americana. Surgidos na Europa, no século XIX, esses dois subgêneros do romance têm alcançado posição de destaque na cena literária. Como ambos, desde sua génese, gravitam em torno da questão da busca pela
Publicado em: 2011
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5. A subversão do gênero em Leopardso de Kafka
O panorama da produção literária da década de noventa e dos primeiros anos do século XXI é marcado pelo lançamento de alguns gêneros literários, especificamente o que a Teoria Literária definiu como sendo romance, que não se ajustam nem às regras da Literatura Culta nem às peculiaridades do que se convencionou chamar de Literatura de Massa. Por
Publicado em: 2010
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6. Intertextualidade e paródia : uma leitura de Baudolino
No romance Baudolino, publicado em 2000 por Umberto Eco, verifica-se a presença de seres que são a representação do que o historiador Lucien Boia chama de estruturas mentais permanentes. O presente trabalho tem por objetivo analisar como esse mundo maravilhoso vem à tona inserido no cotidiano do homem medieval e é construído pelo autor pelo viés da p
Publicado em: 2010
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7. O romance histórico brasileiro contemporâneo (1975-2000)
Este livro aborda a trajetória do romance histórico e a reatualização do gênero na narrativa brasileira contemporânea, fazendo uso de um corpus diversificado, que privilegia aspectos fundamentais para a compreensão da diversidade e da multiplicidade do romance histórico brasileiro contemporâneo publicado a partir da década de 1970, como: as rupturas em relação ao romance histórico tradicional; a questão da metaficção historiográfica; o cânone e as vozes periféricas; e a revisão crítica da História do Brasil por meio do discurso ficcional (identidade nacional, o papel do intelectual e do escritor, a voz feminina e a voz dos marginalizados), pondo em questão aspectos ligados à literatura e espaços públicos, estudos culturais e transculturação.
Autor(es): Esteves, Antônio R.
Editora UNESP. Publicado em: 2010
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8. Gota dágua de Chico Buarque e Paulo Pontes: o trágicomusical, criação e historicidade
O trabalho tem como corpus a peça trágico-musical Gota dágua, de Chico Buarque e Paulo Pontes, escrita em 1975. Obra concebida sob alto grau de brasilidade, ao mesmo tempo, romântica e revolucionária, representa o resgaste da arte de esquerda, construída nas décadas de 1950 e 60. Por esta razão, seus autores elegem, intencionalmente, a palavra como c
Publicado em: 2010
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9. Viver na fronteira: a consciência da intelectual diaspórica em "Um defeito de cor", de Ana Maria Gonçalves
A presente dissertação objetiva evidenciar a importância do intelectual diaspórico nas sociedades para a relativização de conceitos ditos hegemônicos e de discursos utilizados para subjugar culturas. Para tanto, escolhemos o romance de metaficção historiográfica Um defeito de cor cuja protagonista, Kehinde, faz da perda um mote para uma série de r
Publicado em: 2010
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10. A METAFICÇÃO HISTORIOGRÁFICA NA LITERATURA GOIANA: DOIS AUTORES, DUAS OBRAS.
Esta dissertação tem como objetivo discutir a metaficção historiográfica nos livros A Casca da Serpente, de José J. Veiga e Sete Léguas de Paraíso, de Antônio José de Moura, baseando-se nos estudos teóricos de Hayden White, George Lukács, Aristóteles e Linda Hutcheon, dentre outros. Inicialmente discuti-se a concepção de história e literatura
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/09/2009
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11. A Trindade Profana de Saramago : ironia e paródia em O Evangelho Segundo Jesus Cristo
Lobjectif de cette dissertation est danalyser La présentation des personnages de la Trinité Profane (Du Diable, de Dieu et de Jesus) dans O evangelho segundo Jesus Cristo de lécrivain portugais José Saramago. Pour ce faire, nous avons choisi le point de vue politique qui considère les aspects parodiques et ironiques de loeuvre. Pour mieux visualiser cet
Publicado em: 2009
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12. O novo romance histórico : "Amar-te a ti nem sei de com carícias" (re)escreve a história
Este trabalho tem como objetivo demonstrar que o romance Amar-te a ti nem sei se com carícias, de Wilson Bueno, pode ser inscrito na categoria das narrativas ficcionais históricas contemporâneas brasileiras. No entrelaçamento da ficção com a história, está inserido o romance supramencionado. Bueno faz uma viagem pela segunda metade do século XIX e p
Publicado em: 2009