Mulheres No Teatro
Mostrando 1-12 de 31 artigos, teses e dissertações.
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1. Entre espelhos, máscaras, palcos e memórias: o jogo da representação em As horas nuas, de Lygia Fagundes Telles
Resumo Este artigo busca analisar uma das facetas do jogo de representação no romance As horas nuas (1989), de Lygia Fagundes Telles, a partir da construção da protagonista Rosa Ambrósio. Na recuperação do passado pelo exercício da memória, os papéis femininos por Rosa outrora desempenhados no teatro como atriz misturam-se ao seu repertório pessoa
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 25/02/2019
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2. MEMÓRIAS REVELADAS: DISCURSOS DE ENFERMEIRAS VETERANAS SOBRE A SUA LUTA POR REINCLUSÃO NO CAMPO MILITAR
RESUMO Objetivo: analisar os efeitos simbólicos da luta empreendida pelas integrantes do primeiro grupamento feminino de enfermagem das Forças Armadas brasileiras para serem reincluídas no Serviço Militar Ativo do Exército, após o término de suas atividades durante a Segunda Guerra Mundial. Método: pesquisa histórico-social cujas fontes constitu
Texto contexto - enferm.. Publicado em: 21/09/2017
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3. Entre Empatia e Dissecação: o cinema ao vivo de Katie Mitchell
Resumo: O artigo examina dois espetáculos da diretora britânica Katie Mitchell no teatro Schaubühne, de Berlim - Fraulein Julie (2010), em colaboração com o videoartista Leo Warner, e Die Gelbe Tapete (2013) - que, como um díptico, exploram a vida íntima de duas mulheres que sofrem por meio de um complexo dispositivo de cineteatro. A simultaneidade de
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2016-08
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4. Teatro-menor: cartografia em arte e experimentação de mulheres em situação de cárcere
Este trabalho parte de uma pesquisa intervenção em um presídio feminino do Rio Grande do Norte - Brasil, cujo objetivo é compreender os modos de viver e reinventar-se das mulheres presas. Trata-se de uma cartografia em teatro-experimentação a partir de uma experiência de estágio em Psicologia, no qual se articula corpo, arte e clínica, compondo o ei
Psicol. Soc.. Publicado em: 2014
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5. O corpo como espaço de aprendizagem: reflexões a partir das vivências de um grupo de teatro formado por adultos na maturidade
Partindo de reflexões sobre o lugar do corpo na sociedade, neste artigo é apresentado um estudo investigativo e descritivo sobre a relação entre a educação do corpo e a experiência teatral de 15 adultos na maturidade, entre setembro e dezembro de 2010. Avaliamos a influência de atividades que evidenciam o corpo em diferentes aspectos da vida desses i
Pro-Posições. Publicado em: 2013-12
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6. Mariazinha e Verônica: classe e gênero nos palcos da metrópole
A cena teatral paulista na década de 1960 foi marcada por uma estreita articulação entre cultura e política e por mudanças na composição social do palco. O artigo examina como as dramaturgas Leilah Assumpção e Consuelo de Castro miraram as experiências desconcertantes das protagonistas femininas e os impasses de toda ordem que as condensavam - mate
Novos estud. - CEBRAP. Publicado em: 2013-11
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7. THE THEATER OF POWER AND THE THEATER OF THE OPPRESSED: SOCIAL RESISTANCE AND INTERVENTION IN CAIEIRAS VELHAS: ARACRUZ, ES (2006-2011) / O TEATRO DO PODER E O TEATRO DO OPRIMIDO: FORMAS DE RESISTÊNCIA E INTERVENÇÃO SOCIAL EM CAIEIRAS VELHAS: ARACRUZ, ES (2006-2011)
Esta pesquisa tem por objeto de estudo a intervenção teatral como forma de intervenção social que busque reconhecer formas de resistência social de grupos sociais em situação de subalternidade para valorizá-las, recuperando uma discussão já iniciada no Serviço Social. O objeto empírico tratado é um conjunto de intervenções teatrais realizadas
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/04/2012
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8. Intersecções entre prática teatral e vida pessoal no trabalho das atrizes do Odin Teatret / Intersections between theater practice and personal life in the work of actresses Odin Teatret
Esta pesquisa propõe um estudo sobre intersecções entre vida pessoal e vida profissional no trabalho das atrizes do Odin Teatret, Else Marie Laukvik, Iben Nagel Rasmussen, Roberta Carreri e Julia Varley. Foram levantados durante a trajetória de cada uma das quatro atrizes, momentos onde interferências da vida pessoal na vida profissional culminaram na c
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2012
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9. In me tota ruens Venus: as leituras dos discursos misógino e feminista em Hipólito de Eurípides / In me tota ruens Venus: readings of the misogynistic and the feminist discourse on the Euripides Hippolytus
In me tota ruens Venus Vênus derrubando-se inteira sobre mim, esse verso de Horácio representa claramente a posição dos personagens de Fedra e Hipólito na tragédia Hipólito de Eurípides. Em linhas gerais, Fedra, enfeitiçada por Afrodite, sofre de amor pelo seu enteado Hipólito, que a rejeita veementemente. Enfurecida pelo tratamento dispensado por
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2012
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10. Teatro de camponesas: práticas teatrais no movimento de mulheres camponesas em Santa Catarina / Theatre practices in the peasant womens movement of Santa Catarina
Este trabalho apresenta o Movimento de Mulheres Camponesas em Santa Catarina MMCSC, para focar suas práticas teatrais recentes. O objetivo é descrever e analisar os processos de criação e o resultado cênico dos espetáculos teatrais Na luta se faz história (2008) e Histórias agroecológicas, Histórias de mulheres camponesas (2009), encenadas pelo gru
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/02/2012
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11. Os (Des)Caminhos das Mulheres no Teatro de Nelson Rodrigues: Uma ArticulaÃÃo Entre o Teatro e a PsicanÃlise / Womens un-ways in the theatre of Nelson Rodrigues: an articulation between theatre and psychoanalysis
Esta dissertaÃÃo se debruÃa sobre algumas das personagens mulheres emblemÃticas do teatro de Nelson Rodrigues, visando investigar os possÃveis caminhos ou descaminhos dessas personagens, a fim de compreender as diversas expressÃes da sexualidade feminina, bem como as fantasias e posiÃÃes subjetivas que as mulheres rodriguianas ocupam no exercÃcio de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/09/2011
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12. Entre espelhos e máscaras: o jogo da representação em As horas nuas / Between mirrors and masks: the game of representation in As horas nuas
Este trabalho busca investigar o jogo de representação no romance As Horas Nuas (1989), de Lygia Fagundes Telles, a partir da construção da protagonista Rosa Ambrósio. Na recuperação do passado pelo exercício da memória, os papéis femininos por ela outrora desempenhados no teatro como atriz misturam-se ao seu próprio repertório e descortinam a en
Publicado em: 2010