Music Circulation
Mostrando 1-7 de 7 artigos, teses e dissertações.
-
1. Itinerários de um mundo musical: a música de câmara brasileira nos concertos da Sonata (Portugal)
RESUMO Surgidas em um período de carência de atividade musical erudita em Portugal, as sociedades de concerto foram um importante instrumento de formação de público, socialização e di fusão de uma vasta produção, envolvendo agentes das mais diversas origens, formações, interesses e posições ideológicas. Tomamos em destaque neste artigo a Sonat
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 26/08/2019
-
2. Os “Viajeros Golondrina”: uma etnografia transnacional da migração chilota em Fuego-Patagônia do Chile e Argentina
Resumo Este artigo apresenta elementos etnográficos sobre a migração transnacional de comunidades chilotas em territórios de Fuego-Patagônia entre 1880-1980. Enfatiza a representação da música, a culinária e a religiosidade popular de Chiloé como uma categoria de análise para compreender as experiências da migração relacionadas com a incorpora�
Mana. Publicado em: 30/05/2019
-
3. The music in São Paulo city, 1765-1822 / A música na cidade de São Paulo, 1765-1822
This work investigates the musical activities of São Paulo city from 1765 to 1822 and verifies how the music circulation in the sacred as well as profane circles and its following process of democratization of spaces contributed for the growth of the socialization practices of the colonial society. The relationship between the producer - the composer or mus
Publicado em: 2008
-
4. Modelos de circulaÃÃo do mp3-demo atravÃs da internet: um estudo de caso sobre mÃsica independente no MaranhÃo
Este trabalho analisa o fenÃmeno da circulaÃÃo de mÃsica independente atravÃs da internet a partir da popularizaÃÃo do formato mp3 como padrÃo de compartilhamento. A dissertaÃÃo està dividida em duas partes, sendo a primeira, marcada por uma problematizaÃÃo a respeito do novo ambiente comunicacional e suas implicaÃÃes sobre a livre troca de co
Publicado em: 2008
-
5. A Era Vargas no pentagrama: dimensões político-discursivas do canto orfeônico de Villa-Lobos
This work makes a discursive analysis of the orpheonic singing spread through Brazilian society, in the years known as The Vargas Age (1930-1945), taken as part of the music teaching established by the State and commanded by Villa-Lobos. The collective singing, with its national anthems and/or patriotic songs, was also created to great chorus groups performa
Publicado em: 2007
-
6. Com os séculos nos olhos: teatro musical e expressão política no Brasil, 1964-1979
The practice of musical theater in Brazil began on the second half of the 19th century, particularly in the last two decades. A genre of irregular effectiveness, the musical has had its productive moments, followed by less abundant periods. One of its most fertile phases, in this country, was during the 1960s and 1970s. At that time, Brazilian theater was of
Publicado em: 2006
-
7. A apreciação musical infantil : aspectos da constituição da infância contemporânea no discurso de crianças do Ensino Fundamental
Music can be found in peculiar historical and social context with distinct functions, such as religious rituals, ethic-esthetic education of subjects, therapeutic elements, critic and maintenance of established patterns, among others. Considered as language, music acts on dialogue dimensions of the body, the senses, the affectionate-cognitive and of social i
Publicado em: 2005