Musica Popular Letras Brasil
Mostrando 1-12 de 21 artigos, teses e dissertações.
-
1. Festivais da canção: uma proposta de leitura
Os festivais da canção, realizados no Brasil entre 1965 e 1985, tornaram-se um marco histórico, cultural e político de nosso país, considerado até hoje como um dos momentos mais criativos da nossa música popular. Revelaram grandes talentos da MPB e trouxeram à luz belíssimas composições que desafiaram corajosamente as regras impostas pelo governo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/10/2012
-
2. À sombra do rei: elementos críticos para a análise da discografia de Roberto Carlos (1961-1982)
Trata-se de um estudo de parte da produção artística de Roberto Carlos. O cantor é o maior fenômeno da música popular brasileira, totalizando mais de 120 milhões de discos vendidos (SANCHES, 2009). Além disto, sua história acompanhou a formação e sistematização da indústria cultural nacional. Consequentemente, para compreendermos de forma adequ
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/03/2012
-
3. Comparing Brazilian and North American songs about money
Este artigo compara a música popular brasileira e a norte-americana. Ele enfoca as letras de canções compostas principalmente na primeira metade do século XX, quando um intenso processo de construção de identidades nacionais estava ocorrendo no Brasil e nos Estados Unidos. Várias destas composições se tornaram clássicas. Estas canções eram e aind
Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology. Publicado em: 2012-06
-
4. DE HOMENS E CARANGUEJOS AO CARANGUEJOS COM CÉREBRO: A REGIÃO CULTURAL DO MOVIMENTO MANGUEBIT E O RECIFE CONTEMPORÂNEO
A influência da cena cultural conhecida como movimento Manguebit na cultura popular nordestina é o objeto de estudo da pesquisa, sendo através das metodologias de investigação em Geografia, especificamente as abordagens regional e cultural, o subsídio científico para a construção do conceito de região cultural própria do movimento. Destacam-se car
Publicado em: 03/04/2012
-
5. Aquarelas de um país tropical : Brasil, que país é esse? / Watercolors of a tropical country : Brazil, what country is this?
A presente tese de doutorado consiste de um estudo qualitativo de natureza interdisciplinar, ancorado na teoria da Análise do Discurso Materialista e com contribuições decisivas de trabalhos das Artes e Humanidades (em especial da História, Antropologia, Sociologia da Cultura e Música). O objetivo central do trabalho foi investigar as condições de pro
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/11/2011
-
6. Poesia oral e performance no Brasil : a mandiga da voz e do corpo na capoeira Angola = : Poesie orale et performance au Brésil : l incantation de la voix et du corps dans la capoeira Angola
Esta pesquisa procura analisar e descrever os processos de produção, transmissão e recepção da poesia oral da capoeira. Neste caso, a forma de transmissão do poema oral é a performance. Partindo dessa ideia, procuramos analisar as performances poéticas de mestres e capoeiristas na roda de capoeira angola, no intuito de compreender os tipos de perform
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/07/2011
-
7. Assim na música como na vida: a representação do trabalho em discursos de canções brasileiras através da análise crítica do discurso
Essa pesquisa tem como objetivo analisar a representação do trabalho e do trabalhador em letras de músicas brasileiras pela Análise Crítica do Discurso nos níveis léxico-gramatical, semântico-discursivo e do contexto. O referencial teórico abrange história e configuração do trabalho e da música, além dos seguintes aspectos linguísticos teóric
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/06/2011
-
8. Do Samba à Bossa Nova:uma invenção de Brasil
A partir da leitura de canções significativas do samba e da bossa nova, em que foram observados tanto os aspectos literários quanto musicais, a pesquisa pretende discutir o nascimento da música popular urbana proveniente da união do samba com o fonógrafo. Procurou-se repensar o percurso da música popular no Brasil, ao longo da primeira metade do sécu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/03/2011
-
9. A crônica-canção de Chico Buarque
Nosso trabalho investiga a assimilação de características das crônicas de escritores como Rubem Braga, Carlos Drummond de Andrade, João do Rio, Carlos Heitor Cony, Machado de Assis na canção de Chico Buarque.O presente trabalho focou, portanto, os estudos literários e culturais. Esses estudos prevêem a interconexão entre mídia, literatura e socied
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/12/2010
-
10. Do 'Dia que virá' ao 'Tempo que já é' : a representação do tempo nas letras de canções da MPB e do iê-iê-iê (1965-1967)
A década de 1960, no Brasil, é um período de efervescências políticas, econômicas, sociais e culturais que se intensificavam através de posicionamentos dicotômicos; e é neste panorama que dois gêneros musicais de matrizes estéticas opostas disputaram as atenções do público e os espaços disponíveis nos meios de comunicação entre os anos de 1
Publicado em: 2010
-
11. Discursive ethos and enunciation scenes in brazilian original country music / Ethos discursivo e cenas de enunciação em letras de música de raiz
The real meaning of the Brazilian original country musics lyrics leads us to a culture full of traditions, habits and social values, the rural culture that comes from a mix of Indian, European and African cultures. By the lyrics discourse, we get to know also the ideology and the ethos of the country man, representing a social group that contributes to the n
Publicado em: 2008
-
12. THE ENIGMA OF MPB AND THE WEB/CONSPIRACY OF THE VOICES: IDENTITY AND INTERTEXTUALITY IN THE MUSICAL DISCOURSE OF THE SIXTIES / O ENIGMA DA MPB E A TRAMA DAS VOZES: IDENTIDADE E INTERTEXTUALIDADE NO DISCURSO MUSICAL DOS ANOS 60
A MPB é uma prática musical popular surgida no início dos anos 60 que ainda está longe de ter sua polissemia esgotada pelos estudos de cultura. A abordagem adotada busca estudá-la como fato integral: como texto - sons musicais, em complexa relação com suas letras, performances, discursos extramusicais e o contexto mais amplo. Nesta tese argumenta-se q
Publicado em: 2007