Musica Sacra Brasil
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1. Missa em mi bemol (1811) do Pe. José Maurício Nunes Garcia : estudo analítico e interpretativo / The mass in Eb (1811) by father José Maurício Nunes Garcia : an analytical and interpretative study
Nessa pesquisa nosso principal objetivo foi resgatar uma obra importante do Pe. José Maurício Nunes Garcia que ainda não havia sido editada no Brasil e pesquisada em função da sua interpretação, a Missa em Mi bemol, composta no ano de 1811, catalogada como CPM 107. Com esse trabalho, esperamos contribuir para que essa peça seja conhecida, divulgada e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/07/2012
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2. Cantar, contar, tocar... A experiência de um Grupo de Louvor como possibilidade para a formação teológico-musical de jovens
Uma proposta de formação teológico-musical das juventudes, a partir do contexto de um grupo de louvor. Averigua de que forma se dá esta formação e como pode ser trabalhada com intencionalidade. No primeiro capítulo, são contextualizadas as três grandezas constituintes da pesquisa: as juventudes, a música sacra contemporânea e a educação cristã
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2012
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3. CANTAI E MULTIPLICAI-VOS... : ESTUDO DA HARPA CRISTÃ COMO INSTRUMENTO DE EXPANSÃO DA MISSÃO NO PENTECOSTALISMO NO BRASIL (1910-1970) / CANTAI E MULTIPLICAI-VOS... : ESTUDO DA HARPA CRISTÃ COMO INSTRUMENTO DE EXPANSÃO DA MISSÃO NO PENTECOSTALISMO NO BRASIL (1910-1970) / Sing and multiply...: study of the Christian Harp as instrument of expansion in the Pentecostalism mission in Brazil (1910-1970) / Sing and multiply...: study of the Christian Harp as instrument of expansion in the Pentecostalism mission in Brazil (1910-1970)
Esta dissertação pretende estudar a Harpa Cristã, um dos principais hinários protestantes nacionais, buscando identificá-la como instrumento de expansão da missão no pentecostalismo do Brasil, no período comprendido entre os anos 1910 e 1970, apreciando a história e a formação deste livro litúrgico na pretensão de compreender sua utilização co
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/08/2011
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4. A prática musical religiosa no Brasil e em Portugal na segunda metade do século XVIII: paralelo e fundamentação para a interpretação vocal da música de José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita
Na busca da sonoridade histórica e estilisticamente embasada para a interpretação vocal da música sacra mineira da segunda metade do século XVIII e início do XIX, tornase necessário um paralelo com a música realizada em Portugal durante o século XVIII, que constate a influência desta sobre a música mineira setecentista. Neste artigo pretendemos in
Per Musi. Publicado em: 2011-12
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5. Atuação de músicos em associações religiosas de Desterro nos períodos colonial e imperial / Atuação de músicos em associações religiosas de Desterro nos períodos colonial e imperial
Os documentos das associações religiosas são uma relevante fonte de informações acerca da prática musical e da atuação de músicos durante os séculos XVIII e XIX no Brasil. Neste trabalho são apresentadas informações obtidas em documentos de três associações religiosas existentes em Desterro (atual Florianópolis), a partir das quais é traça
Publicado em: 2010
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6. Music in the methodological clash between the Jesuit Education and the Pombal Education: The final chords / A música no embate metodológico entre a educação jesuíta e a educação pombalina: os acordes finais
Essa tese propõe uma leitura da música, enquanto recurso didático, a partir da análise do embate metodológico entre a educação jesuíta e a educação pombalina, imediatamente após a reforma educacional proposta pelo Marquês de Pombal. O período de transição da educação no Brasil colônia foi enfocado a partir de dois métodos norteadores das d
Publicado em: 2010
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7. Ersu maa dun gboye o, yee gboyi sa: música sacra reveladora do dinamismo cultural - uma abordagem etnomusicológica da religião tradicional iorubá em São Paulo
O objeto de estudo deste trabalho é a transformação dinâmica da religião tradicional iorubá em São Paulo na contemporaneidade, claramente marcada pelo tempo e espaço característicos da metrópole e seus processos formadores sociais. Destaca-se que a tradição e dinamismo não são categorias opositivas e contraditórias, mas sim diferentes interfac
Publicado em: 2010
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8. A música sacra de Leo Schneider : uma voz no deserto
This dissertation proposes an analysis of the sacred musical work by Porto Alegre composer Léo Schneider (1910-1978) based on a selection of his major sacred compositions. It emphasizes the uniqueness of Schneiders esthetic project and its possibilities as a tool for religious education. The first part of the research introduces Leo Schneiders personal hist
Publicado em: 2008
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9. Ensaio pra quê? : reflexões iniciais sobre a partilha de saberes : o grupo de louvor e adoração como agente e espaço formador teológico-musical
The Grupo de Louvor e Adoração (Praise and Adoration Group) as a musicaltheological educational space and instrument in congregations of the Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) (Evangelical Church of Lutheran Confession in Brazil). The research begins by outlining an historical profile of the introduction of the model of Praise and
Publicado em: 2008
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10. Modelos pré-composicionais nas Lamentações de Jeremias no Brasil.
A presente pesquisa procurou identificar a presença de modelos pré-composicionais (MPC) no repertório das Lamentações de Jeremias constantes em território brasileiro, no período histórico compreendido entre o Concílio de Trento (1545-1563) e o Motu Proprio Tra le Solicitudine de Pio X (1903). Assim definido o objetivo geral e determinados os necess�
Publicado em: 2003