Musical Aesthetics
Mostrando 1-12 de 16 artigos, teses e dissertações.
-
1. Nacionalismo, neofolclorismo e neoclassicismo em Villa-Lobos: uma estética dos conceitos / Nacionalismo, neofolclorismo e neoclassicismo em Villa-Lobos: uma estética dos conceitos
Com a finalidade de elaborar um estudo em estética musical, analisamos os conceitos de nacionalismo, neoclassicismo e neofolclorismo em Villa-Lobos. Propomos uma abordagem crítico-ideológica que se distancia dos padrões costumeiros na musicologia brasileira, uma vez que reconhecemos certa ingenuidade consolidada na vã tentativa de se desatrelar nacional
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/09/2011
-
2. Um estudo comparativo entre os grupos pessoenses de forró: Cabras de Mateus e Duquinha e Banda
Considerando as várias gradações que podem conter a ideia polarizada de forró tradicional e de forró eletrônico, o presente estudo objetivou verificar as principais características que constituem diferenças e similaridades entre o forró dos Cabras de Mateus e o forró de Duquinha e Banda, ambos da cidade de João Pessoa, em que pesem as suas caracte
Publicado em: 2011
-
3. Idade média e modernidade: a recepção crítica e criativa das cantigas do mar de vigo / Middle Age and Modernity: the critical and creative reception of vigo sea songs
This research, following the theoretical principles of the Aesthetic of Reception by Hans Robert Jauss, addresses the relationship that may exist between the literary productions of different periods, the effect of its readings at different times. At first, it was necessary to know the research of Paul Zumthor, the poetic-musical tradition prevalent in the M
Publicado em: 2010
-
4. On Musical Cubism: an inquiry in compared aesthetics. / Do cubismo musical: uma investigação em estética comparada
Propõe-se, através de uma investigação em estética comparada, identificar elementos e obras musicais que correspondam ao conceito e à poética cubista de expressão artística. Para tanto, busca-se, inicialmente, o estabelecimento de um vocabulário mais amplo e, sobretudo, mais preciso para traçar equivalências entre a pintura, uma arte do espaço (
Publicado em: 2009
-
5. The language of ineffable: music and aesthetics utonomy in German romantism / A linguagem do inefável: música e autonomia estética no romantismo alemão
O presente trabalho tem como objetivo principal investigar o problema da autonomia estética da música instrumental no Romantismo alemão. Através do exame de textos filosóficos, literários e de crítica musical, procuramos investigar a seguinte questão: como foi possível que a arte musical que até o século XVIII era considerada como um objeto indign
Publicado em: 2009
-
6. Kant e a musica na Critica da Faculdade do Juizo / Kant and the music in the Critique of Judgement
The aim of this dissertation is to examine Immanuel Kant s treatment of music in his Critique of Judgment. Beneath his apparent neglect for the subject one can find a dense philosophical reflection that decisively contributes to the always current discussion about music perception, understanding and categorization. The possibility of recognizing music as bei
Publicado em: 2009
-
7. A voz contemporânea / A voz contemporânea
This work focuses on the comprehension of contemporary voice as a musical expression: its form, its meaning, and its historical origin. We intend to portrait it as an artistic reality of the vocal music in the 20th century, particularly since the 60s until nowadays. Since the voice is intimately connected to the body, which, by its turn, is related to a wide
Publicado em: 2008
-
8. Música e cena: Uma proposta de delineamento da musicalidade no teatro
This work focuses on the musicality in a theatrical context and suggests a delineation of its fundaments. It considers that the musical language achieves its own nature by entering the Theater, as a consequence of the scene requests, demanding the development of specific procedures, as so as the adequate musical education of the actor. This work also points
Publicado em: 2008
-
9. AGAINST THE EXCESSES: LIMITS, BALANCE AND LOVE IN BOSSA NOVA / CONTRA OS EXCESSOS: CONTENÇÃO, EQUILÍBRIO E AMOR NA BOSSA NOVA
Against the excesses: limits, balance and love in bossa nova examines the sparingly aesthetics that marked a new movement in modern Brazilian music. Using the concepts of Nietzsche´s aesthetic philosophy, especially outlined in his first book, The Birth of Tragedy this study describes the creation process of bossa nova music as a constant struggle against t
Publicado em: 2008
-
10. Um Barulho na Cidade: Cultura Juvenis e EspaÃo Urbano / A noise in the city: youth cultures and urban space
Essa dissertaÃÃo trata da relaÃÃo entre as culturas juvenis e o espaÃo urbano a partir dos espaÃos de lazer. O espaÃo investigado foi o Noise 3D Club, estabelecimento localizado na Ãrea do entorno do Centro Cultural DragÃo do Mar. O autor discute as relaÃÃes entre os estilos musicais e o modo de apropriaÃÃo da cidade, dando Ãnfase ao aspecto su
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/08/2007
-
11. Música dos espaços: paisagem sonora do Nordeste no movimento armorial
This work exams the presence of music in the imaginary constitution of spaces, taking as studys object part of the musical production of the Armorial Movement, officially casted in 1970 in the city of Recife, Pernambuco. From that so called, by the Armorials discourse, the essence of the brazilian northeastern popular art, the armorialists has intended to ma
Publicado em: 2007
-
12. "O Deus, eu quero cantar e tocar" : a musica e os instrumentos musicais no salterio davidico
The purpose of this work is to study the characteristics of the Psalm music made by the levites, the ones responsable for the celebration of the cult at the Second Jerusalem Temple; to show which musical instruments they used, their characteristics and origins; and also the musical notation developed in that community and its music function
Publicado em: 2006