Musicologia Cultural
Mostrando 1-8 de 8 artigos, teses e dissertações.
-
1. Mário de Andrade, Francisco Curt Lange e Carleton Sprague Smith: as discotecas públicas, o conhecimento musical e a política cultural
A proposta deste artigo é, a partir da reunião de focos correlatos de pesquisas, esboçar, no panorama americano dos anos 1930 e 1940, o interesse que tinham o brasileiro Mário de Andrade, o teuto-uruguaio Francisco Curt Lange, e o norte-americano Carleton Sprague Smith no Americanismo musical. Trazendo à luz a correspondência escrita desses três music
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2013-12
-
2. A menina boba e a discoteca / The silly girl and the music library.
This dissertation proposes to analyze, interpret and highlight the performance of the musicologist Oneyda Alvarenga, as director of São Paulo Municipal Public Record Collection (current Oneyda Alvarenga Record Collection), bringing to light his profile of poet, musicologist and ethnologist, and of Mario de Andrade, as Director of the City Department of Cult
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/08/2012
-
3. A significação em Portais e a Abside, de Celso Loureiro Chaves
Neste artigo empreende-se a análise da obra Portais e a Abside, de Celso Loureiro Chaves, para violão solo, de 1997. A análise segue os princípios da nova musicologia, como têm sido postos em prática por autores como Lawrence Kramer e Rose Subotnik. O ponto de partida e permanente referência da análise são as evidências deixadas pelo próprio compo
Per musi. Publicado em: 2012-12
-
4. O estudo cultural da música popular brasileira: dois problemas e uma contribuição
No estágio em que se encontram os estudos de música popular no Brasil, é crucial discutir a definição de "música popular" e as abordagens teóricas usadas para fundamentar sua análise. Ambas as questões são tratadas aqui por meio de uma articulação crítica que envolve estruturas musicais, sociedade e cultura. Propõe-se, portanto, uma contribuiç
Per Musi. Publicado em: 2010-12
-
5. A correspondência de Curt Lange e Levindo Lambert
This work presents the main facts described in the correspondence exchanged between the musicologist Curt Lange and Mr. Levindo Lambert Director of School of Music of UFMG. It approaches the meaningful facts in the field of the cultural movement production in Minas Gerais, in the national context and that of Latin America.
Publicado em: 2008
-
6. A viola con anima: uma construção simbólica / A viola con anima: uma construção simbólica
The historical researches on the Brazilian violas were limited by textual and iconographical references to the musical instrument and its musical production, particularly from the second half of the 17th century to the beginnings of the 18th, except from a small reference found in Cancioneiro de Músicas Populares by Cesar das Neves, published first in 1893.
Publicado em: 2008
-
7. Constructing the Opera Condor : the compositional process of Antonio Carlos Gomes / Construindo a Opera Condor : o pensamento composicional de Antonio Carlos Gomes
Condor, estreada em 1891 no Teatro alla Scala de Milão, foi a última ópera escrita por Antônio Carlos Gomes. O estudo dos documentos textuais indica que o processo composicional envolveu a elaboração de um rascunho para canto e piano, a orquestração, uma extensa revisão final e a inclusão de um balé um ano após a estréia. A análise do rascunho,
Publicado em: 2007
-
8. A sinfonia "Titã" de Gustav Mahler e o segundo grau de significação no discurso musical : um estudo de semantica e estetica da musica
Through the analysis of Gustav Mahler s Symphony n° 1, in D major ( Titan ) the present work aims at comprehending the musical art work as a complex universe of metaphorical meanings and interrelations with other sorts of artistic and cultural manifestations. By doing so, it proposes a discussion on the historical path of aesthetic thought on music and the
Publicado em: 2003