Musicologia Historica Brasil
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1. Veni Sancte Spiritus: um moteto de José Maurício Nunes Garcia
A produção musical no gênero sacro teve importantes representantes no período do Brasil Colônia e Imperial, entre os quais se destaca o Padre José Maurício Nunes Garcia, responsável pela música da Sé Imperial do Rio de Janeiro antes e após a chegada da família real em 1808. Sua vasta produção resistiu ao tempo através de manuscritos autógrafo
Per Musi. Publicado em: 2011-12
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2. A cantora Joaquina Lapinha : sua contribuição para o repertorio de soprano coloratura no periodo colonial brasileiro / The singer Joaquina Lapinha : her contribution for the coloratura soprano repertoire in the Brazilian colonial period
Nesta pesquisa nos propomos a estudar os aspectos da prática musical dramática brasileira, principalmente no Rio de Janeiro entre o final do século XVIII e início do XIX, segundo a trajetória artística da cantora e atriz Joaquina Lapinha, que atuou tanto nos palcos cariocas quanto lusitanos. Por meio do estudo dessa intérprete brasileira, buscamos tra
Publicado em: 2009
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3. A royal and imperial repertoire for the clarins : a retrieval for the history of the trumpet in Brazil / Um repertorio real e imperial para os clarins : resgate para a historia do trompete no Brasil
Esta dissertação tem como tema principal a presença do Clarim no Brasil e enfatiza a utilização deste instrumento musical na Capela Real e Imperial do Rio de Janeiro no início do século XIX. De acordo com nossas pesquisas, clarim foi um dos nomes utilizados no decorrer da história brasileira para se referir ao trompete natural. Neste trabalho apresen
Publicado em: 2009
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4. Administrando a festa: música e iluminismo no Brasil colonial / Administrando a festa: música e iluminismo no Brasil colonial
The thesis is based on the idea of innate idiosyncrasy of Illuminism and its relation to the changes in the meaning of music, not only in relation to the language structures, but also in the processes of its reception in the 18th century. In Brazil, the process was increased as the intense social movement concealed a complex field of conflict which did not u
Publicado em: 2008
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5. O orgão setecentista da Igreja do Carmo de Diamantina : seus enigmas e sua estreita ligação com o orgão de Corregos / The eighteenth-century pipe organ Carmo Curch in Diamantina : its enigmas and its close link to the organ of Corregos
O Órgão de Tubos da Venerável Ordem Terceira do Carmo de Diamantina sempre foi um grande enigma para organistas e organeiros. A maior incógnita seria, nesse sentido, definir seu estilo, sobretudo se corresponde à estética da escola de construção ibérica. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo inicial a busca pela identidade do Órgão do C
Publicado em: 2008