O Homem Que Copiava Filme
Mostrando 1-4 de 4 artigos, teses e dissertações.
-
1. Psicanálise e cinema : a subjetividade contemporânea nas fabulações da cultura
O presente trabalho tem como objetivos desenvolver, através da relação mútua entre a subjetividade do sujeito contemporâneo e a obra cinematográfica, questionamentos sobre o sujeito, a sociedade e os sintomas da cultura. Para tal, desenvolve uma pesquisa bibliográfica sobre a história e os conceitos psicanalíticos em Freud e Lacan. Introduz um breve
Publicado em: 2009
-
2. Imagens da metrópole no cinema brasileiro
Esta tese discute as imagens da metrópole construídas pelo cinema brasileiro contemporâneo. A análise prevê pelo menos três elementos que lhe servem de base: (1) o fi lme como pensamento e mediação; (2) a necessidade de considerar a forma fílmica como fundamental na construção dessa mediação e (3) a cidade como um ambiente mobilizado pela intera
Publicado em: 2008
-
3. Agenciamentos coletivos de enunciação em o homem que copiava
Neste artigo, procedemos ao debate do conceito de produção de subjetividade segundo formulação de Guattari (1985). Com base numa leitura do filme O homem que copiava, de Jorge Furtado, argumentamos a favor de uma abordagem que privilegie os agenciamentos coletivos de enunciação, em substituição à concepção de um sujeito individualizado da enuncia�
Psicologia em Estudo. Publicado em: 2007-08
-
4. Produção de subjetividade: a lição de O homem que copiava
Tomando por base um quadro teórico que nos ajuda a pensar a Modernidade e assentados numa perspectiva discursiva visando ao tratamento das práticas linguageiras, o objetivo do presente artigo é explorar a produtividade do conceito de subjetividade segundo Deleuze, Guattari e outros autores que distinguem, por um lado, a produção de subjetividade e, por
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada. Publicado em: 2007