Orixas
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1. Composições de pessoas e mundos na cosmopolítica afro-religiosa: a rede de relações no agenciamento das comidas dos orixás
Resumo: Este artigo tem por objetivo compreender de que modo os alimentos são agenciados na cosmopolítica afro-brasileira. Etnografias foram realizadas no terreiro Abaça de Oxalá, dirigido pelo Pai Aldacir, desde 2016. As discussões, que aqui apresentamos, advêm das diferentes formas e categorias do coletivo afro-religioso em agenciar as “comidas dos
Religião & Sociedade. Publicado em: 2022
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2. OS ENCANTADOS NAS FESTAS DO DIVINO: ESTRUTURA E ANTIESTRUTURA
Resumo Anualmente realizam-se em São Luís (Maranhão) cerca de 80 festas do Divino Espírito Santo, a maioria em terreiros de tambor de mina e envolvendo a construção de articulações várias entre as festas e entidades e rituais afrorreligiosos. Neste artigo centro-me na participação dos encantados (voduns, orixás, nobres, princesas e caboclos) em d
Sociol. Antropol.. Publicado em: 19/08/2019
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3. Caboclos e Orixás no Terreiro: modos de conexão e possibilidades de simbiose
Resumo Entidades brasileiras, donas da terra, caboclos são presença marcante nos candomblés de Salvador, onde são cultuados os orixás, divindades africanas. Neste trabalho, discutimos o modo como eles se conectam no terreiro de candomblé e nos corpos dos adeptos. Procuramos mostrar que essas conexões constituem exemplo de simbiose no contexto do que a
Relig. soc.. Publicado em: 2018-04
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4. Atos rituais: eventos, agências e eficácias no Candomblé
Resumo Os atos rituais no Candomblé desempenham importante papel em criar as condições pragmáticas para a transmissão da memória religiosa. É objetivo deste artigo mostrar como gestos performados (oferendas, limpezas, interditos rituais, etc.) mobilizam as características dos Orixás e dos signos do destino (Odus), motivando a adesão do adepto à di
Relig. soc.. Publicado em: 2016-12
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5. Bamboxê Obitikô e a expansão do culto aos orixás (século XIX): uma rede religiosa afroatlântica
Resumo Lembrado em tradições orais na Bahia, em Pernambuco, no Rio de Janeiro e em Lagos (África Ocidental), o nagô liberto Rodolfo Manoel Martins de Andrade (Bamboxê Obitikô) é um dos personagens históricos mais conhecidos do candomblé. Entretecendo tradição oral e pesquisa documental, o presente texto reconstrói sua trajetória de vida, desde a
Tempo. Publicado em: 2016-04
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6. Orixás e projetos: identidades pessoais em trajetórias religiosas
Parte do livro:Diplomas e decás: identificação religiosa de membros de classe média no candomblé
Autor(es): Duccini, Luciana
EDUFBA. Publicado em: 2016
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7. Lugares e objetos de memória no batuque gaúcho
Resumo O artigo aborda a mediação de objetos e lugares para o aprendizado da hierarquia religiosa e como fonte de registro de memória na tradição oral do batuque gaúcho. Apresento relato etnográfico sobre os antepassados na Nação Oyó, demonstrando como a geografia porto-alegrense faz memorá-los e saudá-los em seu sentido mais genérico, como orix
Relig. soc.. Publicado em: 2015-06
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8. (Re)Descobertas e Indefinições – entre a representação, a sub-representação, faroeste e orixás uma breve leitura de Terras do sem fim, de Jorge Amado
Parte do livro:Nova leitura crítica de Jorge Amado
Autor(es): Souza, Auricélio Ferreira de
EDUEPB. Publicado em: 2014
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9. A cidade desejada e sublimada por Jorge Amado: os lugares imaginados em Bahia de Todos-os-Santos: guia de ruas e mistérios de Salvador
O livro Bahia de Todos-os-Santos: guia de ruas e mistérios de Salvador, de Jorge Amado, publicado em 1944, retrata uma capital baiana tranquila e provinciana cuja população, que não ultrapassava 300 mil pessoas, movimenta-se pelas diferentes celebrações à vida. Devido às profundas transformações urbanas, o guia sofreu algumas alterações nas suas
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2013-12
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10. Religião - 4 - O significado da indumentária para os orixás
Parte do livro:Indumentária e moda: caminhos investigativos
Autor(es): Serafim, Vanda Fortuna
EDUEM. Publicado em: 2013
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11. Deusa, Sereia, Rainha do Mar: representações artísticas de Iemanjá / Goddess, mermaid, queen of the sea: artistic representations of Iemanja
A arte religiosa afro-brasileira resulta da miscigenação das culturas negra, ameríndia e européia através dos séculos. Diversas representações artísticas das divindades afro-brasileiras continuam a ser produzidas mesmo nos dias atuais com inúmeras imagens através de desenhos, objetos rituais, indumentária e esculturas, os quais são fontes de pes
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/07/2012
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12. Revisitando os Tabus: as cautelas rituais do povo de santo
O presente artigo propõe uma reflexão sobre o papel das interdições rituais pessoais, chamadas de quizilas, no contexto do candomblé da Bahia (Jeje-Nagô). A pesquisa de campo levou à hipótese de que, para além das proibições profiláticas e dos tabus de cunho coletivo, existem interdições pessoais baseadas em sensibilidades negativas, notadament
Relig. soc.. Publicado em: 2012