Orixas Na Arte
Mostrando 1-7 de 7 artigos, teses e dissertações.
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1. Deusa, Sereia, Rainha do Mar: representações artísticas de Iemanjá / Goddess, mermaid, queen of the sea: artistic representations of Iemanja
A arte religiosa afro-brasileira resulta da miscigenação das culturas negra, ameríndia e européia através dos séculos. Diversas representações artísticas das divindades afro-brasileiras continuam a ser produzidas mesmo nos dias atuais com inúmeras imagens através de desenhos, objetos rituais, indumentária e esculturas, os quais são fontes de pes
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/07/2012
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2. Encruzilhadas da cultura: imagens de Exus e Pombajiras na Umbanda / Culture crossing: images of Exu and Pombajira of Umbanda
A presente dissertação pretende ser uma pequena contribuição para o campo, ainda pouco explorado, dos estudos das artes sacras afro-descendentes brasileiras. Aqui, intento me aprofundar no mundo delicado e complexo no qual se inserem as esculturas religiosas dos Exus e das Pombajiras da Umbanda. Todo o percurso desenvolvido pelas imagens que figuram esse
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2010
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3. Artes de Exu: intervenções artísticas e representações afro-brasileiras no Rio de Janeiro: Tridente de Ni e Exu dos Ventos / Works of Exu: artistic interventions and afro-brazilian representations in Rio de Janeiro: Tridente de NI and Exu dos Ventos
Artes de Exu trata os objetos de arte não só pelos aspectos artísticos e sociológicos, mas também pelos aspectos que ligam as obras a Exu, além do enunciado. Como coisa contida na concepção, na execução e imbricada na própria história da obra. As obras escolhidas são: Tridente de NI (2006) de Alexandre Vogler e Exu dos Ventos (1992), de Mario Cr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/03/2010
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4. Agö, orixá! gestão de uma jornada afro-estética-trágica : o relato de um aprendizado e de uma formação pedagógica vivida no candomblé
A Tese problematiza o aspecto estético, ético e pedagógico do Ilê axé Oya Gbembale em Goiânia. Propõe-se compreender o Terreiro de Candomblé como espaço de aprendizagem, onde o trágico ganha um contorno pela sua plasticidade, movimento e complexidade que povoa o Cotidiano e a vida do Povo do Santo. Assim, a Educação no Axé ganha uma dimensão po
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2009
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5. LARÓYÈ: EXU NA OBRA DE MARIO CRAVO NETO / LARÓYÈ: EXU IN THE WORK OF MARIO CRAVO NETO
O presente trabalho detém-se no estudo da (re)significação da herança religiosa e mitológica dos orixás na produção artística afro-brasileira, com ênfase na presença simbólica do mensageiro Exu na obra de Mario Cravo Neto. Nesta pesquisa buscamos a compreensão do contexto artístico afro-brasileiro e as diferentes formas de representação do me
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/12/2008
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6. LARÓYÈ: EXU NA OBRA DE MARIO CRAVO NETO / LARÓYÈ: EXU IN THE WORK OF MARIO CRAVO NETO
O presente trabalho detém-se no estudo da (re)significação da herança religiosa e mitológica dos orixás na produção artística afro-brasileira, com ênfase na presença simbólica do mensageiro Exu na obra de Mario Cravo Neto. Nesta pesquisa buscamos a compreensão do contexto artístico afro-brasileiro e as diferentes formas de representação do me
Publicado em: 2008
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7. Patuas : elementos sincreticos e contextualização poetica
A união de elementos da cultura afro-brasileira, a simbologia dos deuses-orixás e seus correspondentes sincréticos na religião católica foram o fio condutor desta pesquisa, visando à contextualização e à valorização de uma identidade plástica mestiça. É nesse contexto que se inserem os elementos geradores que motivaram a criação de obras pict
Publicado em: 2002