Palavra Cantada
Mostrando 1-12 de 15 artigos, teses e dissertações.
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1. Sonhando com o fim do conflito: Anseios de paz na palavra cantada no Pacífico afro-colombiano. Uma leitura sociocrítica
RESUMO Em vista da esperança atualmente oferecida pelo processo de paz realizado na Colômbia, em Sonhando com o fim do conflito: Anseios de paz na palavra cantada no Pacífico afro-colombiano. Uma leitura sociocrítica analisam-se os desejos de paz das comunidades negras do Pacífico, região que ainda sofre os estragos da guerra, devido às disputas por p
Dilemas, Rev. Estud. Conflito Controle Soc.. Publicado em: 2020-05
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2. Recriar o espaço de voz do poeta: a memória entre dois mundos
Resumo Poeta, cantador repentista, declamador, folheteiro, gravador que, após uma trágica enfermidade nas cordas vocais, torna-se pesquisador e escritor, José Alves Sobrinho foi um dos maiores poetas-cantadores nômades do Nordeste brasileiro. Seu nome está ligado ao período considerado a idade de ouro da cantoria e traz um testemunho privilegiado desse
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 24/10/2019
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3. Dois tempos: "antigamente" e "hoje em dia" nos discursos reacionários e conservadores
Resumo: Analisa-se, a partir do referencial teórico-metodológico da Análise do Discurso de tradição francesa (AD), o funcionamento das comparações do tipo "antigamente e hoje em dia" nos discursos reacionário-conservadores, isto é, aqueles que estruturam a história a partir da dicotomia entre o tempo de antigamente (passado) e o tempo de hoje (pres
Rev. bras. linguist. apl.. Publicado em: 2016-09
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4. Canto, voz e presença: uma análise do poder da palavra cantada nas folias norte-mineiras
Durante as visitas que as folias realizam às casas dos devotos, os cantos ocupam lugar central, sendo importantes meios de interação entre os foliões, como são chamados os tocadores e cantadores que integram a equipe ritual, e deles com os moradores e o santo. Neste texto, com o foco etnográfico direcionado para as dimensões formais (como se canta), s
Mana. Publicado em: 2014-08
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5. Palavra escrita (Bilac, Iessiênin e Augusto de Campos) e palavra cantada (Toquinho e Belchior): aspectos estilísticos do poema e da canção na Literatura e na MPB
Assumindo a Literatura e a Música Popular Brasileira enquanto práticas discursivas, nosso objetivo neste artigo é analisar os aspectos estilísticos de três enunciados dos gêneros poema e canção, produzidos respectivamente nas esferas discursivas literária e verbomusical, e que mantêm entre si um diálogo intertextual. Os textos analisados, sob a ó
Per musi. Publicado em: 2014-06
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6. A religiosidade na voz de Pena Branca e Xavantinho
Este estudo analisa a manifestação da religiosidade em algumas canções compostas e/ou interpretadas por Pena Branca e Xavantinho, observando a relação existente entre a expressão do sagrado e a poesia caipira. A análise do corpus (7 canções que fazem parte da discografia de dois homens simples do interior do Brasil) se revela um importante instrume
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/02/2012
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7. A palavra cantada nos espaços intersubjetivos de um centro de atenção psisossocial do município do Natal/RN
O cuidado em psiquiatria e saúde mental, ao longo da história, vem passando por constantes mudanças. A Reforma Psiquiátrica Brasileira, que traz à tona a desinstitucionalização como eixo estruturante do processo de reestruturação da assistência, tem como um dos principais serviços substitutivos os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Estes tr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/10/2010
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8. A palavra em movimento: algumas perspectivas teóricas para a análise de canções no âmbito da música popular
O presente artigo apresenta as linhas gerais de algumas perspectivas teóricas que podem ser úteis para a análise de canções no âmbito da música popular. O eixo orientador das perspectivas teóricas aqui apresentadas é a abordagem da canção a partir da performance da palavra cantada, ou seja, o conjunto de interações que se estabelece entre o corp
Per Musi. Publicado em: 2010-12
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9. Música popular e literatura em diálogo: Mário de Andrade e as poéticas da palavra escrita e cantada
O texto tem como objetivo principal analisar e discutir a contribuição crítica do pensamento de Mário de Andrade sobre a relação música, cultura e literatura, em especial a poesia. A produção intelectual de Mário caracteriza-se por uma busca incessante de compreensão do sentido da arte, da cultura e do Brasil através da constituição do que pode
Alea : Estudos Neolatinos. Publicado em: 2010-12
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10. Hierarquia prosódica e hierarquia melódica na canção Gabriela
O presente artigo propõe uma investigação das relações de interface entre o componente linguístico - prosódico - e o componente musical na palavra cantada. Tomando como objeto a canção Gabriela, de Tom Jobim, investigamos as relações que se estabelecem entre a hierarquia prosódica (Nespor & Vogel, 1986) e a hierarquia melódica (Carmo Jr 2007). M
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada. Publicado em: 2010
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11. MemÃrias da Cantoria: Palavra, Performance e PÃblico / Memories of the Cantoria: Word, Performance and Public
Neste trabalho analiso quais significados a cantoria assume para cantadores e ouvintes, que sob a pressÃo de diferentes formas de comunicaÃÃo e de diversÃo dos âtempos modernosâ, direcionam suas experiÃncias e subjetividades para criaÃÃo e apreensÃo de uma arte que se realiza principalmente por meio da palavra cantada e improvisada ao som da viola.
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/06/2009
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12. A palavra cantada em comunidades-terreiro de origem Iorubá no Brasil: da melodia ao sistema tonal / The word sung in Yoruba origin communities in Brazil: of melody to the tonal system
This work aims at analyzing the melody-tone relationship in African origin chants in Queto houses of candomble. The stable character of the sung word has led to the analysis of musical texts. In order to implement investigations ten Nago chants have been selected. They have been recorded without instruments by the people of Saint themselves and an Yoruba cha
Publicado em: 2009