Personagens Cinema
Mostrando 1-12 de 154 artigos, teses e dissertações.
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1. Posteridades de Limite no cinema brasileiro
RESUMO Num exercício de revisita a Limite (Mário Peixoto, 1931) por ocasião das discussões sobre o modernismo brasileiro travadas no centenário da Semana de Arte Moderna, o artigo questiona o postulado historiográfico segundo o qual o filme não teve precursores nem sucessores no Brasil. Concentrando-nos no caso dos sucessores, apontaremos três dimens
ARS (São Paulo). Publicado em: 2022
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2. Cinema e linguagem(ns): o ambíguo e o equívoco como o fundamento da comunicação humana em Being There, de Hal Ashby
RESUMO Ao se considerar as componentes do cinema, pode-se dizer que ele é, talvez, a forma artística mais completa de comunicação, uma vez que alia, essencialmente, as componentes imagem, música e linguística. O filme Being There - Muito Além do Jardim, no Brasil, e Bem-Vindo Mr. Chance, em Portugal -, de Hal Ashby, de 1979, aborda precisamente a dime
Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Publicado em: 2022
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3. NA MÁSCARA DE UM FILME DE ARTES MARCIAIS: UMA ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA DO HAMLET DE WILLIAM SHAKESPEARE
Resumos O comunicado de imprensa do director chinês de cinema Feng Xiao Gang sobre The Banquet, em 2006, declara que é a primeira adaptação cinematográfica chinesa de Hamlet. Feng escolhe achinesar a peça, e entremear elementos culturais, enquadrando a peça em um filme chinês de artes marciais e aplicando a máscara Nuo chinesa e sua variação na in
Rev. Bras. Lit. Comp.. Publicado em: 2020-12
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4. Produção documental no sul do Brasil sob a perspectiva de mulheres cineastas (1995-2010)
Resumo De um universo de mais de 74 realizadoras identificadas em mapeamento da produção de documentários no Sul do Brasil, entre os anos de 1995 e 2010, foram selecionadas sete para que, a partir de entrevistas semiestruturadas, pudéssemos compreender quem são e o que pensam essas mulheres sobre a produção, distribuição e exibição do documentári
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2020-05
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5. Diálogos com Fellini
Contemporâneo de nomes importantes para o cinema italiano, como Pier Paolo Pasolini, Luchino Visconti, Vitório de Sicca e Ettore Scola, Fellini imprimiu sua assinatura particular cravada em personagens que revelam facetas extravagantes e melancólicas. Consagrado em 1960, com seu estilo inconfundível e as marcas de sua poética fixadas no público, Fellini credenciou seu nome em diversas obras, como Fellini Satyricon (1969) e O Casanova de Fellini (1976). A partir disso, este livro reúne 11 artigos que refletem sobre alguns desses filmes, expressões da rica trajetória do criador. O grupo de pesquisa Dramatis direciona a obra para a poética felliniana, de onde se captura a força das imagens, das histórias e dos signos impressos na tela.
Autor(es):
EDUFBA. Publicado em: 2020
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6. Elefante branco: espaço urbano, ruínas e violência.
RESUMO Pensaremos o filme Elefante branco (Elefante blanco, 2012), de Pablo Trapero, a partir do espaço urbano que ele representa/cria. A ruína enquanto espectro, tanto do fracasso quanto da resistência, modulará a análise dessa produção, que aposta na mobilização de ideias que cercam um universo complexo como a favela - entre elas, além da imagem
ARS (São Paulo). Publicado em: 05/09/2019
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7. “Nise, o coração da loucura”: representações femininas em um filme sobre a terapêutica ocupacional
Resumo Introdução Este artigo integra uma pesquisa mais abrangente sobre as representações das mulheres em filmes latino-americanos contemporâneos, exibidos no cinema, visando identificar possibilidades de empoderamento feminino. O filme analisado neste artigo é Nise – o coração da loucura, que focaliza o trabalho iniciado na década de 1940 pela
Cad. Bras. Ter. Ocup.. Publicado em: 22/08/2019
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8. Rastros de cinema na teia literária urbana de Caio Fernando Abreu
RESUMO A meta é verificar de que forma os rastros de cinema são tecidos nos fios literários de “Pela noite”, de Caio Fernando Abreu, e por que seus personagens olham o mundo como se fosse cinema. Seriam reflexos da própria conversão do mundo contemporâneo em rastros de cinema e/ou de simulacros, que incluem também outros elos da indústria cultura
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 10/06/2019
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9. Podem os personagens secundários falar? posição feminina no documentário autobiográfico face à memória da ditadura militar no Brasil
RESUMO Diante do campo da autobiografia e de seu cruzamento com o cinema, no contexto da experiência legada pela ditadura civil-militar brasileira, este artigo pretende investigar certos modos políticos de enunciação e subjetivação, aqui postos em cena pelos documentários autobiográficos “Os dias com ele” (Brasil, 2012), de Maria Clara Escobar, e
Alea. Publicado em: 2018-08
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10. Encruzilhadas no coração de Shirley: a cidade, o gênero e o corpo no cinema de Edyala Yglesias
O livro surge do fascínio do autor Jober Pascoal pelo filme No coração de Shirley, realizado por Edyala Iglesias, em 2002, com suas personagens divergentes, a cidade que lhe deu forma e a realidade que o produziu. Em um texto rigoroso e criativo, Jober Pascoal faz do filme, um curta-metragem de 20 minutos de duração, o núcleo de seu trabalho, articulando o filme e a cidade de Salvador para discutir gênero e o mercado do sexo num tradicional local de trabalho noturno de prostitutas e travestis. Manejando um número expressivo de referências bibliográficas e filmografias – de Michel Foucault a Gilles Deleuze; de Simone de Beauvoir a Judith Butler; de Ítalo Calvino a Pierre Bourdieu, entre tantos outros autores, Jober Pascoal cria um instigante percurso de análise que vai da “cidade invisível”, obscura e alegórica, a “cidade proibida”, aquela reinventada por atos de micro resistências, em cada uma de suas três perspectivas de abordagem: a cidade, o gênero e o corpo.
Autor(es): Brito, Jober Pascoal Souza
EDUNEB. Publicado em: 2018
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11. CADERNO DE IMAGENS: A INDUMENTÁRIA EM ADAPTAÇÕES DE OBRAS DE MACHADO DE ASSIS
Resumo Este caderno de imagens faz um passeio pela obra do escritor através dos olhos de alguns diretores e suas equipes de produção, conjugando citações retiradas dos textos e comentários sobre a indumentária das figuras. Faz sentido essa conjunção, uma vez que o escritor criticou e comentou os costumes sociais e as modas do seu tempo, assim como f
Machado Assis Linha. Publicado em: 2017-04
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12. Os discursos de corpo bem dito, mal dito e não dito: uma análise a partir de filmes
Resumo Este estudo investiga e discute os discursos de corpo (bem dito e mal dito) e as práticas corporais exibidas no cinema. O corpus de análise é constituído por 15 filmes internacionais (1995-2009), observados sistematicamente, e interpretados por meio de análise fílmica, que gerou diagramas interpretativos. Concluiu-se que existe um modelo biopol�
Rev. Bras. Ciênc. Esporte. Publicado em: 2016-12