Pintura Religiosa
Mostrando 1-12 de 17 artigos, teses e dissertações.
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1. Onde estava a periferia da arte? Circulação e recepção de cópias de pintura europeia na Amazônia no século XIX
Resumo: Este artigo analisa a circulação e a recepção de arte sacra e religiosa na Amazônia no contexto do movimento de renovação do catolicismo brasileiro no século XIX, conhecido como romanização ou ultramontanismo. Para isso, analisa o programa iconológico levado a termo pelo bispo do Pará d. Antônio de Macedo Costa, em especial pela substitu
Tempo. Publicado em: 2017-12
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2. Visões do Novo Mundo na pintura religiosa da Renascença
Este artigo aborda o estudo dos elementos familiares aos exploradores europeus que estabeleceram suas primeiras coordenadas a partir de analogias com o Paraíso e com Cocanha para assimilar e interpretar pictoricamente o Novo Mundo, uma realidade antes desconhecida, e integrá-la à cultura ocidental. Assim, o Cristianismo é muito importante, porque vai ofe
História. Publicado em: 2013-06
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3. Figurações de Deus nos romances de Saramago / God\ s figurations in Saramago\ s novels
A presente tese tem como objetivo analisar figurações de Deus nos romances saramaguianos Manual de Pintura e Caligrafia, Levantado do Chão, Memorial do Convento, O Evangelho Segundo Jesus Cristo e Caim. Nos três primeiros, Deus não aparece como personagem, mas pelos comentários críticos, seja do narrador, seja das personagens, pode-se presumir a inexi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/08/2012
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4. Chapingo: Capela / Chapingo: chapel
Essa dissertação é uma proposta de releitura do conjunto de murais no interior da Capela de Chapingo, México. Tal releitura de crítica artística relaciona-se à apropriação de uma metodologia derivada da própria noção de capela, metodologia essa que compactua com o ambiente artístico em questão e com a fenomenologia do contemplador desse conjunt
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2011
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5. Maravilha e conhecimento na arte religiosa de Minas colonial
A arte religiosa barroca construiu verdadeiras máquinas capazes de maravilhar quem se aproximasse. O objetivo era a conversão do fiel e a maravilha, a isca que o podia atrair, fazendoo considerar os ensinamentos da Igreja. Nesse sentido, procurase identificar na pintura, talha e música religiosas de Minas colonial alguns artifícios usados para maravilhar
Per Musi. Publicado em: 2011-12
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6. Piedade, sadismo, sedução : a libertação do corpo mistificado : (um estudo sobre A Religiosa, de Diderot) / Pity, sadism, seduction : the mystified body s liberation : ( a study on Diderot s The Nun)
Este trabalho é um estudo sobre algumas das temáticas de La Religieuse (A Religiosa), de Diderot, baseado numa abordagem pictórica. Conceitos como o de anamorfose e o de naïveté na pintura, presentes na arte do século XVIII são usados nessa abordagem. A trajetória de Suzanne Simonin, protagonista do romance, expõe histeria, homossexualidade, melacol
Publicado em: 2009
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7. A representação de Santa Teresa D Ávila nas igrejas da Ordem Terceira do Carmo de Cachoeira/Bahia e São Cristovão/Sergipe.
A pesquisa buscou analisar a representação de Santa Teresa DÁvila nas igrejas da Ordem Terceira do Carmo em Cachoeira, Estado da Bahia, e em São Cristóvão, Estado de Sergipe. Nesses templos, foram analisadas dezoito pinturas de forro que narram momentos da vida de Santa Teresa DÁvila e, consequentemente, da Ordem religiosa do Carmo. O estudo teve como
Publicado em: 2009
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8. O BELO E A SALVAÇÃO NO PENSAMENTO DE MEISHU-SAMA
Este texto busca apresentar a relação entre religião e arte a partir do pensamento de Meishu-Sama, fundador da Igreja Messiânica Mundial, religião criada no Japão em 1935 e que chegou ao Brasil em 1955. Para isso, descrevemos brevemente a sua trajetória pessoal e religiosa e os fundamentos de seus ensinamentos. Para ele, o Belo pode promover a salvaç
Publicado em: 2009
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9. The painting "Aparição do Menino Jesus a Santo Antonio de Padua" by Francisco de Zurbaran : at MASP / A pintura "Aparição do Menino Jesus a Santo Antonio de Padua" de Francisco de Zurbaran : no MASP
O objeto de estudo da dissertação é a obra Aparição do Menino Jesus a Santo Antônio de Pádua, 1627-1630, pintada pelo espanhol Francisco de Zurbarán (1598-1664) e conservada pelo Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand . A tela mostra um santo no sublime momento de sua visão mística. As características da fisionomia da figura geraram opini
Publicado em: 2008
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10. A Morte e o além : iconografia da pintura mural religiosa da região central do Rio Grande do Sul (século XX)
Este trabalho analisa pinturas murais religiosas sobre temáticas relacionadas à morte e ao além, encontradas em igrejas católicas da região central do Rio Grande do Sul. Pinturas realizadas ao longo do século XX e selecionadas com base em amostragem reunida em arquivos fotográficos representativos de 192 municípios. A partir de uma abordagem iconoló
Publicado em: 2007
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11. A constituição do programa iconografico das irmandades de clerigos seculares no Brasil e em Portugal no seculo XVIII : estudos de caso
A presente tese analisa o papel das irmandades de clérigos seculares, na América portuguesa e em Portugal, como encomendadoras de obras artísticas ao longo do século XVIII. Procura-se demonstrar de que maneira organiza-se seu programa iconográfico até 1731 e como esse conjunto de imagens devocionais e pintura decorativa atende às necessidades polític
Publicado em: 2006
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12. A pintura baiana na transição do barroco ao neoclássico.
A pintura baiana na transição do Barroco ao Neoclássico é uma pesquisa que investiga a substituição de modelo estético, no contexto das mudanças de mentalidade experimentadas pela sociedade de Salvador no século XIX, na sua passagem de uma visão de mundo barroca, de inspiração religiosa, sedimentada nos séculos anteriores, para a abertura às co
Publicado em: 2005