Portuguese Drama
Mostrando 1-9 de 9 artigos, teses e dissertações.
-
1. O criado e o semideus : o tragicômico em O Precipício de Faetonte, de Antônio José da Silva / The valet and the semigod : the tragicomic at O Precipício de Faetonte, Antônio José da Silva
Esta dissertação tem o objetivo de analisar a personagem de Chichisbéu na peça O Precipício de Faetonte, de Antônio José da Silva (1705-1739), representada em 1739 no Teatro do Bairro Alto, Lisboa, Portugal. Partindo de perspectivas teóricas diversas, mas convergentes no sentido de compreender a pouco explorada dramaturgia do período, buscase um ent
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2011
-
2. Livro em deriva, percursos do EU no drama-poesia de Maria Gabriela Llansol / Book on drives, routes of the \"I\" in the drama-poetry of Maria Gabriela Llansol
Livro em deriva, percursos do EU no drama-poesia de Maria Gabriela Llansol se aproxima de Onde vais, drama-poesia? (2000), da portuguesa Maria Gabriela Llansol (1931-2008), para atravessá-lo, seccionando-o, ao criar percursos de legência que acompanham algumas das várias linhas-camadas que compõem o livro. As linhas, derivas pensadas como desvios, cruzam
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/04/2011
-
3. The scission of the self in portuguese lyric poetry: fifteenth century and twentieth centure / A cisão subjetiva na lírica portuguesa: século XVI e século XX
The divided self is literary theme. There is really a literature of the second self. It appears in all literatures around the world, and it is a part of the larger theme of the double, which also appears in all literature and in all literary genus. But the divided self, or the subjective scission of the self, is a peculiar topic of the lyric poetry, because
Publicado em: 2009
-
4. A dramaturgia portuguesa nos palcos paulistanos: 1864 a 1898 / Portuguese dramaturgy in São Paulo stages: 1864 a 1898
O teatro paulistano foi, no período de 1864 a 1898, reflexo do que ocorria na Corte do Rio de Janeiro. De lá eram exportados espetáculos que durante anos encantaram o público da cidade de São Paulo, ávido por diversão e cultura a qualquer preço. Esses espetáculos possuíam como modelo o que era encenado em palcos franceses, cuja dramaturgia apresent
Publicado em: 2009
-
5. A lira assassina de Orfeu (Bernardo Santareno e os intertextos de O Inferno) / The killer lyre of Orfeu (Bernardo Santareno and the intertexts of O Inferno)
In order to compose the death song intoned by the serial killer Orfeu Wilson, the portuguese play-wright Bernardo Santareno brings to his play O inferno an intertextual discussion, dealing with the roots of criminals. This thesis aims at unveiling the intertexts fulfilled by Santareno and to study the thoughts of the psychiatrist dramaturgist, who tries to u
Publicado em: 2008
-
6. Visões de Otelo na cena e na literatura dramática nacional do século XIX / Visions of Otelo in the scene and the Brazilian dramatic literature of the nineteenth century
The thesis "Visions of Otelo in the scene and the Brazilian dramatic literature of the nineteenth century" deals with the arrival of the character Otelo on the stages of the city of Rio de Janeiro in the nineteenth century, and its appropriations in works by Brazilian authors of the period. Seeking to study the texts staged in Rio, the work tackles represent
Publicado em: 2007
-
7. ALMADA NEGREIROS E OSWALD DE ANDRADE: RADICALITY ON PERIFERIC STAGE / ALMADA NEGREIROS E OSWALD DE ANDRADE: EXPERIMENTAÇÃO E RADICALIDADE NO PALCO DA PERIFERIA
Almada Negreiros e Oswald de Andrade ocupam lugares semelhantes e de muita importância nos movimentos modernistas de 1915, em Portugal e de 1922, no Brasil. No campo da dramaturgia - em sintonia com as experiências das vanguardas européias do século passado - escrevem textos revolucionários, que rompem com as tradições teatrais de seus países. Esse t
Publicado em: 2006
-
8. O som e o soberano: uma história da depressão musical carioca pós-Abdicação (1831-1843) e de seus antecedentes / O som e o soberano: uma história da depressão musical carioca pós-Abdicação (1831-1843) e de seus antecedentes
In the years between 1808 and 1831, the city of Rio de Janeiro became one of the most active operatic centers in America. This had not been by chance. In the first decade of the 19th century, the São Carlos Theatre, in Lisbon, was still considered the best Italian opera house in Europe, outside Italy, and all the intense cultivation of the Italian lyric dra
Publicado em: 2006
-
9. Concerto Barroco : a construção de uma dramaturgia da cena
The Brazilian culture and character are born under influence of two powerful mechanisms: religion and theater. The first encounter of the Portuguese navigators and the native Indians was already an spectacle. First of all, a mass celebrated in Latin in a scenery near the Paradise, straight after a we1come party offered by the Indians, with music and dance. A
Publicado em: 2004