Principios Tecnico Corporais
Mostrando 1-4 de 4 artigos, teses e dissertações.
-
1. Para uma cidade habitar um corpo: proposições de uso do espaço urbano e seus acréscimos na formação do artista cênico
A premissa do trabalho é de que a partir de um processo de ensino-aprendizagem caracterizado por aulas realizadas entre o espaço de risco (cidade) e o espaço seguro (sala de aula), e da socialização de mecanismos técnico-corporais provenientes de universos culturais marcados pela maior fricção entre corpo e cidade, possa emergir um artista cênico co
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/04/2011
-
2. A experiência no Tai Chi: possibilidades para pensar o corpo sem órgãos e a preparação do ator
Embora a pesquisa no âmbito das artes cênicas tenha se desenvolvido substancialmente no último século, o ator, de modo geral, ainda hoje, carece de um repertório de referenciais específicos para apoiar ou orientar sua prática. Mas como o ator deve trabalhar a base material de sua arte, ou seja, seu próprio corpo? Partindo da prerrogativa de uma idios
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/04/2011
-
3. Contextos para a dança : arte-psicologia-educação : caminhos do corpo sensível / Contexts for dance : Art-Psychology-Education : Paths to the sensitive body
Esta dissertação tomou forma a partir da pesquisa que envolveu a reconstituição de minha trajetória profissional na dança. Adoto o formato relato para revelar os principais processos vivenciados na área artística e pedagógica, porém, busco contemplar mais do que a descrição objetiva das experiências. Abarco a compreensão de caminhos e "descamin
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/02/2010
-
4. Pratica corporeoenergetica para a improvisação de dança : uma via para a manifestação da criatividade
Na presente pesquisa, apresento a sistematização da prática corpo reoenergética, treinamento técnico e energético destinado ã preparação de dançarinos e atores (artistas corporais) para a Improvisação de Dança. A prática tem caráter holístico e, portanto, considera a integração psicofísica como base para o autoconhecimento e para o fazer c
Publicado em: 2004