Processo Criativo Em Musica
Mostrando 1-12 de 39 artigos, teses e dissertações.
-
1. Music as a transpersonal care tool - perceptions of hospitalized people assisted in the university extension
RESUMO Objetivo: analisar a percepção de pacientes hospitalizados sobre o cuidado recebido por meio de uma visita musical extensionista sob as lentes da Teoria do Cuidado Transpessoal. Método: pesquisa descritivo-exploratória-qualitativa realizada em um hospital baiano, com 15 pacientes hospitalizados, entrevistados até 24 horas após terem recebido a
Esc. Anna Nery. Publicado em: 13/01/2020
-
2. Um triunfo de aprendizes: o som em O massacre da Serra Elétrica
Resumo Filme influente na consolidação de uma estética semidocumental muito popular no cinema de horror contemporâneo, O massacre da serra elétrica (The Texas chain saw massacre, Tobe Hooper, 1974) ganhou status de inovador, com o passar dos anos, por ter antecipado a explosão do subgênero slasher, e por causa da crueza das imagens. No entanto, pouco
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2018-08
-
3. Aprendizagem em saúde mental por meio da produção videográfica: relato de experiência
Relata-se uma experiência educacional desenvolvida no Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal. Objetivou-se descrever a proposta metodológica do módulo de saúde do adulto, com ênfase na avaliação de aprendizagem. O módulo promoveu o diálogo entre a temática da saúde mental, com foco na clín
Texto contexto - enferm.. Publicado em: 2013-12
-
4. De Petrópolis a Pasárgada : o cancioneiro de Guerra-Peixe : contextualização, processo criativo e análise / Petrópolis to Pasárgada : the songbook of Guerra-Peixe : constextualization, creative process and analysis
A obra de César Guerra-Peixe cumpriu notável trajetória dentro da história da música brasileira contemporânea. Nascida à luz de uma educação musical variada incluindo o convívio com a festa popular, ela cortejou o dodecafonismo, refutou-o num segundo momento e terminou entregando-se a uma das pesquisas folclóricas mais densas e sérias feitas sobr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/07/2012
-
5. Logomúsica: a criação de um novo approach musicoterápico como veículo na promoção da saúde mental / Logomusic: the creation of a new music therapy approach as tool in the promotion of mental health
Esta pesquisa teve por objetivo a criação de um novo approach musicoterápico inspirado na logoterapia como veículo na promoção da saúde mental. Deste encontro e diálogo entre a logoterapia e as práticas musicoterápicas de base existencial-humanista e cultural, em um contexto de intervenção e pesquisa, nasceu a logomúsica, abordagem musicoterápi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/08/2011
-
6. Análise ativa: uma abordagem do método das ações físicas na perspectiva do curso de direção teatral da Universidade Federal de Santa Maria-RS / Active analisys method: an approach to the physical actions method from the perspective of the directing theater in the Federal University of Santa Maria-RS
Este trabalho trata do processo de formação artística em Direção Teatral descrito da perspectiva do Método da Análise Ativa. O Método foi desenvolvido na Rússia por Konstantin Stanislávski (1863-1938) e transmitido por um de seus alunos, Gueorgui Tovstonógov (1915-1989) à Nair Dagostini (19_ _ ), primeira brasileira a estudar no Instituto Estatal
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/08/2011
-
7. Relações comunicativas no processo de criação teatral: o diretor dramaturgo
A partir do monólogo, aqui chamado forma teatral elementar, estudar o processo de criação artística da direção teatral. A importância assumida pela figura do diretor teatral nas últimas décadas aponta para o surgimento de uma nova dramaturgia, a dramaturgia da encenação teatral. O diretor de teatro moderno assume papel de destaque no espetáculo c
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/06/2011
-
8. Ernesto Nazareth e a valsa da Suíte Retratos de Radamés Gnattali
Composta por Radamés Gnattali (1906-1988) em 1956 para bandolim solista, conjunto de choro e orquestra de cordas, Retratos é uma suíte em quatro movimentos onde são homenageadas algumas das mais expressivas personalidades do cenário da música popular brasileira: Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Anacleto de Medeiros e Chiquinha Gonzaga. O que dá forma e
Per musi. Publicado em: 2011-06
-
9. Anamnesis
Este memorial consiste na reflexão estética e técnica do processo de composição musical realizado na peça Anamnesis, pertencente à área da Música Eletroacústica Mista, que configurou o trabalho artístico do curso de mestrado. O trabalho escrito está dividido em três partes: a primeira aborda a postura do compositor frente aos sons e a música, s
Publicado em: 2011
-
10. Sinfonia sistêmica : os processos criativos e a concepção estética dos ciclos vitais
Este trabalho analisa, em uma visão sistêmica, três elementos distintos, mas profundamente relacionados à composição musical: o processo criativo, uma concepção estética baseada nos ciclos vitais e uma obra, a Sinfonia Sistêmica. Ao abordar o processo criativo, buscou-se criar uma visão ampla, levando em conta não só o processo de geração, mas
Publicado em: 2011
-
11. Interpretações de linguagens artísticas em Gerd Bornheim / Artistical languages interpretation in Gerd Bornheim
Este estudo propõe uma leitura histórico-cultural das interpretações de Gerd Bornheim (1929-2002), destacando a temática da linguagem, sobretudo das linguagens artísticas. A partir dessas expressões, as colocações críticas de Bornheim a respeito da estética e filosofia da arte apresentam um panorama dos questionamentos. Nesse sentido, são notáve
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/08/2010
-
12. O Lugar Da Música Uma Análise Do Processo Criativo Sob a Perspectiva Do Receptor / The Place Of Music An Analysis Of The Creative Process In The Perspective Of The Receiver
Com foco na história da música ocidental e norteado pelas teorias da estética da recepção, suas inferências e projeções no campo musical, este estudo visa investigar o processo produtivo em música sob a ótica do receptor. Trata-se de uma análise da relação do receptor com os espaços formais de realização da música no sentido tanto concreto q
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/03/2010