Processo De Criacao Teatro
Mostrando 1-12 de 145 artigos, teses e dissertações.
-
1. Laboratório, espetáculo, desmontagem: experimentos teatro[dia]lógicos do Carmen Group em A serpente, de Nelson Rodrigues
RESUMO Nas fronteiras entre teatrologia e dialogismo, o presente artigo propõe reflexões sobre o processo de encenação do texto A serpente, de Nelson Rodrigues, nos anos de 2017 e 2018 pelo Carmen Group - Centro de Treinamento em Corpo, Arte, Movimento e Encenação. A partir de uma perspectiva que relata e, ao mesmo tempo, analisa etapas de criação c�
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 05/08/2019
-
2. Práticas teatrais e o ensino de Ciências: o teatro jornal na abordagem da temática do lixo
RESUMO A interlocução entre Ciência e Arte, especialmente pela mediação do teatro, constitui-se perspectiva potencializadora do ensino de Ciências. O teatro, para além do entretenimento e da diversão, possibilita ações reflexivas, formativas e educativas. A pesquisa configurou-se como qualitativa, na modalidade narrativa. Buscamos nos conduzir pela
Educ. rev.. Publicado em: 2018-04
-
3. Personagem Negra: uma reflexão crítica sobre os padrões raciais na produção dramatúrgica brasileira
Resumo: O presente artigo tem como objetivo destacar questões históricas e sociais no processo de construção do termo raça e as consequências de uma ideologia racista no campo dramatúrgico. A classificação racial produzida, principalmente, por cientistas naturalistas sustentou uma série de representações paradigmáticas difundidas na cena teatral
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2017-08
-
4. Trabalho, globalização e contramovimentos: dinâmicas da ação coletiva do precariado artístico no Brasil e em Portugal
Resumo O artigo pretende comparar a formação do “precariado artístico” no Brasil e em Portugal, a partir da análise dos padrões de proletarização do trabalho de produção cultural nos dois países e sua relação com diferentes trajetórias de ação coletiva dos novos movimentos de trabalhadores precarizados. Assim, destacaremos o dilema enfrent
Sociologias. Publicado em: 2017-08
-
5. Do Trabalho Etnográfico à Dramaturgia: uma pesquisa teatral sobre os afro-brasileiros do Togo, atualmente
Resumo8: Ao combinar os métodos da antropologia cultural aos do teatro, este artigo considera o processo de criação artística como um campo de trabalho etnográfico. A abordagem proposta visa inverter a postura habitual do pesquisador, considerado como um observador externo ao objeto estudado. Ao colocar literalmente o seu campo à obra, o pesquisador cr
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2016-04
-
6. Os Corpos que Dançaram suas Vozes
Resumo: O artigo faz uma reflexão sobre a relevância da voz entendida como corpo em movimento. Este entendimento é, primeiramente, pensado à luz dos pressupostos de autores das artes cênicas, teatro e dança. Em seguida, foi lançada uma proposta de processo criador em dança que considerou a colaboração dos performers em seu percurso. A obra de danç
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2016-04
-
7. Verdade na Cena, Verdade na Vida: Boal e Stanislavski
Resumo: À luz do conceito de verdade cênica, o presente artigo discute a influência do método Stanislavski nos primeiros experimentos no seio do Teatro Arena de São Paulo e também aponta rastros do mestre russo nos princípios da Poética do Oprimido de Augusto Boal. O objetivo primordial consiste em incentivar a construção de espetáculos-fórum, pa
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2015-08
-
8. Portas EntreAbertas: um relato etnográfico a partir de um fazer teatro com pessoas privadas de liberdade - para além do espetáculo...
RESUMO Este texto tem como objetivo relatar etnograficamente uma experimentação a partir de uma oficina intitulada O Brincar com Teatro, desenvolvida em um contexto presidiário entre 2008 a 2009 segundo a visão de um observador-participante em um galpão denominado Escola do Presídio, situado no interior do estado de São Paulo, junto ao grupo de monito
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2014-08
-
9. A Fabricação do Teatro: questões e paradoxos
RESUMO Este texto apresenta algumas questões relativas à Genética Teatral, se debruçando, notadamente, sobre a análise dos processos de criação. A autora propõe o conceito de traço, mais do que o de brouillon adotado anteriormente, para melhor compreender a análise genética da encenação. Esse tipo de análise toma em conta todo o processo anteri
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2013-08
-
10. Um Diário de Gênese: L'Atelier Volant de Valère Novarina
RESUMO Este texto descreve e analisa o diário do escritor-dramaturgo Valère Novarina. Explora-se as anotações como registros do processo criativo que deu surgimento à peça L'Atelier Volant e descreve-se as inquietações e problematizações do autor em relação à primeira encenação. A partir da noção cunhada por Novarina de encenação, o texto
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2013-08
-
11. Sobre Refuse The Hour, Kentridge e seus Espaços-Tempos de Criação
RESUMO Este texto discute, no cruzamento entre teatro, cinema e artes plásticas, a obra que o sul-africano William Kentridge desenvolveu desde o final dos anos 1980 de forma densa, polimórfica e multidisciplinar, circulando entre diversas formas de expressão o status de processo de criação. Propõe-se pensar sobre a preparação de seus espetáculos, qu
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2013-08
-
12. Dioniso nOs Sertões brasileiros: a experiência religiosa do Teatro Oficina
A presente pesquisa abarca os conceitos sobre sincretismo pelo viés religioso e cultural, apontando a construção da identidade via metamorfose e da utopia como fonte das escolhas pautada nos desejos. Partindo dessa investigação observamos um paralelismo da historicidade de um dos ícones do Teatro brasileiro a Associação Teatro Oficina Uzyna Uzona dem
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/12/2012