Racionalismo Ocidental
Mostrando 1-9 de 9 artigos, teses e dissertações.
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1. A Invenção do Sujeito
Resumo O presente artigo tem por objetivo fazer uma reflexão sobre o modelo de sujeito Ocidental que foi construído a partir da modernidade e discutir como se dá a interação, ou a ausência dela, entre o paradigma do sujeito lógico e do sujeito ontológico na pesquisa em Psicologia da Saúde. Tal caminho será feito por meio de algumas correntes de pen
Psicol. cienc. prof.. Publicado em: 2018-06
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2. O ERRO COMO MEIO DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: MAX WEBER E A ENTWICKLUNGSGESCHICHTE
Resumo: A ideia de que erros bizarros podem conduzir a grandes acertos não é estranha à história da ciência. Este artigo examina o esforço realizado por Wolfgang Schluchter no sentido de mostrar que um determinado erro de Max Weber conduziu a um grande acerto - em razão de ter sido produzido nos marcos de uma perspectiva metateórica que conduz erros
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2012-06
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3. Estratégias alternativas de re-apropriação da natureza : autonomia e autogestão territorial em áreas protegidas
Esta tese se baseia na premissa de que as áreas naturais protegidas não resolvem completamente os problemas aos quais se destinam solucionar. Em que pese suas diferentes categorias e objetivos, muitas vezes acabam criando uma série de outros problemas, visto que na maioria dos casos suas políticas de planejamento e gestão prevêem uma série de restriç
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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4. Educação científica no contexto pós-ontológico: por uma concepção plural de conhecimento e educação
O desenrolar deste trabalho surge da pesquisa de caráter sociológico e filosófico contemplando também outros enfoques que visa responder as seguintes indagações: Qual a responsabilidade do ensino de ciências para a imagem que se tem de ciência?; Qual educação científica deveria estar sendo desenhada para os dias de hoje?. Após tratar dos pressupo
Publicado em: 2010
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5. Para uma história de designalidade
O objetivo da tese foi evidenciar a posição central da “designalidade” e do “desenho” nas racionalidades que acompanham a sociedade ocidental desde o século XIII. A “designalidade” seria a própria dimensão visível da racionalidade. Ou seja, as relações entre as formas nominativas e pictóricas do “desenho” dariam suporte e seriam supo
Publicado em: 2010
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6. A sociologia da religião como recapitulação da teologia cristã: Weber e as raízes proféticas do racionalismo ocidental
Desde os escritos seminais de Max Weber, a sociologia da religião tem retratado a profecia hebraica como a própria matriz do racionalismo ocidental, ao mesmo tempo em que lhe tem atribuído a promessa de um futuro no qual Israel prevaleceria sobre todas as outras nações. Após a experiência do exílio babilônico, essa promessa teria transformado os jud
Revista Brasileira de Ciências Sociais. Publicado em: 2007-10
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7. Ãtica e corpo-prÃprio em Merleau-Ponty
Esta dissertaÃÃo analisa a relaÃÃo entre Ãtica e corpo prÃprio a partir da obra de Maurice Merleau-Ponty. Ã verdade que o filÃsofo nÃo elaborou uma Ãtica. O presente estudo tampouco se propÃe a fazÃ-lo. Contudo, pretende mostrar que a contraposiÃÃo merleau-pontyana da sua ontologia existencial Ãs perspectivas antropolÃgicas metafÃsicas forne
Publicado em: 2006
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8. A inspiração fenomenológica na concepção de ensino-aprendizagem em Paulo Freire
O intento desse trabalho é fazer uma análise da concepção freireana de ensino-aprendizagem enfatizando, os seus pressupostos epistemológicos ligados à fenomenologia existencial. Em outras palavras, nele o leitor ou a leitora encontrarão uma pesquisa bibliográfica feita no sentido de buscar em várias obras de Paulo Freire categorias que evidenciam as
Publicado em: 2006
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9. Indivíduo e pessoa na experiência da saúde e da doença
Revisão de uma linha de pesquisa no campo das ciências sociais em saúde no Brasil que se centra na hipótese metodológica de uma diferença cultural fundamental entre os modelos relacionais de "pessoa" e o modelo do "indivíduo" ocidental moderno (pensado como livre, autônomo e igual). Essa diferença cultural é de particular importância na caracteriz
Ciência & Saúde Coletiva. Publicado em: 2003