Rap A Discurso Musical
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1. “Nos e fidju la di gueto, nos e fidju di imigranti, fidju di Kabu Verdi”: estética, antirracismo e engajamentos no rap crioulo em Portugal
Resumo Ao longo de décadas, o rap tem sido central na construção de um discurso antirracista em Portugal. Com músicas a denunciar a violência policial, a exclusão social, o legado colonial e o racismo, os rappers negros das periferias de Lisboa desempenham um papel de vanguarda na luta contra a opressão racial, particularmente aqueles que cantam em cr
Soc. estado.. Publicado em: 2021-04
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2. Rap nacional: a juventude negra e a experiência poético-musical em sala de aula
RESUMO Este artigo se destina à reflexão acerca da utilização do rap nacional no ambiente escolar a partir de sua estética e discurso, como meio de problematizar junto aos jovens a história da escravidão do Brasil, bem como a disseminação e perpetuação do preconceito racial na sociedade brasileira. Serão abordadas algumas experiências realizadas
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2016-08
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3. Versos violentamente pacíficos : o rap no currículo escolar / Violently peaceful verses : rap in the curriculum
Este trabalho procura justificar a didatização e a inserção curricular do rap nacional na grande área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Ensino Médio, sobretudo no tocante ao ensino de Língua e Literatura. O rap nacional tem ocupado um lugar de destaque na produção cultural urbana do Brasil: enquanto gênero poético-musical, ele é visto
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/02/2011
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4. O discurso musical Rap: expressÃo local de um fenÃmeno mundial e sua interface com a educaÃÃo / The rap musical discourse: local expression of a worldwide phenomenon and its interface with education
Este trabalho tem como objetivo compreender os processos educativos inerentes ao hip hop. O movimento cultural foi criado nos Estados Unidos primordialmente por jovens afro-descendentes e latinos, moradores de regiÃes perifÃricas da cidade de Nova Iorque, no final da dÃcada de 1970. Na constituiÃÃo do hip hop aglutinaram-se quatro elementos: o DJ, MC, b
Publicado em: 2010
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5. Retratos das periferias urbanas nos raps dos Racionais MC s / A portrait of brazilian urban peripheries in the raps of the musical group Racionais MC s
Este trabalho tem por objetivo verificar, a partir do recorte de um dado discurso musical (rap), como os jovens das periferias urbanas brasileiras têm representado discursivamente o social. Sob esse aspecto, a representação dos atores sociais no discurso é o principal foco analítico, tendo como perspectivas teóricas de estudo a Análise Crítica do Dis
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2009
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6. O discurso sobre as violências no grupo de rap Racionais MCs
O assunto proposto neste trabalho é buscar descortinar e entender o discurso sobre a violência inserido no gênero musical rap, especificamente nas composições do grupo Racionais MCs, de São Paulo. Questões como a origem, a adaptação, o conteúdo, a linguagem, o ambiente e a difusão do rap no Brasil são elementos de informação e de referência pa
Publicado em: 2009
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7. Oficinas rap para adolescentes : proposta metodológica de intervenção psicossocial em contexto de privação de liberdade
Pautado no pensamento complexo e na abordagem psicossocial de fenômenos como exclusão social, este estudo propõe o atendimento a adolescentes autores de ato infracional por meio de técnicas derivadas do psicodrama e utilizando a música rap como ferramenta projetiva, com o intuito de verificar a utilidade deste estilo musical enquanto instrumento de expr
Publicado em: 2006
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8. Rap e identidade social: um estudo de caso
O presente trabalho visa a investigar a expressÃo da identidade social do jovem da periferia de BrasÃlia, por meio do Rap. O Rap â Ritmo &Poesia - Ã uma modalidade musical que faz parte do movimento Hip-Hop. Consiste numa tendÃncia cultural que divulga uma visÃo social de mundo nas periferias das grandes cidades brasileiras. Ã composto por quatro elem
Publicado em: 2005
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9. As mensagens sobre drogas no rap: como sobreviver na periferia
O objetivo é analisar as mensagens sobre drogas nas letras de rap de grupos com representatividade e influência entre jovens da periferia de São Paulo. O rap é um gênero musical que faz parte de um movimento cultural - o hip hop -, que difunde uma visão social de mundo, principalmente nas periferias das grandes cidades. Por meio da Análise de Discurso
Ciência & Saúde Coletiva. Publicado em: 2004-12
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10. "O estilo que ninguém segura - Mano é mano! Boy é boy! Boy é mano? Mano é mano?" / Lo stile che nessuno tiene: mano è mano! Boy è boy! Boy è mano? Mano è mano? Reflessione critica sui processi di sociabilità tra il popoli giovane nella città di São Paolo nell identificazione con la musicalità del rap nazionale
Em tempos atuais o processo de globalização vem fornecendo novas configurações identitárias levando como modelo de análise na interpretação das relações entre o global/local. Partindo deste pressuposto, o objetivo desse projeto situa-se em abordar a construção do rap produzido no Brasil enquanto projeto artístico de resistência ao sistema hier�
Publicado em: 2002
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11. Atitude, arte, cultura e autoconhecimento: o rap como voz da periferia
Esta dissertação se propõe a investigar o rap (rhythm and poetry) na cidade de São Paulo, pesquisando três grupos: Thaíde e DJ Hum, Racionais MC s e o DMN. Analisarei como esses grupos utilizam a metrópole como inspiração e cenário para a produção deste estilo musical. O objetivo é verificar de que forma realizam uma apropriação do passado da
Publicado em: 2000