Realismo Maravilhoso
Mostrando 1-10 de 10 artigos, teses e dissertações.
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1. Representações dos espaços fantásticos do Oriente sob a ótica ocidental: uma análise de O mandarim e A relíquia de Eça de Queirós
A maior parte das narrativas de Eça de Queirós é voltada para o que se convencionou chamar de Realismo/Naturalismo. Ao final do século XIX, Eça tem o seu auge com a publicação definitiva de O crime do Padre Amaro (1880), obra esta que foi alvo de grandes críticas sociais. Mas, o que nos interessa no presente trabalho é o fato de, nesse mesmo momento
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/03/2012
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2. Vinte e zinco, de Mia Couto: mito e maravilhoso na construção da identidade nacional moçambicana / Twenty-zine, by Mia Couto: myth and wonderful construction of national identity in Mozambique
Este trabalho apresenta uma leitura das manifestações do insólito ficcional, a partir de mitos e do maravilhoso moçambicano, em Vinte e zinco, de Mia Couto. Essas manifestações podem ser vistas como pertencentes ao Realismo Maravilhoso, Mágico ou Animista, uma vez que podem ser observadas através da representação literária de mitos que perpassam o
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/03/2011
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3. A postmodernist myth in Gilfriend in a Coma
A investigação do romance Girlfriend in a Coma permitiu perceber alguns elementos centrais que estruturam a obra como mito e paródia. O mundo ficcional é caracterizado por uma sociedade à beira de um colapso devido a sua incapacidade de mudar seu comportamento e sequer consegue perceber o que está errado. Na narrativa são utilizados recursos estético
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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4. O fantÃstico e memÃria social na obra Pedro PÃramo, de Juan Rulfo.
Esta pesquisa almeja verificar como se realizam esteticamente elementos do fantÃstico e a composiÃÃo narrativa na obra Pedro PÃramo, de 1955, de Juan Rulfo. Pretende-se refletir em que medida a obra encerra perspectivas da narrativa contemporÃnea latino-americana e abarca uma memÃria social. O conceito de fantÃstico empregado para o presente trabalho
Publicado em: 2011
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5. Caminhos de Mia Couto: estratégias narrativas em torno da paisagem moçambicana / Ways of Mia Couto
A obra romanesca de Mia Couto é o objeto da investigação desta tese, ponto de partida para tentar compreender a contribuição do autor na afirmação do romance africano e na reconstrução da identidade de seu país, Moçambique. Para tanto, o estudo discute a importância da revelação de uma paisagem oculta ao leitor, de matriz cultural e complexo en
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/02/2010
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6. MemÃria e ficcionalidade em Deus no Pasto de Hermilo Borba Filho
Esta dissertaÃÃo pretende delinear alguns aspectos da obra Deus no Pasto, 1972, escrita por Hermilo Borba Filho. O objetivo central e observar como o escritor constrÃi uma cidade ficcional a partir da cidade do Recife na dÃcada de 1960. Para tanto, sÃo discutidos no inÃcio da dissertaÃÃo conceitos teÃricos como memÃria, mÃmesis, tempo e narrativa,
Publicado em: 2009
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7. A presença yoruba nas literaturas cubana e brasileira: o sagrado no realismo maravilhoso de Jorge Amado e Manuel Cofiño
São inúmeras as semelhanças culturais entre Cuba e Bahia, nas características da composição étnica e cultural em que o aporte de varias raças vindas das mesmas regiões geográficas criaram uma mistura cultural que apresenta pontos em comum na musica, na dança, na culinária e principalmente no referente à religião dos afro-descendentes. Também a
Publicado em: 2007
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8. O enredamento narrativo de Clarice Lispector: a construção do referente de um novo maravilhoso nos contos para criança
A presente dissertação tem por objetivo compreender e descrever as relações que se estabelecem entre narrador, personagem e leitor, em O mistério do coelho pensante, A vida íntima de Laura e Quase de verdade, de Clarice Lispector. Neste contexto relacional observado entre estas três instâncias procuramos abordar precisamente o processo de construçã
Publicado em: 2006
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9. HISTORY AND MYTH IN CADA HOMEM É UMA RAÇA, DE MIA COUTO / HISTÓRIA E MITO EM CADA HOMEM É UMA RAÇA, DE MIA COUTO
O objeto deste trabalho são os contos de Cada homem é uma raça, do escritor moçambicano Mia Couto, cuja obra é marcada pela confluência de elementos díspares. Suas narrativas apresentam, de uma parte, um fundo histórico, em que figuram episódios relacionados à independência e à guerra civil moçambicana; de outra parte, ocorre a presença acentua
Publicado em: 2004
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10. O insolito na ficção de Jose J. Veiga
O presente trabalho nasceu da reflexão sobre a ficção de José J. Veiga (1915-1999) e sua suposta "filiação" à chamada literatura fantástica e ao realismo maravilhoso latino-americano. Esta relação não se mostrou óbvia, como a bibliografia crítica - em que há poucos estudos longos e aprofundados - fazia crer. Analisando as constantes temáticas
Publicado em: 2002