Realismo Modernismo
Mostrando 1-9 de 9 artigos, teses e dissertações.
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1. O entre-lugar: Machado de Assis e a sensibilidade pós-moderna
Resumo Machado de Assis desenvolveu aguda sensibilidade para o espaço liminar a que Silviano Santiago se refere como "o entre-lugar", que molda a experiência. Esta aumentou a sua capacidade de transmitir uma relação mais nuançada entre as várias categorias de diferença – particularmente sujeito e objeto – em comparação com a visão de mundo mode
Machado Assis Linha. Publicado em: 2015-12
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2. Os coronéis - de Mendonça a Paulo Honório: notas sobre tipicidade e realismo em S. Bernardo
Considerando o legado modernista brasileiro, do qual foi um herdeiro sempre crítico, Graciliano Ramos em S. Bernardo faz o seu narrador-personagem vivenciar de modo dramático, e até o extremo, os problemas do escritor na luta por captar o sentido do destino humano em uma situação de degradação e achatamento da vida. Escrever se revela, ao final, como
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2015-04
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3. A postmodernist myth in Gilfriend in a Coma
A investigação do romance Girlfriend in a Coma permitiu perceber alguns elementos centrais que estruturam a obra como mito e paródia. O mundo ficcional é caracterizado por uma sociedade à beira de um colapso devido a sua incapacidade de mudar seu comportamento e sequer consegue perceber o que está errado. Na narrativa são utilizados recursos estético
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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4. IN SEARCH OF A NEW PORTUGUESE CINEMA / EM BUSCA DE UM NOVO CINEMA PORTUGUÊS
In search of a new Portuguese cinema talks about the genesis of this movement that became known as this is a huge transformation in the way of seeing and making movies in Portugal. As shown clearly, many debates about the social function of art grew out of discussions on the impasse reached between the art of modernist bias, and the other features neorealist
Publicado em: 2010
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5. Factum e fictum; fictum e factum: entre reinos, heróis e histórias O insólito nas narrativas de Mário de Carvalho e Xosé Luís Méndez Ferrín / Factum and fictum; fictum and factum : between kingdons, heroes and stories - The unusual by Mário de Carvalho e Xosé Luís Méndez Ferrín
Os escritores Mário de Carvalho e Xosé Luís Méndez Ferrín apresentam, em sua escrita, uma marca que os aproxima sobremaneira: a inserção, na teia narrativa de grande parte de sua obra, de elementos insólitos não ocasionais, ou seja, traços essenciais à efabulação ficcional. Suas obras, quase sempre, dialogam com tradições místicas, míticas e
Publicado em: 2010
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6. O discurso narrativo de Os ratos: a voz da crítica e a linguagem cinematográfica
Esta dissertação propõe-se a analisar o romance Os Ratos, de Dyonelio Machado. Tem como objetivos evidenciar, na perspectiva assumida pela voz do narrador, aspectos realistas no discurso moderno de Dyonelio Machado, assim como refletir, sobre o emprego da linguagem cinematográfica. Para atingir tais objetivos, selecionou-se o seguinte problema: Como o di
Publicado em: 2009
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7. Um narrador no limite: o caminho da primeira pessoa beckettiana das nouvelles aos textes pour rien / A narrator in the limit: the way of first person of Beckett from nouvelles to textes pour rien
O foco dessa dissertação é o estudo do narrador de uma importante fase da obra em prosa de Samuel Beckett. O período escolhido inicia-se com as novelas Premier Amour (1970), Lexpulsé, Le calmant e La fin (1955), primeiros textos em francês do autor, e encerra-se com a obra Textes pour rien (1955), o que abrange a produção em prosa de Beckett entre 19
Publicado em: 2009
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8. RepresentaÃÃes Realistas do SertÃo: do Canto do Mar ao Baile Perfumado
A partir da anÃlise de quatro filmes de longa metragem, interrogaremos qual à a imagem do SertÃo e do sertanejo projetada na tela do cinema. Considerando a vasta cinematografia sobre o assunto, compreendemos que os filmes escolhidos e estudados traduzem uma idÃia de sertÃo amalgamado aos ârealismos e relatos histÃricosâ do seu espaÃo. Alguns filmes
Publicado em: 2008
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9. Realidade e consciência nacional: o sentido político do modernismo
Este artigo tem como ponto de partida a crítica a uma temática recorrente na história da cultura da Primeira República: a da elite intelectual alienada, superficial. Esta imagem teve como um dos pressupostos o contraponto com o conceito de "modernismo", primeiramente em intelectuais como Tristão de Athayde e Rosário Fusco, elaborado a partir da crença
História (São Paulo). Publicado em: 2007