Renascimento Arquitetura
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1. Filosofia, política e cosmologia: ensaios sobre o renascimento
O Renascimento foi sobretudo um período de grande eclosão do pensamento e da criatividade humanas desde a ciência e as várias artes - pintura, arquitetura, escultura - até a filosofia, a poesia, o pensamento político e o jurídico. Foi também um período de grande transformação na sociedade com o surgimento de novos modelos de organização política e econômica que trouxeram grande dinamismo a algumas regiões da Europa e que inclui as navegações no Novo Mundo, que tiveram além do genovês Cristóvão Colombo, o florentino Américo Vespúcio como um de seus protagonistas. O Renascimento é um período multifacetado que produziu obras inovadoras nos campos mais diversos desde o Corpus Hermeticum até O Príncipe de Maquiavel, desde a Capela Sistina de Michelangelo até as máquinas bélicas de Leonardo Da Vinci. No presente livro Filosofia, Política e Cosmologia: Ensaios sobre o Renascimento, organizado por Fabrina Magalhães Pinto e Flávia Benevenuto, e incluindo textos de alguns dos mais importantes especialistas na área no Brasil e no exterior, temos uma significativa contribuição para o estudo do Renascimento precisamente em algumas dessas múltiplas facetas. Essas contribuições, que refletem as pesquisas realizadas por seus autores, assim como os debates que vêm desenvolvendo regularmente, se concentram em três grandes linhas que se interpenetram: a política e a ética; a linguagem; e a cosmologia.
Autor(es):
Editora UFABC. Publicado em: 2017
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2. Entre soirées e óperas: o espaço teatral na pintura
Resumo O desenvolvimento do edifício teatral moderno, iniciado no Renascimento, respondia não só às necessidades técnicas das artes cênicas, mas, e sobretudo, às prerrogativas da vida cortesã e posteriormente burguesa como ambiente primordial de sociabilidade. Desse modo, o teatro lírico, enquanto espaço, seria tema para a pintura a partir do sécu
ARS (São Paulo). Publicado em: 2016-12
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3. A ideia de ordem: symmetria e decor nos tratados de Filarete, Francesco di Giorgio e Cesare Cesariano / The idea of order: symmetria and decor in Filarete, Francesco di Giorgio and Cesare Cesariano\ s treatises
Frente aos preceitos ditados por Vitrúvio em seu De Architectura, arquitetos tratadistas do Quatrocentos e do Quinhentos, absortos em requalificar a arquitetura e a cidade, divisam symmetria e decor como premissas excelsas a corporificar na ars aedificatoria a perfeita ordem e beleza da natureza. A perquirição de suas acepções, não obstante os obstácu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/03/2011
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4. Teorias do projeto e representação : investigação sobre uma lacuna epistemológica
O tema central da tese é o projeto arquitetônico e a constatação de que há uma lacuna epistemológica entre a ação projetual e sua atualização como objeto arquitetônico. A tese delineia um quadro teórico de cunho explicativo que visa estabelecer a base para a compreensão do estatuto epistêmico do processo projetual, do ponto de vista do pensamen
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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5. Prática profissional e o projeto de palácios menores no renascimento italiano
Publicado em: 2010
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6. Da coluna ao Pilotis
No interior da arquitetura, dentre os elementos que participam de seu processo estrutural, as colunas desempenham papel fundamental e refletem épocas e espaços culturais distintos. Logo, o presente trabalho destina-se a estabelecer o conceito da coluna como elemento paradigmático da arquitetura, reveladora de processos tecnológicos, estéticos e construt
Publicado em: 2010
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7. Geometrias do estilo : genealogia da noção de estilo em arquitetura
Estilo é essencialmente um conceito de juízo de expressão. Em arte atua em nível de metalinguagem pela injunção ou sobreposição de linguagens afins. Do grego metá provém a noção de intermediação ou de 'mudança de lugar' e marca o ponto a partir do qual se pode de-constituir os níveis de relacionamento dessas linguagens. É um fato histórico
Publicado em: 2009
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8. O espelho e a janela: as investigações ópticas de Filippo Brunelleschi (1377-1446) e Leon Battista Alberti (1404-1472) para a "costruzione legittima"
Esta pesquisa buscou identificar as contribuições de Filippo Brunelleschi e Leon Battista Alberti para o estudo da óptica geométrica. Tradicionalmente, disputados pelos estudiosos da história da arte e arquitetura como inventores da perspectiva, neste estudo em história da ciência, deixaram-se de lado a questão de genealogia para encontrar, no interi
Publicado em: 2009
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9. Baccio Pontelli a Roma : L\ attività dell\ architetto fiorentino per Giuliano Della Rovere
(...)Negli ultimi anni l\ architetto fiorentino Baccio Pontelli è stato oggetto di riconsiderazione da parte degli studiosi, diventando un personaggio di rilievo per la comprensione dell\ architettura del Quattrocento. Christoph Frommel arriva ad affermare che egli meriti un posto \"accanto a Giuliano da Sangallo, a Francesco di Giorgio e al Bramante degli
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2009
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10. Arquitetura e cidade na tratadÃstica do renascimento italiano
Uma constante preocupaÃÃo, no estudo da teoria da arquitetura à a relaÃÃo entre os edifÃcios e o espaÃo urbano. Neste campo podem ser tomados como objeto de estudo alguns tratados escritos durante o Renascimento italiano, onde se manifesta pela primeira vez a preocupaÃÃo de relacionar a arquitetura com o espaÃo urbano. Os primeiros tratadistas cons
Publicado em: 2008
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11. Warchavchik: ensaio para a modernidade
Este trabalho trata de conferir a obra em relação ao discurso de Gregori Warchavchik, como referência para os antecedentes da arquitetura moderna no Brasil. O período a ser estudado é de 1925 a 1931, quando foram projetadas as casas mais significativas, casas-manifesto, que fizeram parte do início de importante transformação arquitetônica. Todas ela
Publicado em: 2008
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12. Seqüências de obstruintes na história da língua portuguesa: da variação nas gramáticas antigas à teoria da otimidade
Este trabalho toma por objeto de análise seqüências de obstruintes da língua portuguesa e, a partir de um olhar diacrônico, busca analisar seu comportamento na história da língua por meio do exame de algumas gramáticas antigas, com o fim maior de fornecer uma contribuição para estudos de evolução da Língua. De acordo com gramáticos históricos,
Publicado em: 2008