Simbolismo Na Arte
Mostrando 1-12 de 23 artigos, teses e dissertações.
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1. Elementos espirituais, simbólicos e afetivos na construção da escola mbyá guarani
Resumo Historicamente a escola foi imposta aos povos indígenas, por vezes de forma violenta. Porém, quando inserida ao cotidiano das aldeias e conduzida de acordo com os preceitos de cada povo, em muitos aspectos é apropriada por esses coletivos. No processo de construção da escola específica, diferenciada e intercultural, o povo mbyá guarani vive um
Educ. Pesqui.. Publicado em: 2016-12
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2. A arte da decomposição: Bacovia e a decadência europeia
George Bacovia é um importante poeta romeno, inicialmente classificado pela crítica literária no movimento simbolista. O presente trabalho busca trazer à tona as influências da poética decadente na poesia de Bacovia, no intuito de fazer um contraponto à sua tradicional vinculação ao simbolismo. Em especial, destaca-se a presença da poesia decadente
Alea. Publicado em: 2014-06
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3. \ A Balada do Velho Marinheiro\ como representação do devaneio dos românticos / \ The rime of the Ancient Mariner\ as a representation of reverie of romantics
A pesquisa procurará demonstrar que o poema A Balada do Velho Marinheiro (1798, primeira versão publicada), do poeta inglês Samuel Taylor Coleridge (1772-1834), é uma representação artística do conceito de devaneio [revery] dos românticos. Partindo do subtítulo do poema A poets revery [Devaneio de um poeta], acrescentado à Balada por Coleridge em u
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/05/2011
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4. A etnografia dos pedreiros livres da loja cavaleiros de Salomão
A Maçonaria é um sistema social fechado, composta por homens livres, de bons costumes, que são iniciados na ordem não importando a sua cor, credo e nacionalidade. A arte dos pedreiros livres (maçons), se relaciona misticamente à construção do templo de Jerusalém, onde os símbolos e rituais se referem à arte de construir, chamada arte real. O prese
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/03/2011
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5. A dualidade presença/ausência nas imagens impressas de Edvard Munch e Andy Warhol: aproximações possíveis
Ao observar a iconografia na obra impressa desses dois artistas de contextos diversos, é possível estabelecer uma aproximação. Ambos praticaram repetições e variações temáticas/cromáticas. Uma exposição ocorrida no Louisiana Museum of Modern Art (Dinamarca) colocou lado a lado os dois artistas. O curador da exposição, Poul Erik Tøjner, afirma
ARS (São Paulo). Publicado em: 2011
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6. A catalogação das pinturas a óleo de Eliseu d Angelo Visconti : o estado da questão / The cataloguing of Eliseu d Angelo Visconti s oil painting : state of art
O pintor Eliseu d Angelo Visconti (Salerno, Itália, 1866 - Rio de Janeiro, 1944), apesar de ser precursor do modernismo brasileiro, pioneiro do design no Brasil, e ainda decorador de diversos edifícios importantes do Rio de Janeiro, não tem sua obra conhecida nem valorizada na justa medida, como também grande parte dos artistas brasileiros. A catalogaç�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/08/2010
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7. Encruzilhadas da cultura: imagens de Exus e Pombajiras na Umbanda / Culture crossing: images of Exu and Pombajira of Umbanda
A presente dissertação pretende ser uma pequena contribuição para o campo, ainda pouco explorado, dos estudos das artes sacras afro-descendentes brasileiras. Aqui, intento me aprofundar no mundo delicado e complexo no qual se inserem as esculturas religiosas dos Exus e das Pombajiras da Umbanda. Todo o percurso desenvolvido pelas imagens que figuram esse
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2010
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8. Arte e simbolismo xamânico na Amazônia
Os chamados ídolos de pedra amazônicos, apesar de conhecidos há mais de cem anos, constituem uma categoria de artefatos indígenas sem contexto arqueológico, histórico ou etnográfico. Este artigo apresenta uma primeira análise formal das peças conhecidas e algumas hipóteses sobre a sua função e finalidade. O estilo, os motivos simbólicos e o deta
Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas. Publicado em: 2010-04
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9. Sintonias entre as artes: a figura do fauno da Antiguidade para a Modernidade em L Après-midi d un faune, via Mallarmé, Manet e Nijinsky
Esta dissertação possui duplo intento. Por um lado, ambiciona tocar o complexo universo poético de Stéphane Mallarmé por uma de suas mais refinadas composições, porém menos estudadas pela crítica contemporânea brasileira: L Après-midi d un faune (1876). Por outro lado, visa discutir as inter-relações (ou sintonias ) que podem ser percebidas entr
Publicado em: 2010
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10. Arte infantil: do Pré-Simbolismo ao Abstracionismo
A garatuja parte de esquemas procedimentais e cognitivos diversos da imagem abstrata. Configura-se como peça pré-simbólica em um momento em que o desenhista já está de posse da função simbólica. Estes aspectos elucidam sobremaneira a didática da arte que observa a produção da infância com fonte de alimentação na arte adulta.
ARS (São Paulo). Publicado em: 2009
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11. Natureza irreal ou fantástica realidade?: uma reflexão sobre a melancolia religiosa e suas expressões simbólicas na obra de Hieronymus Bosch
Esta pesquisa aborda a melancolia religiosa e suas expressões simbólicas na obra pictórica de Hieronymus Bosch. A partir da definição de Robert Burton, investiga a pertinência do conceito de melancolia religiosa como descrição da paradoxal condição humana. Percorrendo desde suas primeiras definições, na medicina hipocrática ou na filosofia, pass
Publicado em: 2009
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12. Formas inter-comunicacionais em Pedro Nava: o signo verbal e o pictórico / Inter-communicational forms in Pedro Nava: word and image
Esta pesquisa, contribuindo para os estudos em Literatura Comparada, evidencia a correlação entre Literatura e Artes Plásticas, que tem sido vista desde a Antigüidade quando ícones da analogia entre o verbal e o pictórico deixaram suas marcas na correspondência entre as artes. Tal correlação atravessou vários períodos da História e continua prese
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/12/2008