Sistema De Computacao Virtual
Mostrando 1-12 de 105 artigos, teses e dissertações.
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1. Monitoramento de Ambientes Virtuais Distribuídos com suporte a clientes sob projeção única e multiprojeção
Aplicações Distribuídas Imersivas, Interativas e Colaborativas, dadas suas características de tempo real e multiplataformas, demandam uma estrutura de monitoramento de suas funcionalidades, não plenamente disponíveis nos sistemas atuais de monitoramento, em geral específicos das linguagens e plataformas em que são disponibilizadas. Monitorar sistemas
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/09/2012
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2. Sim-colmeia: environment simulation of the dynamics of a hive for teaching biology / Sim-Colmeia: ambiente de simulação da dinâmica de uma colmeia para o ensino de Biologia
As ferramentas computacionais estão apoiando, de maneira crescente, o processo de ensino e aprendizagem em diversas áreas. Elas aumentam as possibilidades do docente para ministrar um conteúdo e interagir com seus alunos. Neste grupo de ferramentas estão as simulações baseadas em sistemas multiagentes. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo ap
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2012
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3. Sistema de nagegação robótica por imagens e pontos de interesse
As imagens projetadas dentro de nossos olhos mudam o tempo todo por conta do movimento dos olhos ou do nosso corpo como um todo. Contudo, percebemos o mundo retratado nas imagens capturadas pelos olhos como estável. Muito embora as imagens projetadas nas retinas humanas sejam bidimensionais, o cérebro é capaz de sintetizar uma representação tridimension
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2012
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4. Usando VibraÃÃes Naturais na DescriÃÃo e no Controle de LocomoÃÃes Fisicamente Simuladas de Personagens Articuladas ArbitrÃrios
A animaÃÃo de personagens virtuais à uma das Ãreas mais fascinantes em computaÃÃo grÃfica pelo fato de estar diretamente relacionada à manifestaÃÃo de vida em um ambiente virtual. Entretanto, mesmo envolvendo pesquisa em diferentes Ãreas, tais como biomecÃnica, robÃtica, dinÃmica, inteligÃncia artificial e otimizaÃÃo, e sendo bastante incent
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/07/2012
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5. Ambiente virtual para reabilitação de membros superiores utilizando visão computacional / Ambiente virtual para reabilitação de membros superiores utilizando visão computacional / Virtual environment for upper limbs rehabilitation using computer vision / Virtual environment for upper limbs rehabilitation using computer vision
A utilização da computação em dispositivos de realidade virtual tem sido explorada para prover soluções na área da saúde, mais especificamente em recuperação funcional. Há estudos que indicam que a imersão causada pela utilização de ambientes virtuais em reabilitação apresenta resultados positivos sobre a evolução do quadro de um paciente e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/05/2012
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6. Uso de Refinamento Adaptativo em Escultura Virtual para CriaÃÃo Livre de Detalhes em Malhas Triangulares / Use of Adaptive Refinement in Virtual Sculpting for Free Insertion of Details in Triangular Meshes
Modelar objetos e personagens virtuais pode ser uma tarefa tediosa e difÃcil em vÃrias situaÃÃes. Um sistema de modelagem ideal deve ser capaz de representar qualquer mudanÃa ou caracterÃstica desejada pelo usuÃrio da forma mais rÃpida e transparente possÃvel, abstraindo toda a complexidade topolÃgica e matemÃtica, permitindo ao modelador concentr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/03/2012
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7. Caracterização da interação social de usuários em redes sociais online: Um estudo de caso no orkut
Redes sociais online têm se tornado, cada vez mais, um espaço potencial para inclusão social de usuários surdos do Brasil. Entretanto, nem sempre as interfaces desses sistemas estão preparadas para apoiar a interação de usuários com necessidades especiais. Diante destas hipóteses, neste trabalho focamos em analisar e caracterizar, através de um est
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/03/2012
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8. Uma Arquitetura para Programação Visual de Ambientes baseados em Realidade Virtual para Profissionais da Saúde
A complexidade envolvida no processo de geração de aplicações médicas baseadas em Realidade Virtual (RV) exige, em sua maioria, um conhecimento específico em programação para manipular estes sistemas computacionais. Um estudo realizado neste trabalho observou que a maioria dos frameworks que geram aplicações baseadas em RV não possui interface de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/03/2012
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9. Utilização de técnicas de realidade virtual na simulação de próteses de mão / On the use of virtual reality techniques in hand prosthesis simulation
Nos últimos anos, sistemas de treinamento assistido por computador tem sido amplamente estudados no campo da reabilitação humana. Uma das tecnologias de maior impacto nesta classe de sistemas é a Realidade Virtual. Quando aplicada à saúde humana, a Realidade Virtual se apresenta como uma ferramenta adequada à simulação de ambientes de treinamento se
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/02/2012
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10. Adequação de um framework para suportar realidade virtual em dispositivos móveis / A Framework for 3D Scenes manipulation on mobile devices
Diante das inovações tecnológicas proporcionadas pelo novo paradigma da Computação Móvel, há, cada vez mais, um ambiente propício ao desenvolvimento de software para os mesmos. Grandes dificuldades são encontradas no desenvolvimento de interfaces amigáveis para dispositivos com telas pequenas (Abreu 2005). Pressman (Pressman 2006) considera o proje
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/11/2011
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11. Sistema embarcado para monitoramento do conforto em transporte público / Embedded system to monitoring the comfort in public transportation
Este trabalho descreve o desenvolvimento, projeto e aplicação de um sistema de medição embarcado destinado à avaliação de conforto do usuário do transporte público. O hardware deste sistema é dotado de acelerômetro triaxial e sistema de posicionamento global (GPS). Três algoritmos, desenvolvidos especialmente para este sistema, foram utilizados p
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/11/2011
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12. Desenvolvimento de chatterbots educacionais: um estudo de caso voltado ao ensino de algoritmos
No desenvolvimento de Agentes Sintéticos Educacionais, ainda reside a dúvida sobre o que seria um comportamento que possa ser considerado, de fato, plausível para esse tipo de agente, qual forma pode ser considerada eficaz na transmissão do conhecimento pelo agente e qual o papel das emoções nesse processo. A proposta desse trabalho tem um cunho invest
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/05/2011