Stanislavski
Mostrando 1-12 de 66 artigos, teses e dissertações.
-
1. Agronomic and physical traits of grain in transgenic and conventional corn for industrial use
RESUMO As características agronômicas e físicas do milho são fundamentais para produtores e indústrias que utilizam este cereal como matéria-prima, pois, interferem nos processos de industrialização, rendimento e qualidade dos produtos finais. Desse modo, o objetivo com este estudo foi avaliar as características agronômicas e físicas do grão de h
Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental. Publicado em: 2022
-
2. Iben Nagel Rasmussen: a transparência na maturidade
Resumo: Propõe-se a transparência como qualidade que emerge do percurso da atriz Iben Nagel Rasmussen, representante de uma dimensão laboratorial, de trabalho sobre si, do teatro europeu. Sugere-se uma analogia entre o tempo aromático de Han e a qualidade da transparência. A maturidade artística de Stanislavski é ponto de partida para indagar-se sobre
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 27/06/2019
-
3. Merde! Teachings from Russian art to Organizational Learning
RESUMO Considerar o ser humano em sua integralidade e entendê-lo como um ser espiritual, que não separa o existencial do instrumental e que encontra e molda os significados do que vive na ação, pode ser um caminho para repostas mais adequadas à sociedade atual (LINCOLN; GUBA, 2006). No presente artigo, relacionamos conceitos e práticas na arte russa co
Organ. Soc.. Publicado em: 2019-03
-
4. La Metodología de Actuación Realista como Dispositivo de Atenuación de la Presencia del Actor en Teatro y Cine
Abstract: We have analyzed the realistic acting methodology as a mechanism of attenuation of the actor’s presence. We consider that Stanislavski’s system constituted the first technical resolution to an old aspiration for the transparency of the scene toward the referent. For that, the realistic acting method proposes the reduction of the disruptive natu
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2017-12
-
5. Para Repensar o Trabalho do Ator: algumas considerações improvisadas e provisórias sobre a atuação hoje
Resumo: Este artigo retoma algumas ideias apresentadas durante a conferência Acting Reconsidered. O estudo do ator em performances contemporâneas deveria ser reavaliado à luz de experiências dos últimos cinquenta anos, particularmente a arte da performance, o teatro pós-dramático, o teatro interativo e muitos teatros políticos. Apresentam-se novas ta
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2016-04
-
6. Verdade na Cena, Verdade na Vida: Boal e Stanislavski
Resumo: À luz do conceito de verdade cênica, o presente artigo discute a influência do método Stanislavski nos primeiros experimentos no seio do Teatro Arena de São Paulo e também aponta rastros do mestre russo nos princípios da Poética do Oprimido de Augusto Boal. O objetivo primordial consiste em incentivar a construção de espetáculos-fórum, pa
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2015-08
-
7. A Segunda Natureza do Ator - Stanislavski e William James
RESUMO Este artigo considera as origens do sistema de Stanislavski e a sua insistência na ideia de que as habilidades do ator, assim como as do músico, devam ser afinadas por intermédio de exercícios diários. Tal prática precisa se tornar a segunda natureza do ator nos termos de Stanislavski. Compara-se aqui o que Stanislavski tem a dizer sobre a aquis
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2014-08
-
8. Em Busca de um Ser Humano Não Programado
RESUMO Stanislavski diz a seus atores: o Estúdio é para a Vida. Meyerhold acrescenta: o Teatro é a arte do Homem. Craig prevê um novo ator: Hoje ele personifica e interpreta; amanhã ele precisará representar e interpretar, e no terceiro dia ele irá criar. Grotowski e Barba aproveitam as forças do teatro oriental na epifania do Performer. Finalmente s
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2014-08
-
9. O sentido do teatro: contribuições para uma história cultural de programas teatrais contemporâneos
Este artigo analisa algumas tensões observadas entre textos programáticos escritos por encenadores contemporâneos, tendo como ponto de partida a disputa pelo sentido do teatro. Constantin Stanislavski, Bertolt Brecht, Antonin Artaud e Jerzy Grotowski construíram sentidos de teatro de diversos modos e, no mesmo movimento, tornaram suas proposições extem
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2014-06
-
10. Umidificação do fluxo de ar em pulverizador de barras com assistência de ar
A aplicação terrestre com assistência de ar é bastante difundida. Entretanto, devido às variações climáticas, o rendimento operacional é prejudicado pelas paradas devido à baixa umidade relativa do ar e a altas temperaturas. O objetivo do trabalho foi pesquisar uma forma de umidificar o ar e avaliar a interferência desta umidificação na temperat
Eng. Agríc.. Publicado em: 2014-02
-
11. A experiência interior como experiência de ator
Trata-se de voltar, com Georges Bataille, a um dos dramas mais excessivos e mais impossíveis de representar de A formação do ator, de Stanislavski: a cena chamada de "o dinheiro queimado". Se Tortsov, o mestre desse ensaio teatral que assume a forma de uma narrativa de formação, não cessa de fazer seus jovens atores repetirem essa cena, ao ponto de ela
Alea. Publicado em: 2013-12
-
12. O Trabalho do Ator e a Arte de Ficcionar a Si Mesmo
RESUMO Este artigo trata sobre o trabalho do ator como possibilidade de criação, de invenção de si. Relaciona-se essa ideia a modos de ficcionar a si mesmo, ou seja, a maneiras de pensar o trabalho do ator sobre si como uma formação possível de projetar-se para além da criação artística, chegando a reverberar no prosaico da vida cotidiana. Para su
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2013-12