Teatro Alemao
Mostrando 1-12 de 20 artigos, teses e dissertações.
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1. Theatre at Moscow Hermann Matern School: performing tradition, educational innovations, perspectives on artistic activities
Resumo: O artigo descreve os mais de 45 anos de história de tradição teatral na Escola Hermann Matern de Moscou e como esta tradição se transformou em inovação educacional na década de 1990. Um concurso anual de interpretação intitulado Semana do Teatro para Crianças começou a ser realizado a partir do fim da década de 1990 para estudantes do 1�
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 10/01/2019
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2. Literatur- und Fremdsprachendidaktik: Zur Rolle des Theaters im Deutschunterricht in Burkina Faso
Resumo O uso das belas letras no ensino de línguas estrangeiras permite adquirir competências linguísticas e culturais. Dado que a expressão oral é uma das seis competências fundamentais no ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira, seu domínio é fundamental e essencial tanto na Alemanha como em outras localidades. Por conseguinte, o pr
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2017-06
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3. Lessing, um espírito livre. Sobre o aforismo 103 de O Andarilho e sua Sombra
Resumo Este artigo tem como objetivo analisar o aforismo 103 de O Andarilho e sua sombra, intitulado "Lessing", com a finalidade de mostrar a confrontação de Nietzsche com o pensamento do grande ensaísta, poeta e dramaturgo, considerado o criador do teatro moderno alemão. Esta confrontação tem como ponto de partida no aforismo acima referido a questão
Cad. Nietzsche. Publicado em: 2016-06
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4. Teatro Pós-dramático e Performance Pós-dramática
Resumo1: Este ensaio inicia com o conceito de teatro pós-dramático conforme formulado pelo teórico alemão Hans-Thies Lehmann e nele se consideram as obras recentes de vários diretores internacionais relevantes - Ivo van Hove, Punchdrunk, Signa, entre outros - como exemplos de performance pós-dramática. Argumenta-se que o ponto comum a essas obras desa
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2015-12
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5. Benjamin leitor de Brecht: cinema e distanciamento
A influência de Bertolt Brecht sobre Walter Benjamin é comumente atribuída à assimilação da tradição de crítica marxista pelo último. O presente artigo busca realizar uma crítica imanente e teórica da obra de ambos com o fito de investigar outras faces possíveis dessa influência. Sendo assim, o objetivo é demonstrar que o "Efeito de distanciam
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2014-12
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6. Apontamentos sobre a recepção de Bertolt Brecht no Brasil via Anatol Rosenfeld
Um dos capítulos mais importantes da recepção do teatro alemão no Brasil se iniciou em 1958, com a montagem de A alma boa de Setsuan. A encenação de muitas entre suas obras a partir de então colocou novas questões dramatúrgicas e teóricas num cenário aberto à experimentação estética e marcado pela dialética entre o teatro e o turbulento conte
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2013-12
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7. Espaços livres para a fantasia: descrição de imagem, de Heiner Müller
O artigo aborda a peça Descrição de imagem, de Heiner Müller, como um exemplo de sua dramaturgia tardia. Pela análise dos diversos movimentos do texto, busca-se entender a qualificação, dada pelo próprio Müller em sua autobiografia, da peça como um autodrama, termo que remeteria, segundo a hipótese do artigo, a um confronto com o gênero brechtian
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2013-12
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8. O quarto de Petra : estabilidade instável do/no cenário fílmico / The Petra s bedroom : unstable stability of the/on scenery
No filme "Lágrimas Amargas de Petra von Kant" (1972), do cineasta alemão Rainer Werner Fassbinder, o apartamento é um local narrativo mutante. As expectativas e os sentidos construídos pelo espectador serão deslocados pelos sentimentos de estabilidade e de instabilidade despertados pelo cenário. Interessa-nos a forma como a linguagem cinematográfica -
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/02/2012
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9. Les Cinq Continents, a antologia de Goll: apelo (po)ético cosmopolita
Este artigo trata de alguns trabalhos poéticos de Ivan Goll, publicados em alemão, francês e inglês, nos quais o diapasão cosmopolita e o apelo a uma poesia supranacional representaram um grito marginal de resistência frente às tendências totalizantes e às categorias nacionais da primeira metade do século XX. Busca-se compreender se o grito encontr
Alea : Estudos Neolatinos. Publicado em: 2011-12
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10. O encontro do teatro musical com a arte engajada de esquerda: em cena, o Show Opinião (1964)
A presente pesquisa buscou construir um diálogo entre Arte e Sociedade partindo do espetáculo musical Show Opinião realizado em 1964 pelo Grupo Opinião e pelo Teatro de Arena de São Paulo na cidade do Rio de Janeiro. O musical de Oduvaldo Vianna Filho, Paulo Pontes e Armando Costa marcou a cena teatral brasileira não só pelo caráter inovador de sua d
Publicado em: 2011
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11. Platéia ou plateia? : a progressiva perda do assento nos teatros de Brecht, Moreno e Boal
O trabalho proposto nesta dissertação tem como objetivo abordar algumas funções pertinentes ao teatro: a política, a terapêutica, a social e a pedagógica. Para isso, o estudo analisa três teóricos que nas suas práticas, enfatizaram essas funções, o dramaturgo alemão Bertolt Brecht, o médico romeno Jacob Levi Moreno e o diretor teatral brasileir
Publicado em: 2010
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12. Do criador de civilização ao eu-abismo : uma leitura palimpsestuosa do Fausto de Fernando Pessoa
Apesar da grande quantidade de estudos acerca da obra de Fernando Pessoa, um número ínfimo deles enfoca o Fausto, poema dramático no qual Pessoa trabalhou entre 1908 e 1933, deixando-o, inconcluso e fragmentário, depositado na famosa arca junto com todo o seu espólio. Este trabalho pretende, tomando por base a edição organizada por Teresa Sobral Cunha
Publicado em: 2010