Desafios e perspectivas para a integração graduação/pós-graduação em Ciência da Informação: o caso do ICI/UFBA
AUTOR(ES)
Gomes, Maria Yêda Falcão Soares de Filgueiras
FONTE
Perspect. ciênc. inf.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2012-09
RESUMO
Este texto apresenta alguns resultados da pesquisa "Ciência da informação no Brasil: desafios atuais para a consolidação do campo". Ele discute a questão da integração entre a formação propiciada pela pós-graduação e a formação profissional oferecida na graduação, a partir de um estudo de caso no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFBA. Para buscar subsídios sobre essa integração, entrevistou-se, pessoalmente, 12 professores de ambos os níveis de ensino, dos quais nove atuam na pós-graduação e na graduação e três somente na graduação. Eles discutiram as possibilidades e limites dessa integração; a adequação do perfil do docente pós-graduado às necessidades da graduação; e o papel que a pesquisa pode desempenhar nessa integração. Dentre as ações indicadas como necessárias para melhorar essa integração, sugere-se maior articulação entre os currículos desses dois níveis de ensino; maior interlocução entre os colegiados de graduação e pós-graduação; ampliação da oferta de bolsas de IC e democratização do acesso a elas; investimento na infraestrutura física e tecnológica do ICI a ser compartilhada pelos dois níveis de formação, bem como a ampliação do número de programas de pós-graduação da área, distribuindo-os de forma mais equitativa pelas regiões do país.
ASSUNTO(S)
integração graduação desafios atuais brasil
Documentos Relacionados
- Ciência da informação: atuação profissional e as contribuições para o desenvolvimento do campo científico por parte dos egressos do PPGCI (ICI/UFBA)
- O campo da ciência da informação: contribuições, desafios e perspectivas
- Contribuição dos egressos do programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação/UFBA para a consolidação e visibilidade da Ciência da Informação
- Atuais desafios e perspectivas da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (Ancib)
- Registro da memória social e institucional no lançamento da Pedra Fundamental do ICI-UFBA