Organogênese in vitro em algumas espécies de cítrus
AUTOR(ES)
Schinor, Evandro Henrique, Azevedo, Fernando Alves de, Mourão Filho, Francisco de Assis Alves, Mendes, Beatriz Madalena Januzzi
FONTE
Revista Brasileira de Fruticultura
DATA DE PUBLICAÇÃO
27/05/2011
RESUMO
A organogênese in vitro de Cítrus foi estudada para os genótipos Citrus sinensis cv. 'Natal', C. limonia, C. volkameriana e C. aurantium, utilizando-se de segmentos de epicótilo como explante, cultivados em meio de cultura MT suplementado com diferentes concentrações de 6-benzilaminopurina (BAP - 0,0; 0,5; 1,0; 1,5 ou 2,0 mg L-1). Para os genótipos recalcitrantes C. limonia e C. aurantium, a organogênese in vitro também foi estudada, utilizando-se de segmento internodal como explante, cultivado em meio de cultura MT suplementado com 0; 0,5; 1,0; 2,0 ou 4,0 mg L-1 de BAP. A eficiência da suplementação do meio de cultura com a combinação de BAP (0,0; 1,0 ou 2,0 mg L-1) e NAA (0,0; 0,3 ou 0,5 mg L-1) no desenvolvimento de gemas adventícias foi avaliada para C. aurantium. Pode-se verificar que, nos quatro genótipos estudados, a suplementação do meio de cultura com BAP não é essencial para o desenvolvimento de gemas adventícias, quando segmentos de epicótilo são utilizados como explantes. De maneira geral, a suplementação do meio de cultura com BAP diminuiu a porcentagem de explantes responsivos, exceto para C. sinensis cv. 'Natal' e C. limonia, quando as concentrações de 1,5 e 2,0 mg L-1 foram utilizadas. Para C. limonia e C. aurantium, quando segmento internodal foi utilizado como explante, a presença de citocinina em concentrações até 2,0 mg L-1 estimulou a organogênese in vitro. No caso específico de C. aurantium, não ocorreu o desenvolvimento de gemas adventícias em explantes (segmento internodal) cultivados em meio de cultura basal, sem a presença de BAP. Embora não tenham sido detectadas diferenças estatísticas significativas, a suplementação do meio de cultura com a combinação BAP e NAA favoreceu o desenvolvimento de gemas adventícias em C. aurantium. A melhor concentração de NAA variou conforme a concentração de BAP utilizada. Pela análise dos resultados obtidos, pode-se verificar que a eficiência da organogênese in vitro de Cítrus depende da interação da composição do meio de cultura, do nível de diferenciação do explante e do genótipo utilizado.
ASSUNTO(S)
segmento de epicótilo segmento internodal c. sinensis c. limonia c. volkameriana c. aurantium
Documentos Relacionados
- ORGANOGÊNESE IN VITRO DE Citrus EM FUNÇÃO DE CONCENTRAÇÕES DE BAP E SECCIONAMENTO DO EXPLANTE
- Organogênese in vitro a partir de diferentes regiões do epicótilo de Citrus sp
- Otimização do processo de organogênese in vitro e regeneração de plantas em Citrus sinensis E C. limonia
- In vitro organogenesis and genetic transformation of the Volkamer lemon (Citrus volkameriana) and sour orange (Citrus aurantium)
- Organogênese in vitro em cotilédones de melancia