Theatricality
Mostrando 1-12 de 18 artigos, teses e dissertações.
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1. O decoro de uma cortesã
resumo Entre as mudanças que abalaram a paisagem sensível europeia no final do século XIX, uma das mais inquietantes diz respeito à fabulação literária sobre a prostituta. O imaginário em torno do amor venal se modificou em paralelo ao gosto de um público cada vez menos identificado com as virtudes das heroínas românticas. Tais transformações re
Estud. av.. Publicado em: 02/12/2019
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2. Absorção, teatralidade e a tradição da pintura francesa na obra de Henri Matisse.
RESUMO O artigo examina as noções de “absorção” e “teatralidade” propostas por Michael Fried e retomadas por Yve-Alain Bois nos textos em que escreveu sobre a obra de Henri Matisse. Uma das questões centrais abordadas é o modo como a obra de Matisse resiste ao regime volátil de percepção precipitado pela modernidade industrial e como insta a
ARS (São Paulo). Publicado em: 05/09/2019
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3. Experiências com as leituras de João Gilberto Noll
Resumo O presente texto está pautado por uma espécie de profanação do artigo acadêmico. A partir de uma explícita exposição da subjetividade e da confessionalidade, orquestra-se um ensaio-experimento (ensaio-experiência), marcado pela fusão entre escrita criativa e teoria literária. Ao recorrer ao texto dramático, busco registrar dialogicamente q
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 20/05/2019
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4. JEFFREY C. ALEXANDER ON THE THEATRICALITY OF SOCIAL LIFE: DEEPENING THE HERMENEUTICS OF CULTURAL SOCIOLOGY
Resumo Este artigo analisa criticamente a sociologia cultural desenvolvida por Jeffrey C. Alexander, concentrando-se em sua visão sobre a teatralidade da vida social. Argumenta que se, de um lado, a perspectiva de Alexander de fato se articula com uma avaliação substantiva da dimensão performativa da vida social e política - o que vai ao encontro do pro
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2019-04
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5. Ritos Íntimos y Propuestas Éticas en el Proyecto Museos de Vivi Tellas
ABSTRACT Vivi Tellas's Project Museums (1994-2000) invites us to examine the theatricality inherent in museums and, simultaneously, the ways in which theatre draws on functional and aesthetic elements from museums. Focusing on Federico León's Museo Miguel Ángel Boezzio (1998), I discuss the impact of the use of autobiographical narratives onstage, taking i
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2013-12
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6. A tentativa do impossível : a arte mágica como matéria poética da cena teatral = Attempting the impossible : the art of conjuring as poetic material of the theatrical scene / Attempting the impossible : the art of conjuring as poetic material of the theatrical scene
A presente pesquisa objetivou estudar, fundamentar e desenvolver uma poética cênica singular, resultante da articulação de duas formas espetaculares distintas: a arte mágica e a arte teatral. Para isto, foi necessário realizar um estudo introdutório da arte mágica, com o fim de identificar seus traços específicos, recorrentes em sua gênese ao long
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2012
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7. The theater of Peter Brook in the film Marat / Sade: a study of aspects of theatrical vision of Brook in his film Marat / Sade / O teatro de Peter Brook no cinema de Marat/Sade: um estudo de aspectos da visÃo teatral de Brook em sua obra cinematogrÃfica Marat/Sade
O presente trabalho tem como objetivo analisar aspectos da busca de Peter Brook no campo teatral. O espetÃculo estudado para a compreensÃo do tema à A perseguiÃÃo e o assassinato de Jean-Paul Marat, representados pelo Grupo Teatral do HospÃcio de Charenton, sob a direÃÃo do Senhor de Sade, cujo roteiro se inspira no texto dramatÃrgico de autoria de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/05/2012
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8. Acontecimentos de dança: corporeidades e teatralidades contemporâneas / Dance events: contemporaries corporealities and theatricalities
Esta tese discute a noção de dança contemporânea como acontecimento e realização de uma experiência em que a vida é intensificada e transformada num tempo-espaço único. Sendo assim, o contemporâneo na dança não é determinado por um valor cronológico, mas como arte suspensa em que passado, presente e futuro se atravessam. O trabalho é composto
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/05/2012
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9. Tédio, conflito de superfície e teatralidade: uma leitura das formas em A+B e Esaú e Jacó / Boredom, surface conflict and theatricality: a reading of the forms in A + B and Esaú e Jacó
O objetivo deste trabalho é a realização de uma análise do romance Esaú e Jacó, de Machado de Assis. Para isso, buscou-se investigar qual o sentido da construção da obra apoiada em um enredo tedioso, cujo conflito - um antagonismo entre irmãos gêmeos não é estabelecido em profundidade. O modo de atuação do narrador no que diz respeito à constr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/02/2012
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10. João do Rio in drama
O presente trabalho descreve um processo em drama (conceito inglês também conhecido por process drama) intitulado João do Rio in drama, realizado com alunos de graduação em teatro da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), no ano de 2009. Para esse processo ocorrer foi feito um estudo da vida e obra do escritor da belle époque brasileira, Jo�
Publicado em: 2011
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11. Semiótica teatral : análise do espetáculo O vendedor de palavras
O projeto propõe-se a analisar o modo como os signos teatrais se organizam e se estruturam no processo de constituição de sentido do espetáculo de teatro de rua O vendedor de palavras, encenado pelo Grupo Mototóti no Parque da Redenção em Porto Alegre. O seu objetivo é observar o funcionamento do código teatral como conceito catalisador dos diversos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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12. Teatralidade e processos criativos no espaço da cidade: experiências no Teatro Brasileiro Contemporâneo
Este estudo tem como objetivo a compreensão sobre a noção de teatralidade urbana dentro do contexto do teatro de rua nacional contemporâneo. São utilizadas como base as encenações Das Saborosas Aventuras de Dom Quixote de La Mancha e seu Escudeiro Sancho Pança - Um capítulo que poderia ter sido do grupo teatral Teatro que Roda (Goiânia/GO), Dar nã
Publicado em: 2011