Winckelmann
Mostrando 1-11 de 11 artigos, teses e dissertações.
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1. Arte e natureza: sobre a viagem de Goethe à Itália
Resumo: O ensaio a seguir tematiza o livro Viagem à Itália, no qual J. W. Goethe relata o período passado em território italiano, nos anos de 1786 e 1787. Procuro contextualizar essa viagem na vida e na carreira do escritor, servindo-me, para isso, especialmente de um texto sobre ele escrito por Walter Benjamin. Comento as observações de Goethe sobre a
Trans/Form/Ação. Publicado em: 07/10/2019
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2. UT PICTURA POESIS, WINCKELMANN E A ALEGORIA
RESUMO O ensaio busca apresentar como as caracterizações da alegoria, em Winckelmann, ultrapassam a mera tentativa de se compreender um modo de figurar, nos moldes de uma iconologia, configurando uma espécie de metodologia geral para a compreensão da História da arte dos antigos e para a própria apreensão do ideal das artes. Tal possibilidade é dada
Kriterion. Publicado em: 29/08/2019
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3. O antigo e o moderno na teoria literária de Friedrich Schlegel no Primeiro Romantismo Alemão
Resumo A compreensão histórica de literatura no primeiro romantismo alemão decorre, entre outros aspectos, dos escritos de Winckelmann, Herder, Lessing, assim como da relação dialética entre o clássico e o romântico estabelecida por Goethe e Schiller. Nesse contexto, a aproximação antitética entre o antigo e o romântico tem um papel central na de
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2017-12
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4. A Grand Tour de um brasileiro: a importância da Itália nas ideias de Manuel de Araújo Porto-Alegre
Resumo Manuel de Araújo Porto-Alegre (1806-1879) foi um dos mais importantes pensadores do século XIX no Brasil. Este artigo trata da importância que a viagem para a Itália teve na trajetória deste pensador. Os contatos com os clássicos e com o universo das viagens pitorescas marcaram a sua produção como artista. Nos poucos desenhos daquele período
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2017-08
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5. Paisagem, graça e sentimento do belo: Winckelmann, Chateaubriand e Girodet.
O artigo trata das fronteiras incertas entre neoclássicos e românticos ao abordar paisagem, graça e sentimento do belo. Não pretende negar as rubricas, que até hoje fazem sentido, mas mostra o quanto muita coisa estava embaralhada. Se no plano da reflexão e da prática da arte da paisagem a separação é nítida, no que diz respeito à graça e ao sen
ARS (São Paulo). Publicado em: 2014-06
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6. "Economia e sociedade": a herança de Max Weber à luz da edição de sua Obra completa (MWG)
O artigo relata o entendimento atual do conjunto de textos conhecido como Economia e sociedade, procurando esclarecer em que consistia originalmente; como foi organizado nas edições anteriores por Marianne Weber e Johannes Winckelmann; como foi tratado no âmbito da nova edição da MWG. Para tanto, procura indicar como Max Weber situava os diversos textos
Tempo soc.. Publicado em: 2012
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7. O Interessante em Friedrich Schlegel
Busca-se neste artigo, em primeiro lugar, examinar a originalidade do conceito de interessante na obra Sobre o estudo da poesia antiga, do jovem Friedrich Schlegel, tendo em vista a singularidade da análise e do método empregados pelo autor para fundamentar a crítica de arte. Em segundo lugar, o texto procura ressaltar como, ao diferenciar a poesia grega
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2011
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8. A Grécia de Winckelmann
O presente estudo pretende mostrar como se articulam o helenismo e o Classicismo na estética alemã do século XVIII. A obra de Winckelmann será considerada como uma fundamentação do Classicismo helenista alemão da última década desse século, cujo projeto era imitar o ideal de beleza da arte grega.
Kriterion: Revista de Filosofia. Publicado em: 2008
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9. O mar e a alma: metáforas marinhas em território alemão
O artigo explora algumas metáforas marinhas que surgem no pensamento alemão de Leibniz a Goethe, com o intuito de indicar como se desenvolvem certos temas de estética, tais como a noção de alma, de linguagem, de criação artística e de relação dialética entre forma e conteúdo. Passando por autores como Leibniz, Winckelmann, Herder, Goethe e Kant,
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2007
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10. Nietzsche e o renascimento do trágico
O objetivo deste artigo é expor como a proposta de renascimento do trágico existente em O nascimento da tragédia insere o primeiro livro de Nietzsche no projeto cultural iniciado por Winckelmann, Goethe e Schiller, na segunda metade do século XVIII, que privilegia a arte grega como modelo da arte alemã. Destacarei, para isso, tanto as continuidades entr
Kriterion: Revista de Filosofia. Publicado em: 2005-12
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11. Winckelmann, Lessing e Herder: estéticas do efeito?
Este artigo investiga, sob a perspectiva de uma estética do efeito, as origens da assim chamada "estética da época de Goethe", segundo a obra de Lessing, Winckelmann e Herder. Pretende-se mostrar que há nestes autores tanto uma influência do parâmetro do efeito, suscitado pela obra de arte no espectador, quanto o apontamento para uma instância, por as
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2000